Unis telefone

 

Unis whats

 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é mais uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que favorece a entrada de pessoas de baixa renda no Ensino Superior. Ele oferece bolsas de 50% e 100% em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para os estudantes que não conquistaram, ainda, seu diploma de nível superior.

Como a bolsa é oferecida para uma população específica, os beneficiados precisam provar anualmente a sua situação socioeconômica. As datas e prazos podem ser encontradas no Portal do MEC.

Quem pode receber o benefício do Prouni?

Para conseguir o Prouni, o estudante precisa atender a pelo menos duas das condições abaixo:

  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Importante: as bolsas integrais (100%) são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas de 50% (parciais) são destinadas à renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Como funciona o processo seletivo?

O processo seletivo do Prouni é dividido em duas fases: regular e ocupação de bolsas remanescentes. As inscrições, em ambos os casos, são gratuitas e devem ser feitas pela internet.

A fase regular é destinada aos estudantes que participaram do ENEM do ano anterior e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das notas de todas as provas e não tenham obtido zero na redação.

As vagas remanescentes, por sua vez, podem ser concorridas por estudantes que obtiveram nota superior a 450 em uma mesma edição do ENEM a partir do ano de 2010 e não tenham tirado nota zero na prova.

A disputa pelas vagas remanescentes também pode ser feita por professores da rede pública de ensino, em exercício do magistério (na educação básica) e que integrem o quadro permanente da instituição na qual trabalha — essa alternativa só se aplica aos cursos de licenciatura voltados para o magistério da educação básica.

Quais documentos são necessários?

Para ter acesso ao Prouni, você deve apresentar os seguintes documentos:

botao