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Fonoaudiologia: o que é?

A Fonoaudiologia é uma ciência da saúde que estuda a comunicação humana e atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação de distúrbios da comunicação humana, voz, linguagem, audição e deglutição.

Trata-se de uma profissão fundamental para a promoção da qualidade de vida em todas as fases do desenvolvimento humano, desde a infância até o envelhecimento

 

 

O que faz um Fonoaudiólogo?

Como o fonoaudiólogo é o profissional da saúde responsável por estudar, prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação humana, voz, fala, linguagem oral e escrita, audição e deglutição, ele atua em diversas frentes, atuando em todas as fases da vida do ser humano, desde o nascimento até a terceira idade, promovendo segurança alimentar, melhorando a  comunicação e qualidade vocal.

O fonoaudiólogo é peça fundamental na equipe multiprofissional tanto de saúde quanto de educação, contribuindo diretamente na autonomia, inclusão e melhora na qualidade de vida.

Entre suas funções estão: 

  • Avaliação e diagnóstico;
  • Tratamento e reabilitação;
  • Educação e prevenção;
  • Transtorno de deglutição;
  • Pesquisa e desenvolvimento.

 

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O que se aprende na faculdade de Fonoaudiologia?

O curso é composto pela formação teórica e prática desde o primeiro período. Os conteúdos estudados reúnem conhecimentos das áreas de ciências biológicas e da saúde: anatomia, fisiologia, patologia; das ciências sociais e humanas: psicologia, linguística e saúde pública; e da formação específica, como: audiologia, linguagem oral, linguagem escrita, fonoaudiologia educacional, voz, motricidade orofacial, saúde coletiva, saúde mental e disfagia. 

 

Como é o mercado de trabalho em Fonoaudiologia?

O campo de atuação do fonoaudiólogo é vasto e amplo com alta demanda no campo de trabalho:

  • Hospitais gerais e especializados;
  • Maternidades;
  • Centros e Clínicas de reabilitação;
  • Centro de Saúde-escola;
  • Unidades de Saúde da Família, UBS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
  • Creches e berçários
  • Instituições para o cuidado de pessoas com transtorno mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais – Dia, residências terapêuticas;
  • Instituições geriátricas e centros de convivência gerontológico;
  • Serviços de atenção domiciliária e home care;
  • Escolas de ensino regular e escolas especializadas, creches;
  • Programas de inclusão social;
  • Projetos sociais e organizações não-governamentais (ONGs): associação comunitária, associação de bairro, centros de convivência;
  • Cooperativas de trabalho, grupos de geração de renda;
  • Centro de referência em saúde do trabalhador (CEREST), empresas;
  • Instituições de ensino superior;
  • Veículos de comunicação (TV, rádio);
  • Atividades de assessoria e consultoria;
  • Atividades de docência e pesquisa.

Atualmente há uma escassez de profissionais da área, na região Sul de Minas, por exemplo, a demanda não é atendida em plenitude pela número limitado de profissionais atuantes no mercado. Além disso, muitas instituições estão constantemente em busca de fonoaudiólogos para compor suas equipes multiprofissionais.

 

Por que estudar Fonoaudiologia no Unis?

Comprometido com a inovação e com as demandas sociais da região, o Unis lança a graduação em Fonoaudiologia — uma área em plena expansão, reconhecida pela sua importância na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida. A nova formação nasce do entendimento da necessidade de profissionais qualificados, sensíveis e comprometidos com o cuidado humano, capazes de transformar realidades e fortalecer o desenvolvimento regional.

Estudar Fonoaudiologia no Unis é investir em uma educação superior de excelência, pautada pela responsabilidade social, pela interdisciplinaridade e pela inovação, preparando o aluno para uma trajetória profissional sólida e de impacto positivo na sociedade.

A implantação do curso de Fonoaudiologia no Grupo Unis surge da necessidade de ampliar o acesso à formação de profissionais qualificados na região, atendendo à crescente demanda nos serviços de saúde, educação e reabilitação.

Com o aumento da expectativa de vida da população, o avanço das tecnologias em saúde e a expansão dos serviços de atenção básica, hospitalar e especializada, cresce também a procura por fonoaudiólogos capacitados. Além disso, a ausência de um curso de graduação na área em nosso contexto regional evidencia a importância de oferecer essa formação acadêmica.

O Grupo Unis, ao implantar o curso de Fonoaudiologia, reafirma seu compromisso com a inovação educacional, a responsabilidade social e a formação de profissionais preparados para transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento científico, social e humano da comunidade.

Outros motivos para estudar nessa instituição:

  • Corpo docente: formado por especialistas, mestres e doutores, que, na maioria, atuam na área da formação;
  • Projetos interdisciplinares extensionistas: semestralmente são desenvolvidos trabalhos interdisciplinares, integrando as disciplinas estudadas no período. Isso permite que os alunos desenvolvam, na prática, os conteúdos aprendidos e entrem em contato direto com a realidade da sociedade e do mercado de trabalho;
  • Estrutura Física: a Cidade Universitária possui o que há de mais moderno e completo em termos de estrutura física de ensino na região;
  • Empregabilidade: o Unis possui parceria com as principais empresas do Sul de Minas e também com empresas internacionais;
  • Convênios: parceria com 1500 organizações conveniadas para oferecer ao aluno descontos e benefícios exclusivos.

Qual é o perfil profissional do Fonoaudiólogo?

O Curso de Graduação em Fonoaudiologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fonoaudiólogo, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. Possui formação ético-filosófica, de natureza epistemológica, e ético-política em consonância com os princípios e valores que regem o exercício profissional. Conhece os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fonoaudiologia e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.

O profissional deverá atuar na promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação das alterações da comunicação humana, voz, audição, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial e deglutição. Seu perfil é marcado pela escuta sensível, empatia, ética, responsabilidade social e capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional, sempre com foco no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas.

De forma geral, a formação do Fonoaudiólogo tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais de atenção à saúde; tomada de decisões; liderança; administração e gerenciamento e educação permanente. 

Especificamente, compreender e analisar criticamente os sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiológico, que abrange o estudo da motricidade oral, voz, fala, linguagem oral e escrita e da audição, e os métodos clínicos utilizados para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da linguagem (oral e escrita), audição, voz e sistema sensório motor oral; compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem. O estudo deste processo como condição para a compreensão da gênese e da evolução das alterações fonoaudiológicas; apreender as dimensões e processos fonoaudiológicos em sua amplitude e complexidade; avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade; apreender e elaborar criticamente o amplo leque de questões clínicas, científico-filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do Fonoaudiólogo, capacitando-se para realizar intervenções apropriadas às diferentes demandas sociais; possuir uma formação científica, generalista, que permita dominar e integrar os conhecimentos, atitudes e informações necessários aos vários tipos de atuação em Fonoaudiologia; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; desenvolver, participar e/ou analisar projetos de atuação profissional disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares; possuir recursos científicos, teórico-práticos e éticos que permitam a atuação profissional e reavaliação de condutas; conquistar autonomia pessoal e intelectual necessárias para empreender contínua formação profissional; situar a Fonoaudiologia em relação às outras áreas do saber que compõem e compartilham sua formação e atuação; observar, descrever e interpretar de modo fundamentado e crítico as situações da realidade que concernem ao seu universo profissional; pensar sua profissão e atuação de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; utilizar, acompanhar e incorporar inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico e atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.

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