Renovação de Reconhecimento de curso: PORTARIA N. 702/2013, 18 DE DEZEMBRO DE 2013. DOU 19 de dezembro de 2013.
NOTA 4 NO ENADE!
COM A EVIDÊNCIA CADA VEZ MAIOR DAS MÍDIAS SOCIAIS A DEMANDA POR PUBLICITÁRIOS AUMENTA, TANTO NO ATENDIMENTO DE E-COMMERCE, QUANTO NAS MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS.
CONCLUSÃO EM 4 ANOS!
O profissional desta área, pode atuar com mídia, marketing, planejamento, atendimento, criação publicitária, produção de áudio e vídeo e muitas outras áreas. Saiba tudo sobre a grade curricular do curso do Unis, seus diferenciais e o mercado de trabalho para ter sucesso em sua carreira!
Muitas pessoas acham que o curso de Publicidade e Propaganda só serve para fazer propagandas. No entanto, o publicitário deve entender, antes de mais nada, de pessoas. Sim, ele tem que entender sobre a comunicação e como ela funciona com os seres humanos, sejam clientes, público ou colaboradores. Na maioria das vezes, chegam às agências clientes que nem sabem ao certo o que querem e é papel do publicitário transformar as ideias deles em estratégias de sucesso para serem seguidas.
O profissional de Publicidade pode trabalhar em agências, rádios, televisões e muitos outros veículos. Geralmente, pode se desdobrar em variados cargos, até mesmo trabalhando como autônomo. Algumas opções de trabalho são:
É o que faz o primeiro contato com os clientes ou fornecedores de serviços. Ele é quem apresentará a agência para os clientes, mostrando o que foi criado e colhendo seu feedback. Muitas vezes, também é ele quem faz o atendimento telefônico e marca as reuniões entre o planejamento e a criação.
Responsável por transformar a ideia do cliente em algo palpável, costuma definir os prazos para a criação e repassar para o atendimento.
Ele deve dispor de referências e especificar quais estratégias e procedimentos serão aplicados para alcançar os objetivos pretendidos pelo cliente. Além de procurar conhecer o público que vai consumir o produto divulgado, e assim elaborar o melhor plano.
É quem realmente executa as ideias, tanto nos textos quanto nas imagens. Muitas vezes, o publicitário tem que desenvolver vídeos e áudios. Nestes casos, ele contrata uma produtora ou então utiliza o estúdio da agência.
O designer é responsável por fazer artes para redes sociais, impressos, logotipos e outras imagens para divulgar o produto. Muitas vezes, até mesmo desenvolve embalagens e pode editar fotografias. Se for redator, o publicitário desenvolve slogans, roteiros de textos para rádio e televisão, spots, jingles e muitos outros.
Como citado acima, ele é responsável por desenvolver ideias em estúdios particulares ou na própria agência. Esse profissional deve estar apto para fazer todo o planejamento estratégico da propaganda dar certo.
Por exemplo, no caso de fotografias publicitárias, ele deve ter em mãos a lista de materiais necessários para o sucesso das fotos e deixar tudo a postos para nada dar errado. Evitar imprevistos é o principal objetivo deste profissional.
Profissional responsável pelo orçamento e veiculação de cada anúncio, ele é que desenvolve as contas e vê qual anúncio será divulgado em qual veículo, em que horário e por quanto tempo. Por exemplo, um público formado por donas de casa, geralmente está presente nos horários da manhã e à tarde em seu lar.
Então, deve-se veicular o anúncio do produto, suponhamos uma marca de sabão em pó, nos horários de 10h às 13h e 15h às 17h nas televisões, para que ela não perca nenhum anúncio ou assista a pelo menos um deles.
O publicitário de sucesso deve ser curioso, prever riscos e soluções, além de saber trabalhar em equipe. Ainda, deve ser desapegado, não buscar fama ou reconhecimento com seus trabalhos.
Ser criativo também é fundamental para se dar bem na carreira, e ele não pode ter medo de se atualizar e se arriscar.
Muitas vezes, o aluno ingressa em um curso de Publicidade para ganhar um Leão de Ouro em Cannes, mas é importante pensar que, quem já ganhou este prêmio, não pretendia ganhá-lo, só fez o seu trabalho o melhor que podia.
Ser comunicativo e entender as pessoas também é importante na carreira. Muitas vezes, o profissional de Publicidade tem que ser um pouco psicólogo para entender o que o cliente e o público querem, para criar uma solução que agrade aos dois.
O profissional de Publicidade e Propaganda nunca deve deixar de estudar e sempre acompanhar as atualizações e novidades da área. Para isso, são muitas as possibilidades de especialização, como:
A Publicidade faz parte do marketing, mas não é a mesma coisa. O marketing geralmente é a parte mais estratégica, a que vai definir o público, o produto, o preço. Resumidamente, esta parte é que vai responder as perguntas “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, por quê?”, “por quanto?” e “como?”. Conta também com especificações, como o marketing digital e o marketing de guerrilha, usualmente utilizado por clientes com urgência e pouco orçamento.
Um grande diferencial que o profissional de Comunicação pode investir. Ao aprender como desenvolver aplicativos e programas, sites, blogs e outras plataformas virtuais, o publicitário expande bastante a sua área de atuação no mercado.
Geralmente, os bons profissionais deste ramo são mais valorizados no mercado e, algumas vezes, até mesmo disputados por agências e empresas. Se tiver uma especialização em TI, será um profissional muito mais completo que os outros, garantindo seu futuro e sua carreira. Já pensou ter um produto de seu cliente divulgado por um jogo desenvolvido por você?
Muito se engana quem pensa que o publicitário só divulga produtos e faz propaganda. Por ser da área de Comunicação, pode intermediar relacionamentos e facilitar a comunicação interna e externa de uma empresa. Ao promover pesquisas de marketing, o publicitário poderá prever problemas e apontar soluções em instituições dos mais diferentes ramos.
Muitas vezes, ele também serve de ponte entre o público e os clientes, ao intermediar conversas e comentários em redes sociais. As soluções para problemas antigos das empresas estão nas falas dos clientes, em sua maioria, mas as instituições não observam, seja por falta de tempo ou, até mesmo, de recursos humanos.
O curso de Publicidade e Propaganda do Unis é bastante completo, e auxilia seus alunos a entenderem, acima de tudo, de pessoas. Com matérias sobre comportamento do consumidor, ética e sociedade e filosofia da comunicação, o aluno se torna apto a conhecer e ter empatia com a pessoas em seu trabalho, seja colaborador, colega de equipe, cliente ou público.
O curso também conta com diversos laboratórios de rádio, televisão e fotografia, além de ser sede da Associação dos Profissionais de Propaganda do Sul de Minas, a APP Sul de Minas, que promove uma série de eventos, viagens técnicas para empresas, agências, veículos e palestras e congressos nas grandes capitais do país.
Também possuímos uma organização de alunos chamada UPP - Unis Publicidade e Propaganda que busca auxiliar a organização de alunos e torná-los responsáveis pelos projetos e eventos de extensão do curso, trazendo ainda mais experiência para seus discentes.
O Grupo Unis também promove visitas técnicas a grandes agências e veículos, nas capitais e grandes centros do país. Ainda conta com intercâmbio em 13 países parceiros, na Europa e em todo o mundo.
Com um corpo docente formado por mestres e doutores da área, o curso apresenta metodologias ativas, de forma que grande parte de seus egressos saiam com empregos ou estágios garantidos. Desta forma, os alunos de Publicidade e Propaganda concluem a universidade aptos para transformar desejos em necessidades e, é claro, deixarem seus clientes satisfeitos.
Renovação de Reconhecimento de curso: PORTARIA N. 702/2013, 18 DE DEZEMBRO DE 2013. DOU 19 de dezembro de 2013.
Existe um amplo campo de atuação para o publicitário. O mercado de trabalho para este profissional divide-se basicamente entre agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos (rádios, jornais, TVs, revistas).
A área de criação nas agências é a mais procurada, devido ao grande interesse dos profissionais pela criação publicitária. Há uma tendência dos profissionais em se especializar em uma das diversas etapas do trabalho em Publicidade e Propaganda: atendimento, pesquisa de mercado, planejamento, redação, mídia, criação e arte.
Um novo espaço promissor para o publicitário é a Internet. A linguagem, os recursos e até o público têm diferenças significativas, em relação aos meios de comunicação convencionais. De qualquer forma, os postos de trabalho nessa área têm sido preenchidos por publicitários oriundos das diversas áreas, principalmente das mídias impressa e televisiva.
De maneira geral, o profissional formado pelo Unis-MG esta capacitado a exercer sua profissão e resolver problemas em diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, tais como:
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A grande competitividade presente nas áreas de Comunicação Social, principalmente no setor de Publicidade e Propaganda, tem exigido o permanente aprimoramento dos conhecimentos adquiridos, relacionados à construção de uma fundamentada formação generalista, mas ao mesmo tempo preocupada com uma adequada e contínua especialização, tanto de professores, como de alunos e de profissionais.
A mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais de publicidade voltados para a evolução e velocidade das mudanças tecnológicas, não apenas em seus aspectos técnicos, mas também em relação ao conhecimento, perspicácia e eficiência em sua utilização.
Dessa maneira, o curso pretende formar um profissional que, ao concluir o curso, possua como característica um conjunto de habilidades complementares, relacionadas aos dois grandes objetivos do curso e que de forma resumida podem ser assim referidas:
Carina Adriele Duarte de Melo
http://lattes.cnpq.br/6909130283777291
Cesar Fernandes Ribeiro Filho
http://lattes.cnpq.br/6220292330075276
Ernani de Souza Guimaraes Jr
http://lattes.cnpq.br/6063005535270998
Gisele Cristina Nishiyama
http://lattes.cnpq.br/5256288546794351
Guilherme Augusto Dionisio Vivaldi
http://lattes.cnpq.br/6175320290464968
Gustavo Flausino de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/2355263407944822
Humberta Gomes Machado Porto
http://lattes.cnpq.br/2116814062738504
Lucas Prado
http://lattes.cnpq.br/9213229924351233
Lucas Rosa Paiva
http://lattes.cnpq.br/7560579130730003
Luciano de Lima Pires
http://lattes.cnpq.br/3240744427800023
Lucio Garcia Caldeira
http://lattes.cnpq.br/4335697695739387
Maycon Paulo de Souza Firmino
http://lattes.cnpq.br/7253336940818795
Ricardo Morais Pereira
http://lattes.cnpq.br/2265577137474794
Romilson Marco dos Santos
http://lattes.cnpq.br/0355813812660365
Terezinha Richartz Santana
http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
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PROJETO INTERDISCIPLINAR – PIC
O curso oferece um projeto interdisciplinar onde os alunos, através de grupos formados, desenvolvem estudos e apresentam campanhas para clientes, afim de aprimorar seus conhecimentos e colocá-los em prática real.