Unis telefone

 

Unis whats

 

 

A arquitetura vai muito além de decorar ambientes e espaços abertos. O profissional desta área deve entender sobre cálculos, arte e, é claro, ter muita criatividade e imaginação! Saiba mais sobre o mercado de trabalho, perfil profissional e outras curiosidades deste curso!

Baixe o e-book de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UNIS.

 

O que é Arquitetura e Urbanismo?

Desde que os seres humanos deixaram de ser nômades e começaram a construir casas e abrigos, a Arquitetura existe. Como se fosse uma segunda pele, em termos de proteção para a família, as pessoas constroem seus lares para sua segurança e a dos que amam. Próxima a outras áreas, como a Engenharia e a Construção Civil, a Arquitetura não se preocupa somente com a segurança e estabilidade das construções, mas também com a sua estética e beleza. 

Vitrúvio, arquiteto romano do século I a.C., definiu três grandes pilares da Arquitetura, que são: Venustas (estética), Utilitas (funcionalidade) e Firmitas (estrutura). Outro arquiteto também famoso, mas da era atual, foi Oscar Niemeyer, conhecido por suas obras curvilíneas em todo o Brasil, além de ter papel fundamental na construção de Brasília. 

A capital de nosso país é um dos melhores exemplos que temos da Arquitetura Moderna. Onde hoje vemos cidades planejadas, antigamente via-se apenas matagais. Graças à Juscelino Kubitschek e sua visão de futuro, muitas obras da arquitetura moderna tiveram sua origem lá.

Como é o mercado de trabalho em Arquitetura e Urbanismo?

Por ser uma área bastante ampla são muitas as opções de atuação deste profissional. A seguir, citamos algumas delas:

Restauração de edifícios

Prédios históricos, como os que vemos em Ouro Preto e outros locais no Brasil, são conservados e restaurados por arquitetos. O tombamento de prédios por órgãos como  IEPHA e IPHAN, bem como a preservação do patrimônio cultural também é função dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Acompanhamento de obras

Assim como o engenheiro tem suas atribuições na construção civil, o arquiteto também acompanha a reforma e construção de suas obras e edifícios. Além de avaliar se seus cálculos estão sendo seguidos, ele também observa se a estética está seguindo o planejamento de suas plantas arquitetônicas.

Design de Interiores

O arquiteto não trabalha somente com ambientes externos, pois também auxilia a decoração de casas e lojas. Muitas vitrines são montadas por arquitetos, os quais também definem qual o melhor material para ser utilizado em cada uma delas. Além disso, ele também observa se a funcionalidade de cada lugar está de acordo com a planta, e pode também prever locais para circulação interna e muito mais.

Urbanismo

Planejamento urbano faz parte do nome e da grade do curso de Arquitetura. As cidades estão sempre crescendo, logo esse profissional é responsável por planejar essa expansão, para que tudo não se torne um caos. Brasília foi construída do zero e Belo Horizonte também foi planejada com arquitetos convidados por Aarão Reis. 

O arquiteto também deve levar em conta a sustentabilidade, planejar áreas verdes e preservar o meio ambiente em seus projetos. Fala-se também de “Arquitetura Verde”, mas essa é uma questão fundamental em todos os tipos de arquiteturas que existem.

CTA-01

Como deve ser o arquiteto de sucesso?

Criatividade e bom gosto é fundamental para ter sucesso nesta área. Além disso, o arquiteto deve ter um perfil matemático e lógico, ser bom em cálculos complexos e não ter medo de inovar. Ser paciente e estar sempre atualizado também são características fundamentais de quem quer ter sucesso nesta profissão. Muitas vezes, quando você começa o curso, percebe detalhes em prédios e casas que nunca tinha visto antes! Logo, além de estudar muito, você também deve estar atento às obras de outros arquitetos, a fim de aprimorar seu senso de observação.

O que mais pode ser estudado em Arquitetura e Urbanismo?

Como o arquiteto sempre deve estar atualizado e nunca parar de estudar, as especializações são inúmeras! Confira a seguir algumas delas:

Luminotécnica

Engloba projetos de iluminação de espaços grandes e pequenos, assim como de áreas externas. Pensando na funcionalidade e na estética, o estudo desta área permite que o arquiteto conheça e desenvolva tipos de iluminação e materiais para proporcionar maior luz e conforto ao ambiente.

Arquitetura promocional

O Brasil é responsável por sediar o principal congresso de inovação da América Latina e está sempre promovendo muitos outros eventos. Por isso, nesse segmento em crescente expansão você poderá atuar em feiras, congressos e outros, e, ainda, poderá atuar com a  arquitetura cenográfica, que projeta cenários para shows e peças teatrais. 

Em muitos eventos de negócios e empreendimentos, a decoração de estandes e de outros locais são mais do que uma simples estética, pois auxiliam na experiência do consumidor. Desta forma, o consumidor não só se lembra do produto exibido, mas da sensação de entrar no local de demonstração e de seus sentimentos em relação a isso. Desta forma, mais do que uma experiência estética, ela também é sensorial e emocional.

Design de Videogame

Muitos jogos realistas precisam de profissionais capacitados da área da Arquitetura para projetar cidades e cenários. The Sims, por exemplo, que já está em sua quarta edição, além de projetar casas e decorá-las, permite que você viaje por cidades e outros países, frequente uma escola e tenha um emprego, tudo isso projetado por mãos habilidosas de arquitetos e designers renomados. Outros jogos também mexem com esta área de construção, como o Minecraft, em que você mesmo cria e monta pessoas e cenários.

Além dessas áreas, o arquiteto também pode dar aulas em instituições acadêmicas. Saber fotografar bem é uma das habilidades que este profissional adquire em uma universidade e, por isso, pode dar aulas de fotografia para jovens e adultos, em escolas especializadas ou como autônomo.

Por que estudar Arquitetura e Urbanismo no Grupo Unis?

Com aulas teóricas e práticas, este curso de cinco anos tem matérias diferenciadas e metodologias ativas, que permitem ao estudante sair da universidade diretamente para o mercado de trabalho. Com matérias que vão desde a Arquitetura Brasileira, Comunicação e Expressão, História da Arte à Materiais de Construção, Semiótica e Topografia, o docente percebe a importância de ser arquiteto nos grandes centros urbanos e outros locais.

Além de promover estágios em escritórios e ter também um escritório modelo, que desenvolve projetos sociais, os alunos contam com laboratórios diversos. Os de Física, Solos e Materiais de Construção, Maquetes e Informática enriquecem bastante o currículo do curso do Grupo Unis e permitem ao aluno se diferenciar no mercado de trabalho.

Diferenciais

Além de ser o melhor curso de Minas Gerais e ter aulas diversas, o Unis oferece aos seus alunos mobilidade acadêmica, um corpo docente altamente qualificado e aproximação com o mercado de trabalho. Por ter diversas empresas conveniadas, o egresso do curso já sai com seu emprego garantido.

Baixe o e-book de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UNIS.

 

cta- cursos - 6
cta- cursos - 7
cta- cursos - 9
cta- cursos - 10
cta- cursos - 11
cta- cursos - 1
cta- cursos - 2
cta- cursos - 3
cta- cursos - 4
cta- cursos - 5