O Núcleo de Diversidade visa facilitar, realizar, impulsionar, e apoiar ações que potencializam a diversidade na comunidade acadêmica e nas comunidades externas às unidades do Grupo Educacional Unis.
As diferenças que fazem parte de todos nós podem ser fonte de conexão ou de exclusão. A pluralidade de características biológicas, sociais, culturais, fisiológicas, e históricas, podem resultar em preconceitos e discriminações aos grupos minoritários.
Os grupos minoritários, são grupos sub-representados (com menos pessoas presentes em espaços coletivos), que naturalmente não estarão dentro das organizações por motivos históricos, por preconceitos, pelo racismo estrutural, pela intolerância ou por razões econômicas e sociais.
Estamos conscientes das desigualdades e estamos buscando, por meio de conhecimento e novos saberes, construir pontes para dar espaços significativos e aumentar nossa representatividade institucional.
Espera-se que o núcleo de diversidade crie estratégias e execute ações para que a nossa comunidade acadêmica seja mais diversa e proporcione um ambiente acolhedor e com segurança física e psicológica para todos os membros. Durante as ações buscamos promover a diversidade e inclusão por meio das conexões entre os grupos diversos, criação de políticas, valorização das pessoas, pluralidade no capital humano, desconstrução de concepções preconceituosas e discriminatórias, e conscientização sobre as diferenças, gerando assim grandes transformações sociais e organizacionais.
Chamamos de Pilares Foco as diversidades que serão priorizadas ao longo de um período. Essas diversidades são escolhidas baseadas nos dados obtidos pelo resultado da Pesquisa de Diversidade, diante disso, poderão ser alteradas conforme a realização de novas pesquisas.
No ano de 2023 foram estabelecidos 4 Pilares Foco para serem trabalhados na instituição, tendo em vista que são grupos com pouca representatividade institucional ou com pouca representatividade em espaços de liderança:
Diversidade
Étnico-Racial
Pilar Gênero: Mulheridades
Pilar Diversidade Sexual
Pilar Pessoa com Deficiência
As diretrizes específicas são valores e práticas esperadas pela instituição em relação ao Núcleo de Diversidade, sendo elas:
▶Criar políticas de diversidade e atualizar quando necessário;
▶Propor ações, projetos, programas, eventos e conexões junto com outros núcleos que fomentem a diversidade;
▶Apoiar outros núcleos internos e a comunidade externa em ações que abordem a temática de diversidade de acordo com a disponibilidade;
▶Apoiar a reitoria na tomada de decisões estratégicas no que se refere à diversidade;
▶Fazer os acompanhamentos de ações no que diz respeito à diversidade em todas as unidades;
▶Realizar e/ou apoiar pesquisas que proporcionem dados que possibilitem um panorama geral no que diz respeito à diversidade;
▶Analisar e tomar decisões baseadas em dados sobre os Pilares Foco da instituição;
▶Apresentar o cenário interno do Unis em relação às prioridades de diversidade que serão trabalhadas;
▶Incentivar as unidades a proporem ações de acordo com os Pilares Foco e o calendário de diversidade do Grupo Unis;
▶Verificar as oportunidades de melhoria em diversas áreas da instituição no que diz respeito à diversidade;
▶Supervisionar o Comitê de Diversidade e grupos de afinidade;
▶Propor metas e métricas para o Comitê de Diversidade e grupos de afinidade;
▶Realizar treinamentos recorrentes para atualização de conhecimentos na área de diversidade;
▶Documentar todas atividades idealizadas e executadas pelo núcleo;
▶Propor caminhos para aumentar a representatividade institucional.