Unis telefone

 

Unis whats

 

Curso superior de curta duração, a Gestão de Recursos Humanos tem alto índice de empregabilidade e infinitas possibilidades de especialização. No texto abaixo, você vai saber mais sobre o curso do Grupo Unis, o perfil profissional e o mercado de trabalho para esta carreira.

Baixe o e-book de Gestão de Recursos Humanos do Grupo UNIS.

 

Gestão de Recursos Humanos: o que é?

Muito mais do que trabalhar com análises de currículos e gestão de pessoas, este curso é voltado para as relações pessoais dentro de uma empresa. Por ter uma duração menor, o tecnólogo prepara o aluno para lidar com todas as áreas pessoais da empresa. Para isso, o profissional deve ter empatia e inteligência emocional para saber lidar com as mais diversas situações que surgirem. Na maioria das vezes, o gestor de recursos humanos costuma “apagar incêndios” e, para isso, deve ser bom em gerir crises.

Onde trabalha o gestor de Recursos Humanos?

O profissional de RH pode trabalhar em empresas em geral (indústrias, comércios e serviços), órgãos públicos, institutos e Centros de Pesquisa, escolas, assessorias e em muitos outros locais. Afinal, onde existem as relações humanas, será necessário um departamento de recursos humanos. Esta área está em expansão, pois as empresas precisam cada vez mais de profissionais qualificados para recrutar e treinar funcionários competentes.

Além disso, como o setor de micro, pequenas, médias e grandes empresas cresce cada vez mais, este profissional está em falta no mercado de trabalho. As startups são um exemplo de que, desde os últimos anos, têm ampliado seu leque de produtos e investimentos, e são ótimos lugares para o gestor de recursos humanos começar a trabalhar.

Outra grande oportunidade para esses profissionais é auxiliar as empresas a solucionarem problemas e manter seus bons funcionários. Com a grande rotatividade de trabalhadores ocorrida ultimamente, não é bom para a imagem das corporações não manterem seus funcionários mais competentes e antigos. Por isso, um bom gestor de recursos humanos pode apontar treinamentos e falhas pontuais para corrigi-los sem o risco de demissões desnecessárias.

O que o profissional de Recursos Humanos deve ter?

Empatia e persuasão são as características fundamentais deste profissional. Além disso, ele deve ter uma alta capacidade de liderança, saber trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento interpessoal. O bom gestor de recursos humanos deve saber negociar, ser ético, dinâmico, e tomar decisões lógicas, afinal, ele também é um solucionador de problemas. Ser organizado e planejar bem as suas estratégias são outras características do perfil deste profissional.

CTA-01

Em quais áreas ele pode ingressar?

Cursos de pós-graduação nas áreas de Administração e Comunicação Social podem auxiliar bastante a carreira deste profissional. Veja a seguir algumas ideias de especializações:

Marketing Digital

Esta especialização permite ao gestor de recursos humanos conhecer e aprofundar mais sobre o comportamento humano. Desta forma, ele pode alavancar a produção e divulgação de sua empresa com os recursos oferecidos atualmente pela tecnologia, seja em canais tradicionais, como televisão e rádio, ou digitais, como as redes sociais para chegar ao seu público. Atender bem os clientes e respondê-los em tempo hábil também é um grande diferencial na comunicação virtual, garantindo sempre a satisfação e o feedback positivo do público. 

Coaching Organizacional

Nesta especialidade, você pode trabalhar em várias empresas, como consultor ou prestar assessoria direta a empreendedores. Neste caso, você trabalhará como autônomo, oferecendo a sua experiência organizacional às mais diferentes instituições. No entanto, se for uma empresa de treinamento empresarial, por exemplo, você poderá fazer parte do quadro fixo de funcionários ou, então, trabalhar como terceirizado. Essa é uma grande oportunidade de aumentar suas chances no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

Gestão de Pessoas

Esta especialidade permite ao profissional compreender melhor o comportamento das pessoas, melhorando bastante o trabalho em equipe. Nela, o gestor de recursos humanos consegue extrair o máximo de interatividade e produtividade de seus colaboradores, trazendo benefícios a todos os envolvidos e, é claro, para a instituição como um todo. A competência do líder é comprovada quando ele consegue fazer cada membro de sua equipe aproveitar bem todas as suas habilidades, envolvendo todo o grupo para que ele trabalhe bem, deixando a todos satisfeitos, o que irá se refletir na produção e qualidade do atendimento ao público.

Por que estudar Gestão de Recursos Humanos no Grupo Unis?

O curso possui uma curta duração de dois anos e é reconhecido pelo MEC como superior. A Gestão de Recursos Humanos, que leva em consideração o capital humano, tem um alto índice de empregabilidade, sendo que mais de 90% dos egressos do curso do Grupo Unis já concluem a graduação inseridos no mercado de trabalho. 

Em sua matriz curricular, o aluno tem acesso a essas disciplinas: Administração, Competências Gerenciais e Negociação, Comunicação Empresarial, Consultoria e Coaching em Recursos Humanos, Cultura e Clima Organizacional, Psicologia e Comportamento Organizacional, e de Gestão de Pessoas, Gestão Empreendedora, Financeira, de Inovação e Criatividade, de Benefícios, Cargos, Carreira e Remuneração, de Desempenho e de Mudanças. Como no curso de Processos Gerenciais, o estudo dos diversos tipos de Gestão é fundamental para o profissional de Recursos Humanos. Afinal, para ele entender melhor como estão os colaboradores da empresa, ele deve entender como está cada área em que eles atuam.

Além destas disciplinas, o gestor de recursos humanos também estuda Legislação Trabalhista e Previdenciária, Matemática Aplicada e Estatística, Medicina, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho. Peraí, Medicina? Sim, como a área de Recursos Humanos estuda o bem estar do trabalhador, nada mais relevante do que ele entender um pouco sobre o condicionamento físico e mental dos colaboradores. Por isso também a Psicologia Organizacional faz parte da grade curricular do curso do Grupo Unis.

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, Práticas de Administração de Pessoal, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento também são matérias que fazem parte do curso. Muito mais do que obrigatoriedade do MEC, estas disciplinas objetivam preparar o aluno de forma completa para o mercado de trabalho, evitando imprevistos e obstáculos que podem prejudicar a sua carreira. 

Diferenciais

Professores especializados (mestres e doutores) e mensalidades mais acessíveis, o curso de Gestão de Recursos Humanos do Grupo Unis tem convênios com mais de duas mil empresas em Varginha e região. O curso também tem um programa de internacionalização e atividades extracurriculares como congressos, eventos, palestras, extensão e visitas técnicas. A graduação também tem projetos interdisciplinares, cujo foco principal é estimular a competência do aluno, preparando-o ainda mais para o mercado de trabalho.

Qual é o perfil profissional do tecnólogo em Gestão de RH?

O profissional formado por esse curso é vital na gestão moderna e estará capacitado a inserir-se nas empresas públicas ou privadas de pequeno, médio e grande porte, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o campo de atuação do egresso do curso de Gestão de Recursos Humanos é amplo e compreende:

  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas em Geral (indústrias, comércios e serviços);
  • Órgãos públicos, institutos e Centros de Pesquisa;
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

O tecnólogo egresso do curso de Gestão de Recursos Humanos do Grupo Unis deverá estar apto ao exercício do planejamento, execução e controle de todas as funções estratégicas da empresa com uma visão global, consciente da sua vocação, e que toda tomada de decisão influencia nos contextos econômicos, políticos, culturais e sociais, bem como desenvolver competências para identificar e entender as necessidades e desejos dos consumidores e do mercado, buscando soluções capazes de satisfazê-los, com ganhos para a sua organização empresarial.

Baixe o e-book de Gestão de Recursos Humanos do Grupo UNIS.

 

cta- cursos - 6
cta- cursos - 7
cta- cursos - 9
cta- cursos - 10
cta- cursos - 11
cta- cursos - 1
cta- cursos - 2
cta- cursos - 3
cta- cursos - 4
cta- cursos - 5