CTA-01-3

whatsapp

 

Neste artigo você vai conhecer os detalhes da carreira de Desenvolvedor de Games  formado em Tecnologia em Jogos Digitais, além de ter informações sobre o promissor cenário dos games no Brasil.

Baixe o e-book de Tecnologia em Jogos Digitais EaD do Grupo UNIS

 

Jogos Digitais: o que é?

O profissional formado em Jogos Digitais é o responsável pelo desenvolvimento de games multiplataformas, criação de ambientes digitais, roteiro, trilhas sonoras, animação de personagens, modelagem de cenário e muito mais.

O desenvolvimento de um game, cientificamente falando, passa por vários processos, que conta essencialmente com a participação de um desenvolvedor de games. Podemos destacar três fases:

Pré-produção – Essa é a fase onde há uma descrição inicial do game como o tipo de jogo, mercado, consumidores, história, linguagem de programação, plataformas e etc;

Produção – É nessa fase que o desenvolvedor de games coloca a mão na massa criando o código-fonte e os ativos do game (cenários e objetos). Na produção também são criados o level design, sons, músicas, trilha sonora e escolha dos dubladores;

Milestone ou marco – Pode-se dizer que esta é a fase de conclusão de diversas tarefas. Nesse momento se lança uma versão jogável do game, correção de bugs, código-fonte enviado ao fabricante, além da finalização e lançamento do jogo.

Por que fazer um curso em Jogos Digitais?

A área de games está em ascensão. A cada dia que passa mais pessoas ficam interessadas no que esse setor produz e colocam a inovação como um dos pilares principais de suas rotinas.

Pensando nisso, o Grupo Unis criou este curso, até porque o mercado de jogos eletrônicos sofreu um boom nos últimos anos. Segundo dados da NEWZOO, em 2017, as empresas brasileiras faturaram mais de 1 bilhão de reais com jogos digitais - e o faturamento mundial ultrapassou 116 bilhões de dólares.

Se você adora tecnologia, é fã de games e tem interesse em conhecer mais sobre o curso de Tecnologia em Jogos Digitais, está no lugar certo. Ao longo desse artigo vamos detalhar como é esse curso, onde os profissionais da área podem trabalhar e qual é o perfil do estudante. Siga em frente e boa leitura!

CTA-01

Como é o mercado de trabalho em Jogos Digitais?

A Pesquisa Game Brasil mostrou que mais de 66% dos brasileiros jogam algum tipo de game eletrônico. O smartphone é a plataforma preferida de 83% dos jogadores brasileiros, seguido pelo videogame (48,5%) e notebook (42,6%).

Com a alta no mercado consumidor de games, as oportunidades e a demanda para especialistas da área são cada vez maiores, principalmente diante da necessidade do mercado em encontrar profissionais versáteis para atuarem na indústria. 

O profissional formado no curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais pode ir além do desenvolvimento de games, encontrando oportunidades também em agências de marketing e comunicação, produção de jogos educacionais, simulações médicas e até como colunista em canais especializados. O profissional pode, aliás, trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo como  freelancer aqui no Brasil ou no exterior.

Um estudo do BNDES mostrou, inclusive, que mais de 70% das empresas do setor possuem mais de 5 funcionários e 90% delas faturam mais de 1 milhão de reais por ano. Ou seja, há um alto índice de empregabilidade para quem quer se especializar na área, já que há uma busca constante pela inovação por parte das organizações.

Um programador de jogos ganha em média R$ 2.635,00, conforme dados do GlassDoor.

Qual é o perfil do profissional de Jogos Digitais?

O profissional formado no curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais precisa ser um grande entusiasta da tecnologia e programação de computadores. Além disso, é fundamental que tenha habilidade para lidar com pessoas, estando sempre disposto a trabalhar em equipe, já que na criação de games há o contato com diversos profissionais para que seja possível a produção e desenvolvimento de projetos. 

Possuir um bom nível de inglês é essencial para conseguir se manter atualizado com as novidades do mercado da tecnologia. 

Por isso, para seguir carreira no setor não basta apenas gostar de jogar videogame.

Qual é a duração do curso de Jogos Digitais?

O curso tem duração mínima de 5 semestres e máxima de 10 semestres, com 2 mil horas de carga horária total. Por ser um curso a distância, o Grupo Unis oferece maior flexibilidade ao aluno para estudar de onde e quando quiser, tendo à disposição uma Biblioteca com acervo físico e virtual, a Pearson.

O que você aprenderá no curso de Jogos Digitais?

No curso a distância de Tecnologia em Jogos Digitais do Grupo Unis o aluno terá na grade curricular desde disciplinas mais específicas da área, como Inteligência Artificial e Game Design, até conteúdos referentes à Gestão Empreendedora e à Lógica de Programação.   

Podemos destacar as seguintes disciplinas que fazem parte do curso a distância de Tecnologia em Jogos Digitais do Grupo Unis:

  • Game Design;
  • Level Design;
  • Inteligência Artificial;
  • Game Engines;
  • Desenvolvimento de Aplicações para Internet;
  • Desenvolvimento de Aplicativos Móveis;
  • Linguagens de Programação;
  • Gestão Empreendedora;
  • Modelagem 2D e 3D;
  • Realidade Virtual;
  • Redes e Comunicação de Dados;
  • Roteirização, Storyboard, Personagens e Mundos;
  • Sound Design e Produção de Vídeo. 

O mercado de tecnologia em games está em constante atualização e com novidades quase que diárias. Sendo assim, o profissional formado no curso de Jogos Digitais necessita investir constantemente na profissão, para que assim se mantenha a par das novidades da área.

Nessa área existem inúmeros cursos de especialização e pós-graduação para que esse profissional expanda seus conhecimentos técnicos e específicos em determinados setores. Confira abaixo algumas das especializações mais buscadas no setor.

CTA-01

Game design

A especialização em game design capacita profissionais com uma base teórica e prática na modelação de personagens, criação de ambientes 2D e 3D, modularização de cenários e arte conceitual.

Gestão de Projetos

Apesar de não ser um curso especificamente voltado para o desenvolvimento de games, a gestão de projetos pode contribuir para que o profissional da área consiga se capacitar para organizar e executar os projetos de forma mais assertiva. Como a criação de um game é repleta de várias etapas, ter uma competência voltada para a gestão de projetos pode contribuir para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.

Desenvolvimento de jogos digitais

Nesse curso, o aluno conhecerá mais a fundo os conceitos e técnicas para o desenvolvimento de jogos digitais nos mais diversos segmentos do mercado, fomentando a capacidade de criar games multiplataformas (Smartphones, videogames, PCs e Smart TVs) 

O processo de desenvolvimento de um jogo, cientificamente falando, passa por várias etapas, que contam essencialmente com a participação de um Desenvolvedor de Games. Podemos destacar três fases: 

Pré-produção – fase onde há uma descrição inicial do game como o tipo de jogo, mercado, consumidores, história, linguagem de programação, plataformas e etc; 

Produção – é nessa fase que o desenvolvedor de games coloca a mão na massa criando o código-fonte e os ativos do game (cenários e objetos). Na produção também são criados o level design, sons, músicas, trilha sonora e escolha dos dubladores;

Milestone ou marco – fase de conclusão de diversas tarefas. Nesse momento se lança uma versão jogável do game, correção de bugs, código-fonte enviado ao fabricante, além da finalização e lançamento do jogo.

Por que estudar no Unis?

Agora que você conheceu mais a fundo o curso de Jogos Digitais e já sabe que a graduação vai além da criação de games, que tal fazer sua inscrição no Grupo Unis? No Unis você terá  toda a estrutura necessária para se capacitar e tornar-se um profissional renomado na área.

Somado a isso, há  as facilidades que o Unis oferece aos alunos para conseguirem o primeiro emprego devido a parcerias com empresas nacionais e internacionais, além de atividades interdisciplinares que colocam o aluno frente a frente com os desafios do mercado de trabalho.

Como ingressar no curso de Jogos Digitais do Grupo Unis?

Existem diversas formas de o estudante ingressar no Grupo Unis. Ele pode optar pelo vestibular, presencial ou online, usar a nota do ENEM, pedir transferência de outra instituição de ensino ou apresentar seu diploma acadêmico caso já seja formado em outra graduação.  

Ainda tem dúvidas de onde estudar? Venha para o Grupo Unis e torne-se o protagonista do seu futuro. Acesse o nosso site e saiba como ingressar.

Baixe o e-book de Tecnologia em Jogos Digitais EaD do Grupo UNIS

 

info cursos a distancia_artboard copy
info cursos a distancia_artboard copy 3
info cursos a distancia_artboard copy 5
info cursos a distancia_artboard copy 6
info cursos a distancia_artboard copy 7
info cursos a distancia_artboard copy 8

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8