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Se você quiser entender o mercado, trabalhar com empresas ou mesmo melhorar a performance do seu negócio com planejamentos corretos e atuais, aqui está o seu curso! Leia sobre os deveres do trabalho e os requisitos educacionais para gestores comerciais. Encontre informações sobre perspectivas da formação, mercado de trabalho, perfil dos profissionais e tome uma decisão assertiva sobre essa carreira.

Gestão Comercial: o que é?

Como gestor comercial, você terá a responsabilidade principal de gerenciar tarefas administrativas de uma empresa. As organizações corporativas, por sua vez, podem esperar que este profissional forneça análises de orçamentos para descobrir maneiras de cortar custos. Por isso, precisará compreender procedimentos contábeis, de marketing e administrativos para conduzir os negócios. 

O que faz um tecnólogo em Gestão Comercial?

Um gestor comercial desempenha um papel importante na operação de uma empresa. Normalmente, as tarefas dos gestores comerciais envolvem a supervisão das ações, a revisão dos contratos e incentivo aos colaboradores para atingir níveis mais altos de produtividade. 

Nesse cargo, você também pode ser chamado para supervisionar e treinar novos funcionários. Além de auxiliar na criação de planejamento de atividades, metas de faturamento e outros eventos relacionados à empresa. 

Os deveres do dia a dia podem incluir:

  • pesquisar organizações para encontrar novos clientes;
  • organizar reuniões de alinhamento com a equipe e clientes, direcionando as decisões ao setor responsável;
  • planejar e apresentar propostas e valores de serviços e/ou produtos;
  • negociar com os clientes, construindo relacionamentos positivos;
  • participar de eventos, conferências e feiras de segmentos relacionados às atividades da empresa, de modo a captar novos clientes e parceiros para a empresa;
  • escrever relatórios e fazer apresentações para clientes e diretoria;
  • identificar novos métodos e oportunidades para campanhas de vendas;
  • elaborar previsões e metas de vendas, e garantir que elas sejam cumpridas;
  • oferecer treinamento para desenvolvedores de negócios e equipes de vendas.

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Por que fazer um curso superior em Gestão Comercial?

Você pode ganhar conhecimento e habilidades técnicas essenciais para desempenhar sua função e até mesmo adquirir suas primeiras experiências de trabalho durante o período do seu curso universitário em Gestão Comercial.  

As atividades extracurriculares contribuem bastante para a formação do seu perfil profissional, pois estimulam o desenvolvimento de capacidades voltadas a atividades de equipe, negócios e finanças. 

Você também pode aproveitar os programas de estágio para conseguir um emprego de meio período na área relacionada. Algo que ofereça competências comerciais ou lhe dê conhecimento em funções de negócios e como as organizações operam, o que pode ser bastante útil.

Alguns graduados optam por realizar estudos mais aprofundados em temas como marketing, finanças, recursos humanos, computação e gestão de negócios internacionais.

O que se aprende na faculdade de Gestão Comercial?

Estudar para um grau de Gestão Comercial permite que você desenvolva uma ampla compreensão das organizações empresariais obtenha conhecimentos específicos sobre assuntos em áreas como mercado, clientes, finanças, operações, comunicação, tecnologia da informação, política e estratégia de negócios. 

Você ganhará várias aptidões transferíveis em seu curso, incluindo:

  •   eficiência para usar sua iniciativa;
  •   capacidade de vender produtos e serviços;
  •   habilidades de liderança;
  •   conhecimento de gestão de negócios comerciais;
  •   competências de atendimento ao cliente;
  •   ser capaz de usar os principais softwares para executivos.

Como é o mercado de trabalho em Gestão Comercial?

O profissional formado em Gestão Comercial pode atuar em empresas de diversos portes, desde microempresas e pequenas até grandes organizações multinacionais em diferentes setores da economia, como varejo, atacado, serviços, saúde, consultoria, bancos, seguros e hotelaria, entre outros.

O estado de Minas Gerais é um dos mais industrializados do Brasil e polo econômico nos setores de mineração e tecnologia. Considerado o maior produtor de minério de ferro, cimento, café e leite, também hospeda grandes empresas de biotecnologia, e ocupa a segunda colocação no ranking nacional de fabricação de automóveis, produtos têxteis e produção de gado. E merece destaque em outros setores da economia como siderurgia, eletroeletrônica, alimentos, calçados e vestuário. 

Ou seja, as oportunidades para os gestores comerciais qualificados são amplas, com possibilidade de ocupar cargos de médio e alto escalão, ganhando bons salários. Nesse cargo de Gestor Comercial, geralmente os iniciantes começam ganhando R$ 3.100,00 por mês, mas podem vir a ganhar até R$ 7.083,00, quando atingem níveis de experiências elevados. No geral, a média salarial é de R$ 4.709,00 no Brasil.

Embora a legislação não preveja estágio obrigatório na formação dos cursos superiores tecnólogos, o aluno de Gestão Comercial tem acesso a inúmeras vagas de estágio, pois, o Grupo Unis tem convênio com as maiores empresas da região, e oportuniza esta importante estratégia de aprendizagem e inserção profissional,

Por que estudar Gestão Comercial no Unis?

O curso superior de Gestão Comercial do Unis tem duração de 2 anos e proporciona ao aluno um amplo campo de trabalho. As disciplinas são dinâmicas e direcionadas ao gerenciamento e conhecimento das áreas comerciais de uma empresa. Também são oferecidas técnicas gerenciais modernas, o que dá ao curso o mérito de ter uma visão única dos negócios.

  • Avaliação MEC (Ministério da Educação): o Grupo Unis alcançou um resultado histórico, nota 4 no indicador que o MEC utiliza para avaliar a qualidade das Instituições de Educação Superior no Brasil; 
  • Corpo docente: formado por mestres e doutores, o Unis possui o melhor corpo docente das instituições de ensino superior privado do Sul de Minas;
  • Projeto interdisciplinar: a grade curricular inclui projetos interdisciplinares desenvolvidos juntamente com empresas do mercado;
  • Empregabilidade: possuímos parcerias com as principais empresas do Sul de Minas e outras instituições internacionais;
  • Convênios: oferece aos alunos descontos e benefícios exclusivos.

O Grupo Unis proporciona também experiências acadêmicas internacionais para seus alunos e professores, em mais de 20 países localizados nas Américas, Ásia e Europa. Além de, depois de formado, dar a oportunidade de continuar os estudos na pós-graduação, mestrado ou outro curso de interesse. 

Qual é o perfil profissional do tecnólogo em Gestão Comercial?

Para se destacar como gerente de negócios, é essencial que você tenha fortes habilidades analíticas. Pois, precisará prever as demandas que uma empresa enfrentará no futuro. 

Também é importante que você tenha a capacidade de trabalhar com pessoas de várias personalidades distintas, até porque os funcionários procuraram você para liderá-los e motivá-los em momentos de crise. Ou seja, deve ser capaz de inspirar a equipe, para se destacar durante os períodos de alta pressão para atingir metas e fechar contratos importantes. 

Além disso, pode precisar possuir fortes habilidades contábeis, caso a empresa conte com você para realizar uma análise do orçamento de suas operações todos os meses.

Veja alguns requisitos para o perfil deste profissional: 

  •  uma compreensão do comportamento organizacional e estrutural das empresas;
  •  pensamento analítico e crítico;
  •  uma abordagem criativa para resolver problemas;
  •  iniciativa para tomada de decisão;
  •  comunicação escrita e oral persuasiva;
  •  capacidade de pesquisar, interpretar e utilizar dados financeiros e empresariais;
  •  autoconfiança, iniciativa e capacidade de gerenciar tempo, projetos e recursos;
  •  apreciação das causas e efeitos das mudanças econômicas e externas.

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