CTA-01-3

Whats App

 

 

Conheça abaixo um dos cursos que mais crescem no Brasil, com mais de trinta áreas de atuação, tanto na parte de pesquisa quanto na prática biológica. Veja mais sobre  o curso de Biomedicina do Grupo Unis, avaliado como o melhor de Minas Gerais, sobre o mercado de trabalho, possibilidades de especialização e muito mais!

Biomedicina: o que é?

Um dos cursos mais completos da área da saúde, foi originalmente criado para formar professores dos cursos de Medicina. Implantado em 1966, tinha o nome de Ciências Biológicas - Modalidade Médica.

Biomedicina é a área da saúde voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de diagnosticá-las. O profissional possui perfil pesquisador e é capacitado a atuar em muitos níveis de atenção à saúde, com as competências e habilidades necessárias para intervir na promoção da saúde. Exerce a profissão em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, e é o grande responsável pela garantia dos exames laboratoriais e das análises clínicas.

Os temas de estudo são provenientes das ciências biológicas da saúde humana, ciências humanas e sociais, ciências exatas e ciências da biomedicina. Essas áreas são permeadas, continuamente, pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.

O biomédico, no exercício das atribuições, poderá assumir responsabilidade técnica de laboratórios, de indústrias e firmar os respectivos laudos e pareceres. Para a realização dessas atividades, o mesmo deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica e prévia inscrição no Conselho Regional de Biomedicina.

Medicina e Biomedicina têm matérias afins. No entanto, a sua principal diferença é que, o biomédico pesquisa doenças e realiza o diagnóstico laboratorial. Já o médico, atua em hospitais e clínicas, realizando o diagnóstico clínico e aplicando os tratamentos para as doenças. Enfim, os cursos se complementam para garantir a saúde das pessoas.

Como é o mercado de trabalho em Biomedicina?

O profissional de Biomedicina, para exercer a profissão, deve ser cadastrado no Conselho Regional de Biomedicina e Conselho Federal de Biomedicina e trabalha principalmente em institutos de pesquisas, laboratórios, clínicas, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos, podendo atuar em algumas das seguintes áreas:

Análise ambiental

Verifica as condições da água, do ar e do esgoto de uma determinada região. Além disso, também analisa os níveis de pureza de rios, nascentes, fontes e reservatórios de águas. Este profissional também atualiza a licença ambiental e pode trabalhar junto à Vigilância Sanitária e Fiscalização Ambiental. Ele também pode prestar assessoria em questões ambientais, além de realizar análises físico-químicas e microbiológicas. O analista ambiental também ministra treinamentos e desenvolve programas de educação ambiental.

Estética

Uma das áreas mais procuradas e permite que o biomédico trabalhe junto com dermatologistas e cirurgiões plásticos. No entanto, nem sempre ele participa ativamente das cirurgias. Geralmente, ele é responsável por desenvolver e aplicar tratamentos e manipulações para doenças e disfunções estéticas. São alguns dos tratamentos realizados pelos Biomédicos: aplicação de toxina botulínica, microagulhamento, intradermoterapia, preenchimento, fios de sustentação, lipoenzimática, dentre outros. Ele procura soluções para tratar a derme e seus anexos, tecido adiposo e metabolismo. Deste modo, ele pesquisa e trata disfunções físicas e energéticas, com precisão científica, sem deixar de lado a ética profissional.

Docência e pesquisa

Nesta área, ele é responsável por dar aulas, tanto em escolas quanto em universidades. Além disso, ele também orienta alunos em pesquisas científicas, trabalhando em universidades e institutos de pesquisas investigando o diagnóstico, o tratamento e a cura das mais diferentes doenças.

Embriologia e Reprodução

Nesta área de atuação o biomédico é responsável por realizar procedimentos desde a avaliação de óvulos e espermatozóides, verificando a fertilidade do homem e da mulher, até realização da fertilização in vitro, onde é gerado o embrião que posteriormente é inseminado pelo médico na mulher. O biomédico também é apto para desenvolver este procedimento em animais.  

Perícia Criminal

O trabalho do biomédico nesta área de atuação é encontrar evidências e provas que auxiliem a solucionar crimes. Nesta parte, as áreas de Direito e Biologia devem andar juntas. Eles também reconstituem o mecanismo do crime, participam  na procura de provas na cena do crime, além de realizar as análises que são fundamentais para elucidação, como análises de DNA, balística, etc. Para atuar nesta área o biomédico deve prestar concurso público no âmbito estadual ou federal ou também trabalhar como perito particular

Como deve ser o profissional de Biomedicina?

Saber trabalhar em equipe, ser organizado, metódico e curioso são habilidades primordiais deste profissional. Como você viu, no mercado de trabalho, o biomédico sempre trabalha junto a outros profissionais, seja na área de pesquisa ou em outras. Além disso, ele deve ser capaz de organizar as informações para pesquisa e aplicá-las corretamente. Quanto à curiosidade, esta é essencial até mesmo para entrar no curso, afinal, com mais de trinta áreas de atuação, a curiosidade deve ser o primeiro ponto de estudo, certo?

O que mais o biomédico pode estudar?

O biomédico deve estar sempre se atualizando e, para isso acontecer, estudar continuamente é fundamental. Na área de Biológicas, como você viu, o mercado de trabalho é bem extenso e, é claro, as suas especializações também. Confira a seguir algumas delas:

Biofísica

Ciência que aplica teorias e métodos da física para resolver questões biológicas. Ela procura enxergar o ser humano como um corpo que ocupa lugar no espaço, que transforma energia, estando presente em um ambiente que interage com ele e com o qual ele também interage. Desta forma, ela estuda a ação das moléculas, o metabolismo celular, as funções fisiológicas e tudo que acontece no corpo dos seres vivos. 

Diagnóstico por imagem

Também conhecida por imagenologia, permite ao biomédico estudar órgãos e sistemas do corpo humano por imagens. Tomografia, radiografia, mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia, ressonância magnética e medicina nuclear são algumas delas.  

Genética

Mais voltada à área de pesquisa, estuda genes e suas mutações. Além disso, também realiza exames de DNA, não somente para paternidade, mas também em caso de perícia criminal, já citada anteriormente. Gregor Mendel, o pai da genética moderna, foi um monge agostiniano do século XIX. Sua pesquisa de genes e hereditariedade com ervilhas permitiu a descoberta das leis fundamentais sobre a herança genética, que abriram caminho para os estudos atuais.

Patologia

Esta especialização estuda os mais diversos tipos de doenças, seus agentes e possíveis curas. É outra área bastante buscada nas Ciências Biológicas, principalmente para estudo de doenças ainda sem tratamento. Muitas vezes, a palavra Patologia é utilizada como sinônimo de doença, o que é um erro, pois ela estuda as causas e seus tratamentos.

Saúde Pública

Aqui entram o SUS  e os bancos de sangue. Carlos Chagas e Oswaldo Cruz eram médicos sanitaristas, que é outra área de atuação da Biomedicina. Ao desenvolver e aplicar programas de saúde pública, os biomédicos promovem campanhas e previnem doenças em todo o país. No caso desses citados e famosos, vacinas e doenças foram descobertas graças às suas pesquisas e experimentações. Carlos Chagas descobriu, entre outras coisas, a doença que leva seu nome e, Oswaldo Cruz, as vacinas contra a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. Os dois se conheceram em 1902, quando Chagas pediu ajuda de Cruz em sua tese de doutorado. Em 1905, Cruz procurou Chagas, para auxiliá-lo em uma campanha contra a malária.

Por que estudar Biomedicina no Grupo Unis?

Melhor curso de Minas Gerais, a Biomedicina do Grupo Unis é o quinto melhor curso do Brasil segundo o MEC. Com um corpo docente qualificado e mais de quinze anos de experiência, o curso de Biomedicina do Grupo Unis tem um alto índice de empregabilidade. Na parte prática, o aluno conta com laboratórios de Anatomia, Química Geral, Química Orgânica, Química Analítica, Bioquímica e Bromatologia; Microbiologia, Apoio à Pesquisa e Extensão, Fisiologia, Citologia, Citopatologia, Hematologia Clínica, Laboratório Clínico, Parasitologia Clínica e Urinálise Clínica, com uma infraestrutura completa.

Diferenciais

O curso de Biomedicina do Grupo Unis também oferece intercâmbio com universidades parceiras, distribuídas em mais de dez países. Modernas metodologias também permitem ao aluno escolher da Análise Clínica à Biomedicina Estética.

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulârio que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.