CTA-01-3

whatsapp

 

Tem gosto pela leitura e pela escrita? Conhece o curso de Letras (Português)? Neste artigo, vamos falar tudo sobre essa carreira, trazendo detalhes do mercado de trabalho, especializações, perfil profissional, entre outros. Confira!

Confira o eBook do curso de Letras (Português) a distância

 

Letras: O que é?

A licenciatura em Letras (Português) é basicamente o estudo aprofundado da língua portuguesa em sua totalidade, desde as abordagens gramaticais até a história e cultura do país, passando pelos estudos linguísticos, literários e métodos educacionais.  

Por que fazer uma graduação em Letras?

O curso de Licenciatura em Letras (Português) a distância oferece ao estudante múltiplas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, sendo a principal delas a possibilidade de trabalhar como professor tanto na rede de ensino pública como na privada.

Para quem escolhe se tornar um letrólogo, é fundamental ter gosto pelo hábito da leitura e também pelo ato de escrever. Além disso, o profissional de Letras precisa ser um bom comunicador, já que ensinar demanda que os ouvintes compreendam a mensagem que está sendo passada.

Durante a graduação realizada na modalidade de educação a distância (EaD), o aluno do curso de Letras (Português) do Grupo Unis irá encontrar uma matriz curricular abrangente, que o preparará para o mercado de trabalho.

Entre as disciplinas, o estudante terá acesso a conteúdos voltados para o estudo da língua portuguesa, literatura, métodos de ensino e compreensão da sociedade como um todo.

CTA-01

O que você aprenderá no curso de licenciatura em Letras?

A graduação em Letras baseia-se principalmente no estudo da língua portuguesa e da literatura, aprofundando o conhecimento na estrutura do idioma e também na sua forma de se expressar culturalmente. 

Durante a faculdade, os futuros letrólogos encontrarão disciplinas como Fonética, Semântica, Gramática e Gêneros literários. Outro tema bastante abordado na matriz são os métodos de ensino-aprendizagem da língua e literatura portuguesa.

Por se tratar de um profissional que irá atuar com os mais diversos públicos, principalmente aqueles que optarem pela carreira de professor, o curso também abrange conteúdos que têm como objetivo preparar o aluno para entender a sociedade como um todo, tais como:

  • Comunicação e Expressão do Educador;
  • Educação e multiculturalismo;
  • Ética e Sociedade;
  • Filosofia da Educação;
  • Políticas, Gestão e Legislação na Educação Básica;
  • Psicologia da Educação;
  • Sociologia da Educação;
  • Tecnologia e Sociedade;
  • Teoria da Literatura.

O estudante também aprenderá a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), linguagem utilizada pela maioria dos surdos no país, reconhecida oficialmente como um idioma em 2002, finalizando o curso preparado para atuar com o público de educação especial ou mesmo atuando como intérprete em eventos. Para completar o conhecimento teórico, todos os estudantes passam por estágio supervisionado em diversas áreas como:

  • Práticas Docentes;
  • Avaliação e Currículo;
  • Espaço Escolar;
  •  Espaços de Aprendizagem;
  • Gestão Escolar;
  • Processos de Ensino - Aprendizagem;
  • Projeto Político Pedagógico;
  •  Projetos na Escola.

CTA-01

Qual é o perfil do profissional de Letras?

O estudante de Licenciatura em Letras (Português) precisa, acima de tudo, ser um verdadeiro apaixonado pela língua portuguesa, já que essa será a base para toda a graduação.

Ter o hábito de ler como um hobby é o pré-requisito principal para quem pretende trabalhar como letrólogo, isso porque durante todo o curso serão solicitadas leituras e aprofundadas análises de uma grande quantidade de obras técnicas e, principalmente, literárias.

Além disso, também é necessário que esse profissional goste de escrever e estar em contato com pessoas, pois, em qualquer setor de atuação (educação, comunicação ou mercado editorial), terá contato direto com o público, sendo essencial ter habilidade na comunicação interpessoal e, sobretudo, aos que pretendem atuar como professores, paciência e boa didática, já que encontrarão em sala de aula diversos perfis de alunos.

Como é o mercado de trabalho em Letras?

O letrólogo possui diversas opções de oportunidades de trabalho. Apesar do curso de Letras estar diretamente relacionado à carreira de professor, nem todos os profissionais formados no curso precisam atuar diretamente com o ensino.

A pessoa formada em Licenciatura em Letras (Português) pode trabalhar como professor no ensino básico ou superior, caso se atualize com especializações (mestrado e doutorado). O letrólogo pode também optar por fazer pós-graduação na área na qual mais se identifica, como comunicação corporativa ou gestão pedagógica, e também pode ensinar português para estrangeiros de forma autônoma ou em escolas de idiomas.

Como o profissional de Letras é um especialista em linguagem, a carreira de palestrante de temas relacionados à sua área de conhecimento também é uma outra possibilidade.

Algumas empresas contratam os letrólogos para exercer funções na equipe de comunicação, principalmente interna, e esses profissionais têm ainda a opção de atuar no mercado editorial como redator, revisor ou editor, já que é um especialista em linguagem. O conhecimento da língua portuguesa permite também que esse estudioso se dedique à produção de obras literárias.

Qual é a duração do curso de Letras?

A licenciatura a distância em Letras do Grupo Unis tem duração mínima de 8 e máxima de 16 semestres, com uma carga horária total de 3.200 horas. O curso oferece ao aluno uma grade curricular completa, para que o estudante chegue preparado ao concorrido mercado de trabalho.

Por que estudar no Grupo Unis?

Além disso, a graduação a distância do Unis está entre as melhores do Brasil desde 2011, sendo avaliada pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) como o segundo melhor curso a distância do país.

O corpo docente do Grupo Unis é considerado o mais qualificado entre as instituições de ensino superior privado do sul de Minas, formado pelos melhores professores, todos mestres ou doutores, extremamente capacitados e com experiência em suas áreas de atuação (ensino básico, acadêmico, editoração, mercado empresarial, entre outros), além de conhecimento nos processos de ensino e pesquisa.  

O Grupo Unis também oferece aos alunos uma estrutura completa para auxiliá-los durante a graduação, com uma biblioteca com mais de 40 mil exemplares, biblioteca virtual Pearson, programa de estágio, mobilidade acadêmica e atendimento psicopedagógico.  

Quem pretende estudar Letras a distância no Unis pode iniciar o curso em quatro momentos do ano: fevereiro, maio, agosto e outubro, de acordo com o edital vigente, com a possibilidade de estudar em diversas regiões do país, oferecendo um preço compatível com o mercado.

Como ingressar no curso de Letras do Grupo Unis?

Para ingressar no curso, os interessados possuem diversas possibilidades como prova presencial, vestibular a distância, transferência de outra universidade e também a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para os que já são formados em outra área, basta solicitar o ingresso na segunda graduação, apresentando o diploma acadêmico.

Confira o eBook do curso de Letras (Português) a distância

 

info cursos a distancia_artboard copy
info cursos a distancia_artboard copy 3
info cursos a distancia_artboard copy 5
info cursos a distancia_artboard copy 6
info cursos a distancia_artboard copy 7
info cursos a distancia_artboard copy 8

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8