Unis telefone

 

Unis whats

 

 

Se você tem um talento especial para esportes e gostaria de estudá-lo em nível de graduação, mas não sabe como isso o conduzirá depois da formação, leia mais para descobrir sobre o que se aprende no curso de licenciatura no Grupo Unis, qual o perfil do profissional, e o que esperar do mercado de trabalho nessa área. Isso te ajudará a decidir se essa carreira é mesmo para você.

Baixe o e-book de Educação Física do Grupo UNIS.

 

Educação Física: o que é? 

A Educação Física se concentra no desenvolvimento dos movimentos do corpo, e na capacidade de realizar e desfrutar de atividades físicas cotidianas de forma saudável. Os benefícios do exercício regular incluem: músculos e ossos mais fortes, maior coordenação, energia e menos riscos de desenvolver doenças crônicas.

Ou seja, contribui na melhoria de habilidades necessárias para participar de uma ampla gama de esportes, como futebol, basquete, atletismo, natação, musculação entre outras atividades relacionadas. 

As aulas regulares de Educação Física preparam as pessoas para serem fisicamente e mentalmente ativas e saudáveis, ​​independente da idade. Por isso, um programa efetivo dessa disciplina, deve incluir engajamento físico, treinamento especializado, períodos de instrução adequados e avaliação dos alunos.

O que faz um profissional de Educação Física?

O Profissional de Educação Física  com diploma em licenciatura, poderá atuar em escolas do ensino infantil, fundamental e médio, aplicando atividades que auxiliam as crianças a obter e melhorar habilidades como coordenação motora, lateralidade, equilíbrio para a realização de atividades funcionais como correr, saltar, pegar, arremessar e golpear, aplicáveis ​​a esportes como basquetebol, vôlei ou karatê. Além de práticas motoras, que podem ser aplicadas à dança ou ginástica.

Faz parte das aulas de Educação Física, ensinar os benefícios do exercício regular à saúde, juntamente com os riscos da inatividade. Isso porque, o currículo do ensino médio deve preparar os alunos para se tornarem altamente proficientes em uma ou mais atividades esportivas e/ou físicas de sua escolha. 

O profissional de Educação Física também auxilia os alunos a desenvolverem habilidades sociais, tendo em vista que os esportes em equipe contribuem na formação de valores como respeito e disciplina e trabalhar para um objetivo comum da equipe. Eles também podem ser incentivados a refletir sobre como  se sentem durante o processo e como essas mudanças afetam o humor e o desempenho pessoal de cada um.

CTA-01

Por que fazer uma graduação em Educação Física?

Para se tornar um professor de Educação Física, você precisará se formar com um diploma de licenciatura, e também demonstrar várias habilidades, incluindo excelente comunicação com seus alunos e colegas, paciência, atenção e compreensão, além de fortes habilidades organizacionais, entre muitas outras.

Durante a graduação, você vivenciará essas competências que lhe permitirão trabalhar em uma variedade de funções, incluindo educação, planejamento esportivo, jogos e recreação, saúde da comunidade e/ou treinamentos em diversos tipos de esportes.

O que se aprende na faculdade de Educação Física?

Embora cada faculdade ofereça sua grade curricular para este tipo de grau, o programa de Licenciatura em Educação Física, se concentra nas ferramentas necessárias para ensinar alunos de ensino infantil, fundamental e médio, a desenvolver o movimento do corpo.

Além do currículo básico exigido pela maioria dos programas, as disciplinas geralmente se concentram em:

  • aprender como analisar o desempenho humano;
  • os efeitos das funções musculares e esqueléticas no desempenho do corpo;
  • cinesiologia (estudos do movimento humano);
  • educação inclusiva.

Os profissionais podem ainda optar por se qualificar para vagas em departamentos universitários, depois de alcançar esse grau. Neste caso, é necessário um grau avançado em educação para a saúde ou um campo relacionado, tais como psicologia do esporte ou movimento humano.

Como é o mercado de trabalho de Educação Física?

Conforme dito nos tópicos anteriores, a principal área de atuação dos licenciados em educação física é o ensino. Logo, esse profissional atuará tanto em escolas públicas como particulares e/ou em escolas esportivas, por exemplo, escolinhas de futebol e natação.

Nesse ambiente escolar, as opções de atuação são amplas. As aulas podem ser ministradas tanto para Educação Infantil e Fundamental I e II, como para o Ensino Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial. Além do ensino, o licenciado em Educação Física pode seguir a carreira de pesquisador e atuar em universidades ou instituições de pesquisas..

Por que estudar Educação Física no Grupo Unis?

O Grupo Unis oferece uma qualificação de ensino reconhecida em Educação Física, experiências acadêmicas internacionais, que abrem oportunidades de carreira em diversos lugares do mundo. As colocações práticas irão prepará-lo completamente para uma carreira docente profissional. 

Veja outros motivos:

  • Corpo docente: formado por mestres e doutores o Unis possui o melhor corpo docente das Instituições de ensino superior privado do Sul de Minas;
  • Projeto interdisciplinar: Semestralmente, o trabalho é desenvolvido integrando as disciplinas estudadas no período, permitindo, assim, a prática dos conteúdos e contato direto com a realidade do mercado de trabalho;
  • Estrutura Física: Composto pelo Campus I (centro de Varginha), Campus II e Cidade Universitária, que hoje possuem o que há de mais moderno e completo em estrutura física;
  • Empregabilidade: O Unis possui parceria com as principais empresas do Sul de Minas e também internacionais;
  • Convênios: Parceria com 1500 empresas conveniadas para oferecer ao aluno descontos e benefícios exclusivos.

Qual é o perfil profissional do educador físico?

Caminhar, correr, alongar, dobrar, pegar e arremessar são habilidades motoras e movimentos básicos que sustentam todos os jogos e atividades físicas. Por isso, este profissional precisa possuir e mantê-las em sua rotina, para ser capaz de transmitir aos seus alunos e/ou atletas. 

Veja essas e outras habilidades que um educador físico precisa possuir para ser um bom profissional:

  •  compromisso com a saúde pessoal e aptidão física;
  •  gostar de trabalhar com crianças, jovens e adultos;
  •  boas habilidades de comunicação;
  •  ser entusiasta e capaz de motivar os outros a cuidar de sua saúde física;
  •  desfrutar e ter aptidões razoáveis em uma ampla gama de atividades físicas;
  •  alto nível de capacidade organizacional e de planejamento.

Baixe o e-book de Educação Física do Grupo UNIS.

cta- cursos - 6
cta- cursos - 7
cta- cursos - 9
cta- cursos - 10
cta- cursos - 11
cta- cursos - 2
cta- cursos - 3
cta- cursos - 4
cta- cursos - 5