CTA-01-3

whatsapp

 

Se interessa pela cozinha? Neste artigo você vai saber tudo sobre a carreira de quem se forma em Gastronomia (mercado de trabalho, perfil profissional, inspirações, etc.).

Confira o eBook do curso de Gastronomia a distância

 

Gastronomia: o que é?

A Gastronomia é uma área do conhecimento culinário que abrange questões práticas, técnicas e teóricas referentes ao manuseio e preparo de alimentos e bebidas de forma geral.  

Por que fazer um curso de Gastronomia?

Você gosta de cozinhar e quer enfrentar os desafios de uma cozinha? Então temos a melhor opção para você! Trata-se do curso superior a distância de Tecnologia em Gastronomia do Grupo Unis.

Neste curso você não só vai aprender as técnicas referentes ao preparo dos alimentos, mas também terá aulas teóricas que englobam a administração de um restaurante e o gerenciamento de equipes.

O setor alimentício está sempre aquecido e em alta. Com os inúmeros programas de culinária e reality shows que tomaram conta da TV, a profissão ganhou ainda mais destaque. Segundo o Sebrae, o aumento em negócios voltados para confeitaria e padaria, por exemplo, cresceu 22% desde 2015.

Quer conhecer mais a fundo o curso de Gastronomia do Grupo Unis? Preparamos um conteúdo especial sobre o perfil profissional dessa área, mercado de trabalho, informações sobre o curso e muito mais. Confira!

Como é o mercado de trabalho em Gastronomia?

Uma pesquisa da GS&NPD para o Instituto Foodservice Brasil (IFB) mostrou que o setor de alimentação movimentou mais de R$ 205 bilhões no ano de 2018.

Sendo assim, o profissional formado em Gastronomia quase não enfrenta a crise no mercado de trabalho, já que diariamente novos negócios na área alimentícia estão abrindo as portas e contratando mão de obra qualificada.

Esse profissional pode atuar em restaurantes, hospitais, hotéis e até mesmo em escolas. Sem contar que pode também abrir o seu próprio negócio e se tornar um chef ou administrador do restaurante.

Um gastrônomo, conforme dados da Catho, ganha no Brasil, em média, R$ 2.313,56 .

CTA-01

Qual é o perfil do profissional de Gastronomia?

É claro que gostar de cozinhar é uma das principais características de quem quer se aventurar no curso de Gastronomia. Porém, o profissional com essa especialização tem que possuir muitas outras habilidades para se dar bem na profissão.

Além de precisar ser organizado para conseguir lidar com a rotina da cozinha, é necessário também ter capacidade para liderar, já que vez ou outra ele estará à frente da gestão de uma equipe de cozinheiros.

A criatividade é outra habilidade importante na criação e preparação de pratos, sem contar que esse profissional precisa ser extremamente responsável, pois terá que lidar com o público e colocar as regras de segurança alimentar acima de tudo.

Qual é a duração do curso de Gastronomia?

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia a distância do Grupo Unis tem duração mínima de 4 semestres e máxima de 8 semestres, com uma carga horária de 1600 horas.

O que você aprenderá no curso de Gastronomia?

As aulas a distância  permitem ao aluno maior flexibilidade nos seus horários, unindo a teoria à prática em cozinha quente, com toda a estrutura necessária para as disciplinas específicas, como cozinha italiana, cozinha francesa, culinária mediterrânea, culinária asiática, confeitaria, panificação e muitas outras.

Ao longo do curso, o estudante terá contato com a cultura gastronômica de outros países, conhecendo os pratos tradicionais, as especiarias e os condimentos mais utilizados, mas também aprenderá sobre planejamento de cardápios, manual de boas práticas, montagem de fichas técnicas e custos, gestão empreendedora e marketing.

Abaixo elencamos 12 das principais disciplinas que fazem parte do curso de Gastronomia a distância do Grupo Unis:

  • Bases de Gard Manger;
  • Confeitaria;
  • Cortes de Aves, Carnes, Peixes e Frutos do Mar;
  • Cozinha Básica, Estrutura e Fundamentos;
  • Cozinha Brasileira;
  • Cozinha Contemporânea;
  • Cozinha Francesa;
  • Cozinha Italiana;
  • Culinária Asiática;
  • Culinária das Américas;
  • Culinária Mediterrânea;
  • Planejamento Físico do Ambiente Gastronômico.
  • Serviço de bar e restaurante.

O profissional formado em Gastronomia também tem à disposição um grande leque de especializações no setor, que abrange cursos no Brasil e no exterior, como os famosos oferecidos pela Le Cordon Bleu de Paris e no famoso Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess na Argentina, um dos melhores do mundo

Conheça algumas das possibilidades de especialização para quem deseja se aprofundar no universo da cozinha.

CTA-01

Cozinha Brasileira

A FMU oferece uma especialização em cozinha brasileira destinada aos profissionais formados em Gastronomia. Nesse curso, o estudante irá se aprofundar em conceitos e técnicas do que é utilizado no país, desde os mais variados temperos e alimentos, até a origem de cada um deles.

Gastronomia e Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição

Esse curso é destinado a quem quer adquirir competências específicas de administração de negócios relacionadas ao setor de alimentação. Por isso, sua grade curricular é formada por aulas de Empreendedorismo, Marketing, Gestão de Qualidade, Logística e Segurança Alimentar.

Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas

A universidade Anhembi Morumbi oferece um curso mais específico para quem decide seguir carreira na área com Especialização Stricto Sensu. O objetivo do curso é formar especialistas na Gestão de Alimentos e Bebidas, para que tenham habilidade de gerenciamento dos processos nos negócios do setor alimentício com  excelência.

Por que estudar no Unis?

Não pensa em mais nada agora além da vontade imensa de cozinhar? Então não perca mais tempo e corra para se inscrever no curso superior a distância de Tecnologia em Gastronomia do Grupo Unis.

No Unis, além de o aluno ter toda a estrutura necessária para ser protagonista na carreira, ele tem todo o suporte para se empregar na área devido às inúmeras parcerias que o Grupo Unis possui com empresas nacionais e internacionais.

Além disso, você sabe da grande importância da experiência internacional para os alunos do curso de Gastronomia, não é mesmo? Por isso, o Grupo Unis também quer te ajudar nessa área, proporcionando experiências acadêmicas internacionais devido a convênios com instituições de mais de 20 países.

Com o Grupo Unis o aluno estará apto para alcançar o sucesso e se tornar um chef renomado.

Como ingressar no curso de Gastronomia do Grupo Unis?

Para ingressar no Grupo Unis os estudantes podem prestar o vestibular, online ou presencial, pedir transferência de outra instituição, ou até mesmo usar a nota do ENEM. Caso o estudante já possua uma graduação, ele pode apresentar seu diploma acadêmico para requerer uma vaga no curso.

Confira o eBook do curso de Gastronomia a distância

 

info cursos a distancia_artboard copy
info cursos a distancia_artboard copy 3
info cursos a distancia_artboard copy 5
info cursos a distancia_artboard copy 6
info cursos a distancia_artboard copy 7
info cursos a distancia_artboard copy 8

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8