CTA-01-3

whatsapp

 

Indústria, Comércio, Construção Civil e Serviços são alguns poucos exemplos da área de atuação do profissional de Processos Gerenciais. Com uma grade curricular bem completa, este curso superior de dois anos permite ao profissional atuar nas mais diferentes áreas de uma mesma empresa e até mesmo ser autônomo, criando seu próprio empreendimento! Conheça em nosso texto tudo sobre este curso, o perfil profissional e as possibilidades de especialização!

Baixe o e-book de Processos Gerenciais do Grupo UNIS

 

O que é Processos Gerenciais?

O curso engloba matérias de humanas e exatas, tem como objetivo ensinar ao aluno a administrar  uma empresa. Também conhecido como Gestão de Negócios, possui disciplinas de Marketing, Logística, Vendas e Contabilidade, além de muitas outras. 

Criado como parte da Administração, Processos Gerenciais busca mostrar ao aluno como administrar todas as áreas da empresa, para que ele conheça profundamente cada processo e consiga entender a organização como um sistema, em que uma parte não sobrevive sem a outra.

Como trabalha o profissional de Processos Gerenciais?

O mercado no Brasil para a área de Administração atrai cada vez mais novas empresas. As startups, por exemplo, cresceram mais que o dobro nos últimos seis anos. Uma pesquisa recente apontou que, em nosso país, são 6 mil startups e 62 mil empreendedores.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de empresas,hoje, pode ser ainda maior, entre 10 mil e 15 mil, já que muitas ainda estão na fase de ideias e ainda não têm o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Startups são pequenas empresas que estão no estágio inicial de desenvolvimento, lidando com os riscos e as incertezas deste processo. Além disso, também são organizações com serviços e tecnologias inovadores, de custos menores e processos mais ágeis. Costumam oferecer seus serviços diretamente ao consumidor e a outras startups. Muitas vezes, quando alcançam a maturidade empresarial, podem também prestar serviços a empresas maiores. A própria ideia de startup é de oferecer serviços inovadores a preços justos, de modo que tanto a contratante quanto à contratada possam crescer no mercado.

Além delas, o profissional de Processos Gerenciais também pode atuar em outras empresas de diferentes tamanhos e ramos, produzindo relatórios e administrando equipes. Se preferir abrir seu próprio negócio, o empreendedor, além de ter uma startup, também pode atuar na indústria, comércio, construção civil, logística e marketing.  Ainda no caso das startups, as áreas que mais se destacam são as de Educação, Finanças, Comunicação, Saúde e Bem-Estar.

Quais as competências esperadas do profissional de Processos Gerenciais?

O perfil do atual empreendedor é de um jovem, com idade entre 35 e 40 anos, sendo, em sua maioria, homens, embora tenha havido a expansão da área para a mulheres também.

Comumente tal faixa etária traduz pessoas maduras, ou seja, que muitas vezes tentaram obter  sucesso com sua própria empresa fracassaram, mas não desistiram. Ser resiliente é uma das características de quem ingressa neste curso.

Outras delas é ser uma pessoa proativa, flexível, versátil, comprometida com seu trabalho, ter uma boa comunicação, empatia e, acima de tudo, liderança.

Muitas pessoas confundem “ser líder” com “ser chefe”. No entanto, enquanto o chefe dá ordens, o líder constrói junto, não fica apenas olhando, mas mostra como se faz e coloca a mão na massa junto com seus colaboradores. Esta é uma das principais diferenças de quem quer fazer Processos Gerenciais, não só mandar, mas, sobretudo, entender que qualquer área profissional depende da conjugação de esforços entre líderes e colaboradores.  

CTA-01

Como prosseguir na carreira de Processos Gerenciais?

Como você viu, seja para administrar a sua empresa ou de terceiros, é essencial sempre se atualizar sobre o mercado de trabalho e o ambiente externo, tais como produtos, público, praça e promoção.

Para seguir uma carreira de sucesso em Processos Gerenciais você nunca deve deixar de estudar. Confira a seguir o que mais você pode fazer:

Comércio Exterior

Geralmente oferecida como MBA, esta especialização é essencial para os profissionais que buscam mais oportunidades, principalmente fora do país. Nela, o aluno aprofunda seus conhecimentos sobre a internacionalização de empresas, bem como o planejamento e controle de uma organização internacional.

Comunicação Institucional

Nesta pós-graduação, o estudante aprende sobre a comunicação interna entre a empresa e seus colaboradores.

Não só para promover e implementar as políticas internas de comunicação da organização, mas também instituir eventos corporativos e apresentar projetos para as mais diferentes mídias. 

O profissional também poderá fazer a assessoria da empresa em que trabalha, bem como ampliar suas oportunidades de trabalho em agências, consultorias e órgãos públicos.

Negócios Imobiliários

Também é um MBA e seu foco é no setor imobiliário e suas constantes adaptações ao mercado. Mesmo com suas variadas alterações, este é um meio bastante competitivo, onde sempre há demanda para bons profissionais.

Afinal, sempre existiram imóveis e também há quem os venda e os compre. Logo, este é um mercado de peso, já estabelecido na sociedade e, mesmo que passe por flutuações financeiras, nunca fica realmente em crise.

Por que estudar Processos Gerenciais no Grupo Unis?

O curso tecnólogo, com duração de dois anos e reconhecido pelo MEC como Ensino Superior, apresenta alta taxa de empregabilidade, com mais de 90% de seus egressos já no mercado de trabalho assim que formam. Além disso, o curso tem mensalidades acessíveis e professores especializados.

A grade curricular compreende nove matérias de gestão. Elas são Gestão Empreendedora, Gestão Estratégica, Gestão Financeira, Gestão da Inovação e Criatividade, Gestão da Produção e Operações, Gestão da Qualidade, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços e Varejo. Mas para quê tanta gestão? Lembre-se que, no curso de Processos Gerenciais, você será responsável por todas as áreas da empresa, ou seja, vai aprender a gerir a organização como um todo.

O curso também tem em sua matriz curricular as disciplinas de Comportamento Organizacional, Comunicação e Expressão, Direito Empresarial, Economia, Ética e Sociedade, Fundamentos de Processos Gerenciais, Logística e Cadeia de Suprimentos, Matemática Aplicada e Estatística, Simulação Gerencial, Sistemas de Informação Gerencial, além de quatro projetos interdisciplinares ao longo do curso. Esses projetos utilizam todas as disciplinas estudadas no semestre para uma melhor integração do estudante na realidade de sua carreira.

Diferenciais

O Grupo Unis proporciona a seus professores e alunos experiências estudantis em instituições internacionais, da Europa, Ásia e Américas. Além disso, por ter convênio com mais de 1.500 empresas da região, oferece múltiplas oportunidades de trabalho a seus alunos.

A cada semestre, o aluno tem o projeto interdisciplinar, integrando as disciplinas estudadas no período, se preparando ainda mais para a realidade do mercado de trabalho.

Baixe o e-book de Processos Gerenciais do Grupo UNIS

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8