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O profissional desta área, pode atuar com mídia, marketing, planejamento, atendimento, criação publicitária, produção de áudio e vídeo e muitas outras áreas. Saiba tudo sobre a grade curricular do curso do Unis, seus diferenciais e o mercado de trabalho para ter sucesso em sua carreira!

O que é Publicidade e Propaganda?

Muitas pessoas acham que o curso de Publicidade e Propaganda só serve para fazer propagandas. No entanto, o publicitário deve entender, antes de mais nada, de pessoas. Sim, ele tem que entender sobre a comunicação e como ela funciona com os seres humanos, sejam clientes, público ou colaboradores. Na maioria das vezes, chegam às agências clientes que nem sabem ao certo o que querem e é papel do publicitário transformar as ideias deles em estratégias de sucesso para serem seguidas.

Como é o mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda?

O profissional de Publicidade pode trabalhar em agências, rádios, televisões e muitos outros veículos. Geralmente, pode se desdobrar em variados cargos, até mesmo trabalhando como autônomo. Algumas opções de trabalho são:

Atendimento

É o que faz o primeiro contato com os clientes ou fornecedores de serviços. Ele é quem apresentará a agência para os clientes, mostrando o que foi criado e colhendo seu feedback. Muitas vezes, também é ele quem faz o atendimento telefônico e marca as reuniões entre o planejamento e a criação.

Planejamento

Responsável por transformar a ideia do cliente em algo palpável, costuma definir os prazos para a criação e repassar para o atendimento.

Ele deve dispor de referências e especificar quais estratégias e procedimentos serão aplicados para alcançar os objetivos pretendidos pelo cliente. Além de procurar conhecer o público que vai consumir o produto divulgado, e assim elaborar o melhor plano.

Criação

É quem realmente executa as ideias, tanto nos textos quanto nas imagens. Muitas vezes, o publicitário tem que desenvolver vídeos e áudios. Nestes casos, ele contrata uma produtora ou então utiliza o estúdio da agência.

O designer é responsável por fazer artes para redes sociais, impressos, logotipos e outras imagens para divulgar o produto. Muitas vezes, até mesmo desenvolve embalagens e pode editar fotografias. Se for redator, o publicitário desenvolve slogans, roteiros de textos para rádio e televisão, spots, jingles e muitos outros. 

Produtor

Como citado acima, ele é responsável por desenvolver ideias em estúdios particulares ou na própria agência. Esse profissional deve estar apto para fazer todo o planejamento estratégico da propaganda dar certo.

Por exemplo, no caso de fotografias publicitárias, ele deve ter em mãos a lista de materiais necessários para o sucesso das fotos e deixar tudo a postos para nada dar errado. Evitar imprevistos é o principal objetivo deste profissional.

Mídia

Profissional responsável pelo orçamento e veiculação de cada anúncio, ele é que desenvolve as contas e vê qual anúncio será divulgado em qual veículo, em que horário e por quanto tempo. Por exemplo, um público formado por donas de casa, geralmente está presente nos horários da manhã e à tarde em seu lar.

Então, deve-se veicular o anúncio do produto, suponhamos uma marca de sabão em pó, nos horários de 10h às 13h e 15h às 17h nas televisões, para que ela não perca nenhum anúncio ou assista a pelo menos um deles.

Qual o perfil profissional para quem quer fazer Publicidade e Propaganda?

O publicitário de sucesso deve ser curioso, prever riscos e soluções, além de saber trabalhar em equipe. Ainda, deve ser desapegado, não buscar fama ou reconhecimento com seus trabalhos.

Ser criativo também é fundamental para se dar bem na carreira, e ele não pode ter medo de se atualizar e se arriscar.

Muitas vezes, o aluno ingressa em um curso de Publicidade para ganhar um Leão de Ouro em Cannes, mas é importante pensar que, quem já ganhou este prêmio, não pretendia ganhá-lo, só fez o seu trabalho o melhor que podia.

Ser comunicativo e entender as pessoas também é importante na carreira. Muitas vezes, o profissional de Publicidade tem que ser um pouco psicólogo para entender o que o cliente e o público querem, para criar uma solução que agrade aos dois.

Em que o publicitário pode se especializar?

O profissional de Publicidade e Propaganda nunca deve deixar de estudar e sempre acompanhar as atualizações e novidades da área. Para isso, são muitas as possibilidades de especialização, como:

Marketing e Vendas

A Publicidade faz parte do marketing, mas não é a mesma coisa. O marketing geralmente é a parte mais estratégica, a que vai definir o público, o produto, o preço. Resumidamente, esta parte é que vai responder as perguntas “quem?”, “o quê?”, “quando?”, “onde?”, por quê?”, “por quanto?” e “como?”. Conta também com especificações, como o marketing digital e o marketing de guerrilha, usualmente utilizado por clientes com urgência e pouco orçamento.

Tecnologia

Um grande diferencial que o profissional de Comunicação pode investir. Ao aprender como desenvolver aplicativos e programas, sites, blogs e outras plataformas virtuais, o publicitário expande bastante a sua área de atuação no mercado. 

Geralmente, os bons profissionais deste ramo são mais valorizados no mercado e, algumas vezes, até mesmo disputados por agências e empresas. Se tiver uma especialização em TI, será um profissional muito mais completo que os outros, garantindo seu futuro e sua carreira. Já pensou ter um produto de seu cliente divulgado por um jogo desenvolvido por você?

Comunicação Empresarial

Muito se engana quem pensa que o publicitário só divulga produtos e faz propaganda. Por ser da área de Comunicação, pode intermediar relacionamentos e facilitar a comunicação interna e externa de uma empresa. Ao promover pesquisas de marketing, o publicitário poderá prever problemas e apontar soluções em instituições dos mais diferentes ramos. 

Muitas vezes, ele também serve de ponte entre o público e os clientes, ao intermediar conversas e comentários em redes sociais. As soluções para problemas antigos das empresas estão nas falas dos clientes, em sua maioria, mas as instituições não observam, seja por falta de tempo ou, até mesmo, de recursos humanos.

Por que estudar Publicidade e Propaganda no Grupo Unis?

O curso de Publicidade e Propaganda do Unis é bastante completo, e auxilia seus alunos a entenderem, acima de tudo, de pessoas. Com matérias sobre comportamento do consumidor, ética e sociedade e filosofia da comunicação, o aluno se torna apto a conhecer e ter empatia com a pessoas em seu trabalho, seja colaborador, colega de equipe, cliente ou público.

O curso também conta com diversos laboratórios de rádio, televisão e fotografia, além de ser sede da Associação dos Profissionais de Propaganda do Sul de Minas, a APP Sul de Minas, que promove uma série de eventos, viagens técnicas para empresas, agências, veículos e palestras e congressos nas grandes capitais do país.

Também possuímos uma organização de alunos chamada UPP - Unis Publicidade e Propaganda que busca auxiliar a organização de alunos e torná-los responsáveis pelos projetos e eventos de extensão do curso, trazendo ainda mais experiência para seus discentes.

Diferenciais

O Grupo Unis também promove visitas técnicas a grandes agências e veículos, nas capitais e grandes centros do país. Ainda conta com intercâmbio em 13 países parceiros, na Europa e em todo o mundo. 

Com um corpo docente formado por mestres e doutores da área, o curso apresenta metodologias ativas, de forma que grande parte de seus egressos saiam com empregos ou estágios garantidos. Desta forma, os alunos de Publicidade e Propaganda concluem a universidade aptos para transformar desejos em necessidades e, é claro, deixarem seus clientes satisfeitos.

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