Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Bacharelado - Presencial
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é mais uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que favorece a entrada de pessoas de baixa renda no Ensino Superior. Ele oferece bolsas de 50% e 100% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para os estudantes que não conquistaram, ainda, seu diploma de nível superior.
Como a bolsa é oferecida para uma população específica, os beneficiados precisam provar anualmente a sua situação socioeconômica. As datas e prazos podem ser encontradas no Portal do MEC.
Para conseguir o Prouni, o estudante precisa atender a pelo menos duas das condições abaixo:
Importante: as bolsas integrais (100%) são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas de 50% (parciais) são destinadas à renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O processo seletivo do Prouni é dividido em duas fases: regular e ocupação de bolsas remanescentes. As inscrições, em ambos os casos, são gratuitas e devem ser feitas pela internet.
A fase regular é destinada aos estudantes que participaram do ENEM do ano anterior e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das notas de todas as provas e não tenham obtido zero na redação.
As vagas remanescentes, por sua vez, podem ser concorridas por estudantes que obtiveram nota superior a 450 em uma mesma edição do ENEM a partir do ano de 2010 e não tenham tirado nota zero na prova.
A disputa pelas vagas remanescentes também pode ser feita por professores da rede pública de ensino, em exercício do magistério (na educação básica) e que integrem o quadro permanente da instituição na qual trabalha — essa alternativa só se aplica aos cursos de licenciatura voltados para o magistério da educação básica.
Para ter acesso ao Prouni, você deve apresentar os seguintes documentos: