CTA-01-3

whatsapp

 

A Pedagogia surge ao longo de vários séculos desde a Paideia Grega esboçando as primeiras contribuições para a prática educativa, a  princípio pela reflexão intimamente ligada à filosofia e depois no sentido empírico e prático ligada à formação da criança. No sentido etimológico da palavra, Pedagogia é assim formada: "paidos" ("da criança") e "agein" ("conduzir"). Conta a história que os escravos na Grécia antiga, chamados pedagogos, cuidavam e conduziam as crianças à escola.

Baixe o e-book de Pedagogia do Grupo UNIS

 

Atualmente, os pedagogos reconhecidos como profissionais da Educação atuam nos campos que requerem conhecimentos pedagógicos, como também em espaços não escolares.

Venha conhecer sobre o curso de Pedagogia do Grupo Unis: sua grade curricular, seus diferenciais de ensino e os campos de atuação do profissional no mercado de trabalho.

Pedagogia: o que é?

Atualmente vivemos num mundo plugado. Na sociedade da informação o processo de ensino e aprendizagem passam por grandes reflexões e mudanças.

Como vencer o desafio de ensinar?

O curso de Pedagogia destina-se à formação do profissional da Educação numa perspectiva reflexiva e investigativa. O curso de Pedagogia, de acordo com o Parecer CNE nº5 (2005)  e da Resolução CNE nº01 (2006), instituindo as DCNs (Diretrizes curriculares nacionais)destina-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam  previstos os conhecimentos pedagógicos.

É o curso ideal para propiciar a formação do profissional que: cuida, educa, administra a aprendizagem, alfabetiza em múltiplas linguagens, estimula e prepara para a continuidade do estudo.

Como é o mercado de trabalho em Pedagogia?

O mercado de trabalho para os licenciados em Pedagogia é bastante amplo. Além da atuação em escolas públicas e particulares - na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I, na gestão escolar -,  o pedagogo também pode trabalhar em:

  • Empresas diversas: no setor de recursos humanos, para gestão de projetos e pessoas e na produção de conhecimento científico, com pesquisa;
  • Hospitais: o pedagogo poderá atuar nas alas de recreação com atividades lúdicas e pedagógicas para os pacientes não perderem o ano escolar e ocuparem o seu tempo com atividades prazerosas;
  • Espaços não escolares: ajudando a superar as diversidades e desigualdades do contexto em que está inserido e em outras instituições (ONGs) criando projetos pedagógicos e auxiliando na qualidade de ensino nas regiões carentes do país;
  • Museus, zoológicos e parques: que contratam estes profissionais, para auxiliar a recepção de excursões escolares, elaborar atividades educativas e orientar crianças durante as visitas;
  • Editoras: fazendo pesquisas e análises, ao elaborar materiais didáticos para a educação infantil e básica.

No caso das escolas, existe uma lei recente, de 2017, que exige que profissionais graduados em Pedagogia deem aulas nos primeiros anos de ensino escolar. Isso fez aumentar a procura pelos cursos de graduação nas instituições superiores e, consequentemente, um aumento significativo na empregabilidade da profissão.

CTA-01

Como deve ser o profissional de Pedagogia?

O profissional de Pedagogia deve ser capaz de exercitar uma postura investigativa, integrativa e ética em face às realidades do  contexto do seu lugar de trabalho; trabalhar em equipe estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; aplicar vários modos de ensinar os conteúdos curriculares de forma adequada às diferentes etapas do desenvolvimento humano, principalmente das crianças; atualizar-se constantemente; utilizar e  aplicar técnicas e ou instrumentos próprios para a construção do conhecimento; inovar as práticas pedagógicas atendendo às especificidades da nova geração e demandas atuais da sociedade; saber gerir os conflitos inerentes às relações humanas; relacionar as inúmeras linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didáticos-pedagógicos; refletir sua ação pedagógica; usar da criatividade.

É fundamental que o profissional de Pedagogia acredite no potencial do ser humano!

Característica fundamental para dar certo na profissão é gostar de pessoas, principalmente de crianças. Afinal, uma das maiores responsabilidades deste profissional é formar cidadãos melhores para o futuro, cuidando de crianças em seus primeiros anos de vida.

Muitos falam que a educação começa em casa mas, com toda a certeza, se reforça no ambiente escolar. É importante sempre se lembrar que o futuro de todos, inclusive do pedagogo, depende muito dos valores que ele passa a seus pequenos alunos.

Ter empatia e ser criativo também é essencial para este profissional, além de possuir uma boa comunicação e gostar de transmitir conhecimentos.

Ter habilidade para perceber diferentes personalidades nas crianças e desenvolver seus talentos de forma natural também é essencial para essa profissão, além de ter muita paciência com as crianças, jovens e seus pais. Sim, lembre-se que o ambiente escolar é formado por alunos, professores e sua família.

Muitos pequenos são influenciados por problemas domésticos e é papel do pedagogo ajudá-los a enfrentar as dificuldades, sem serem influenciados por elas.

Parece um pouco com o papel do psicólogo, certo? Mas, todo pedagogo também tem um pouco de Psicologia, tanto que existe uma especialidade chamada Psicopedagogia.

O que mais o pedagogo pode estudar?

Muito se engana quem pensa que são poucas as especializações da área. Abaixo, listamos alguns segmentos nos quais você poderá se aprofundar futuramente:

Educação Especial Inclusiva

O pedagogo não só ensina as crianças e adolescentes em condições especiais. Ele também ajuda a identificar as limitações e habilidades de cada um, e cria aulas e material didático para que eles aprendam e interajam entre si e com as demais pessoas. 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação, de 1996, todos os deficientes têm direito à escola pública e gratuita. A lei também defende que eles devem estudar juntos a todos os outros estudantes, em uma mesma sala de aula. No entanto, muitos professores são contra, afinal, nem todos têm um preparo adequado para educar estas crianças especiais. Neste caso, é fundamental os cursos de Pedagogia e da área de Educação ampliarem sua grade curricular para tornar os mestres aptos a ensinarem a todos, sem distinções.

Gestão Escolar

Para os profissionais que desejam trabalhar com a administração, supervisão e orientação escolar, esta especialização os ajuda a entender melhor os problemas da comunidade e como solucioná-los. Na escola, o pedagogo conhecerá a sociedade e cultura deste ambiente, além de aprender como gerenciar os recursos financeiros e, é claro, lidar com todas as pessoas que compõem este ambiente.

Educação Corporativa

Com o objetivo de melhorar as relações e comportamento dos funcionários de uma empresa, esta habilitação permite ao pedagogo trabalhar junto com os profissionais do departamento pessoal, para auxiliar a todos a passarem por mudanças, por exemplo. Muitas vezes, para reduzir o stress no ambiente de trabalho, estas aplicações são necessárias e muito bem vindas nas corporações.

Docência em Educação Superior

Nesta pós-graduação, o pedagogo aprende como criar materiais e aulas para ensinar estudantes de ensino superior. Nela, ele conhece metodologias para formar professores de educação básica e fundamental. Muitas vezes, na falta de professores, o pedagogo é quem dará aulas nos ensinos Infantil e Fundamental, conforme previsto na lei já citada.

Psicopedagogia

Nesta pós-graduação, o pedagogo amplia e reúne conhecimentos de várias áreas de estratégias pedagógicas e psicológicas para lidar com as questões da aprendizagem e com os diversos tipos de dificuldades encontradas pelo sujeito aprendente entre outras atribuições

Por que estudar Pedagogia no Grupo Unis?

Como você viu, são muitas as áreas de atuação no mercado de trabalho para o profissional de Pedagogia e, no Grupo Unis, o aluno é preparado para todas elas. No curso, o estudante aprenderá oito habilitações de ensino, que são: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Supervisão, Orientação, Direção, Inspeção, Pedagogia empresarial (coaching), Educação inclusiva e aula na formação do magistério.

A matriz  curricular  do curso de Pedagogia abrange as disciplinas de Gestão escolar: supervisão, orientação e inspeção,  Alfabetização e Letramento, Arte educação, Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Metodologia e Prática dos componentes curriculares de acordo com a BNCC,  Conhecimento Filosófico e Filosofia para Crianças, Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem, Didática e Planejamento, Educação Especial Inclusiva, Educação Não-Escolar, Educação de Jovens e Adultos e muito mais. Desta forma, o aluno não só se prepara para as habilitações citadas, como fica preparado para atuar em outros espaços escolares e não escolares. 

Diferenciais

Além das habilitações acima referidas, o aluno do Grupo Unis pode ter aulas fora do país, em variadas instituições européias, asiáticas e americanas. Além disso, é oferecido ao aluno a prática em laboratórios didáticos e em uma brinquedoteca. Afinal, para ensinar é necessário experimentar o “sabor de saber”.

Baixe o e-book de Pedagogia do Grupo UNIS

 

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8