CTA-01-3

whatsapp

 

O curso de Logística envolve o estudo do gerenciamento da cadeia de suprimentos, desde o controle de fornecedores, previsão de entrega, controle de qualidade e gestão de estoque. Se quer saber mais sobre os motivos de fazer uma graduação nesta área, como é o mercado de atuação e o perfil do profissional, continue essa leitura até o final.

Baixe o e-book de Logística do Grupo UNIS.

 

Logística: o que é?

Logística pode ser entendida como o gerenciamento do fluxo de suprimentos de uma indústria ou empresa. Esses recursos podem ser físicos, como alimentos, materiais, líquidos e equipamentos, ou abstratos, como as informações.

Isso evidencia, obviamente, a importância dessa função, particularmente à medida que o mercado adota novas tecnologias e permite que as organizações concorram em nível global.

Essa atividade está essencialmente ligada a entrega bem-sucedida do valor final para o cliente. Pois, sem o planejamento e a execução adequada da distribuição de recursos, a sociedade como a conhecemos deixaria de funcionar.

O que faz um tecnólogo em Logística?

Para aqueles que não estão familiarizados com o setor, o papel do profissional de logística é contribuir ou gerenciar o processo de produção de produtos para entregá-lo ao cliente no prazo determinado. 

Em outras palavras, eles garantem que as necessidades dos clientes sejam atendidas. A variedade de funções envolvidas nesse processo é extensa - desde o design do produto até a aquisição pelo público final -, passando pelas etapas de armazenamento, produção, distribuição, vendas e muito mais. 

Se pensarmos na importância desse setor, não será difícil perceber como existem oportunidades disponíveis no mercado, ainda mais se considerarmos a ampliação no escoamento da produção nos canais de vendas online. 

As responsabilidades podem variar de uma posição para outra, e os títulos e tarefas mais comuns incluem:

  • Gestor de Compras: identifica e seleciona novos fornecedores, negocia contratos e avalia fornecedores existentes;
  • Planejador de operações ou Coordenador de produção: gerencia agendas de produção, prevê as necessidades futuras de suprimentos e coordena esses requisitos com outros departamentos;
  • Especialista em estoques: responsável pelo nível e qualidade do estoque, monitora e otimiza o fluxo e os processos nos centros de distribuição;
  • Coordenador de transporte: lida com a logística de transporte, garantindo que os produtos sejam entregues dentro do cronograma;
  • Gerente da cadeia de suprimentos: dependendo da indústria e da empresa, essa função pode combinar muitas das responsabilidades listadas nos outros cargos acima.

Por que fazer uma graduação em Logística?

A globalização, a terceirização e a fabricação de baixo custo, fizeram com que as cadeias de suprimentos se tornassem cada vez mais complexas e importantes de serem planejadas. Por isso, a otimização na logística pode reduzir os custos de produtos, níveis de estoque e aumentar as margens de lucro.

Com isso, a visibilidade dos profissionais dessa área dentro das organizações aumentou. Não apenas como alguém que gerencia os pedidos de compra, mas um especialista em gerar valor em toda a organização.

Mas, é claro, graduados em Logística têm uma enorme vantagem sobre outros candidatos! Afinal, eles possuem conhecimento especializado no processo de produção das indústrias e empresas.

CTA-01

O que se aprende na faculdade de Logística?

Se você ainda não desenvolveu suas habilidades técnicas no gerenciamento de suprimentos, há diversos caminhos possíveis para se inserir no setor e expandir seu conhecimento e experiência.

Os programas em Logística nos níveis de graduação, oferecem uma visão profissional geral dos conceitos da cadeia de fornecimento. Os tópicos abordam todas as etapas do processo, incluindo a aquisição de materiais, armazenamento e distribuição de produtos finalizados.

Veja quais são os principais tópicos apreendido nestes cursos:

  •  Distribuição e gerenciamento de estoque;
  •  O papel do gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  •  Gestão de custos;
  •  Tendências globais do mercado de logística.

Como é o mercado de trabalho em Logística?

A globalização tem sido o principal impulsionador do crescimento econômico. Por isso, nas últimas décadas, houve um enorme crescimento no comércio mundial, onde os produtos são fabricados em um só lugar, depois enviados e vendidos para diferentes lugares do mundo.

Isso significa que, para as organizações de grande porte, o gerenciamento de suas cadeias de suprimentos tornou-se cada vez mais importante. De fato, muitas das empresas mais bem-sucedidas do mundo devem seu sucesso ao gerenciamento eficiente de sua logística.

Com a ampliação das novas tecnologias e vendas no varejo online, essas oportunidades estão apenas se expandindo. Isso significa que o extenso leque de atividades desse profissional, não deixa dúvida de que o setor de logística oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego, progressão e um sólido movimento na carreira.

De acordo a pesquisa salarial do site Guia da Carreira, um Diretor de Logística ganha entre R$ 5.230 e R$ 33.610. A enorme variação é devida ao tempo de experiência do profissional e o tamanho da empresa contratante.

Por que estudar Logística no Unis?

O curso de Logística do Unis MG oferece aos profissionais conhecimento especializado em armazenagem, distribuição e transporte de suprimentos da cadeia industrial. Este profissional será capaz de atuar na área logística, planejando e coordenando a movimentação de materiais e/ou de informações das operações de uma empresa, proporcionando um fluxo otimizado e de qualidades em peças, matérias-primas e produtos.

Algumas das disciplinas ofertadas são: Administração, Armazenagem e movimentação de Materiais, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Custos, Comunicação Empresarial, Desenvolvimento de Operadores Logísticos, Ética e Sociedade, Fundamentos de Logística,  e Logística Reversa, Gestão de Projetos, Gestão Empreendedora, entre outras.

A principal função será gerenciar redes de distribuição e unidades logísticas, processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo também ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Qual é o perfil profissional do tecnólogo em Logística?

Esteja pronto para aprender e se adaptar em toda a sua carreira. Embora seja uma realidade para qualquer setor, quando se trata de logística e transporte, os próximos anos serão de muitos avanços tecnológicos, bem como grandes tendências econômicas que moldaram a indústria.

Por isso, conhecer idiomas e outras culturas adicionais é uma vantagem - ainda mais quando você precisa lidar com cadeias de fornecimento globais e fornecedores ou clientes internacionais.

Estudar no exterior é a maneira perfeita para se preparar para um papel internacional. O Grupo Unis proporciona experiências acadêmicas internacionais para seus alunos e professores. São convênios com instituições de mais de 20 países localizados nas Américas, Ásia e Europa.

As habilidades analíticas são fundamentais para uma carreira em Logística. Você deve se divertir resolvendo problemas com dados, modelos de cálculo e previsões. Além de ser capaz de entender e ensinar para os outros sobre os aspectos técnicos das cadeias de suprimentos no setor em que você estará trabalhando.

O tecnólogo egresso do curso superior em Logística do Grupo Unis deverá estar apto ao exercício do planejamento, execução e controle de todas as funções estratégicas da empresa com uma visão global, consciente da sua vocação, e que toda tomada de decisão influencia nos contextos econômicos, políticos, culturais e sociais, além de desenvolver competências para identificar e entender as necessidades e desejos dos consumidores e do mercado, buscando soluções capazes de satisfazê-los, com ganhos para a sua organização empresarial.

Baixe o e-book de Logística do Grupo UNIS.

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8