NOTA 3 NO ENADE!
CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO NO MERCADO, ESTÁ NA ÁREA QUE GARANTE O ABASTECIMENTO DE PRODUTOS ESSENCIAIS PARA A SOCIEDADE.
CONCLUSÃO EM 5 ANOS!
Os engenheiros de produção trabalham em diversos campos e possuem diferentes cargos, como engenheiro industrial, gerente de produção e assistente de engenharia de produção. Leia este artigo até o final para saber mais informações sobre os caminhos do mercado de trabalho para essa área, o perfil do profissional e os motivos para não deixar essa oportunidade de lado.
Engenharia de Produção: o que é?
Você é uma pessoa curiosa e adora saber como as coisas ao seu redor foram feitas?
Esses profissionais, em alguns casos, precisam conhecer as fases de transformação dos materiais. Isso quer dizer, que precisam compreender propriedades básicas de química e física de matérias-primas como: aço, cobre, ferro, alumínio entre outros.
No caso de atuar em linhas de produção que envolvem materiais eletrônicos, devem compreender semicondutores, materiais dielétricos, mecanismos de polarização e materiais supercondutores. Os materiais e suas aplicações podem incluir inúmeros outros tipos de materiais, como fibras, cerâmicas, ligas de base, vidros metálicos, cristais líquidos e metais e plásticos reforçados.
Atuando para desenvolver, gerenciar, motivar linhas de produção, conhecendo e aplicando os mais modernos conceitos de gerenciamento fabril. Aumento a competitividade nos ramos fabris. Enfatizando conceitos de Qualidade e atendimento a clientes.
O que faz um Engenheiro de Produção?
Engenheiros de produção analisam processos de fabricação, negócios e garantia de qualidade para identificar pontos fracos e desperdícios. Para se qualificar para um cargo como este, os candidatos devem atender aos requisitos de educação, habilidades e experiências profissionais.
Por que fazer uma graduação em Engenharia de Produção?
É de suma importância que os alunos adquiram conhecimento dos princípios de manufatura enxuta, que incentivam a eliminação de resíduos e redução de custos. Com diploma de bacharelado, podem cursar programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, caso queiram trabalhar com docência, pesquisa e/ou ensino.
No geral, engenheiros de produção atuam em organizações de manufatura e normalmente não precisam de uma licença para trabalhar. Em casos de empresas com contratos governamentais, podem exigir uma licença para se qualificar para um cargo de engenheiro de produção.
Para obter uma licença, os engenheiros devem concluir um programa de graduação credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), participar de programas de estágios, intercâmbios internacionais para ganhar experiência de trabalho e passar no exame de engenharia profissional.
O que se aprende na faculdade de Engenharia de Produção?
Um programa de graduação em engenharia de produção inclui disciplinas em administração e gerenciamento da cadeia de suprimentos, fundamentos de produção, física, estatística e elementos de materiais e operações. Tudo para que os alunos tenham uma visão sob análise de custos, controle de estoque e outras áreas de produção para melhorar a eficiência, eliminar desperdícios e reduzir custos.
Como é o mercado de trabalho em Engenharia de Produção?
As empresas estão cada vez mais necessitadas de profissionais qualificados e capazes de lidar com as rápidas mudanças no modo de produção global. No entanto, um dos problemas críticos que as empresas vêm enfrentando é a falta deles no mercado. É particularmente importante ressaltar, que é preciso incentivar essa carreira, já que faltam informações sobre esta profissão aos jovens. Ao optar por essa área, muitos são contratados logo após terem se formado ou mesmo quando ainda estão estudando.
Isso porque os engenheiros de produção estão envolvidos do começo ao fim do processo industrial. A qualidade do design, a eficiência do produto e os requisitos da empresa são algumas das coisas que os engenheiros de produção trabalham para melhorar.
Os profissionais de Engenharia de Produção passam por diferentes níveis hierárquicos dentro das organizações, a depender do seu nível técnico, grau de formação e tempo de experiência profissional, podendo atuar como:
Por que estudar Engenharia de Produção no Unis?
Com mais de 30 anos de currículo, o curso de Engenharia de Produção do Unis já formou mais de mil engenheiros para o mercado e, vem implementando e trazendo melhorias constantemente. Hoje, o curso tem como objetivo ensinar os alunos a planejar, programar a produção e a distribuição de produtos industriais, supervisionar a qualidade e eficiência dos processos e avaliar os impactos socioambientais das atividades envolvidas. Além de serem capazes de implantar sistemas para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa. É na Faculdade de Engenharia de Produção que o profissional se torna apto a atuar em qualquer tipo de organização.
Outros diferenciais do Grupo Unis são:
Qual é o perfil profissional do Engenheiro de Produção?
Engenheiros de produção são solucionadores de problemas que devem ter as habilidades para desenvolver soluções para problemas em organizações de manufatura. A posição exige boas habilidades de comunicação oral e escrita para explicar processos complexos aos trabalhadores e gerentes.
Devendo ter a capacidade de comunicar informações técnicas a um público não-técnico. Uma boa comunicação exige que o engenheiro de produção ouça cuidadosamente os funcionários, a gerência, os clientes e os fornecedores de materiais.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), considerando-se a situação atual de retração do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de engenharia de produção é sem sombra de dúvida o que desfruta da melhor situação. Todos os engenheiros de produção vêm conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para encarar os problemas de maneira global.
Também, a ABEPRO define como área específica de conhecimento do Engenheiro de Produção os métodos gerenciais, a implantação de sistemas informatizados para a gerência de empresas, o uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e a utilização de sistemas de controle dos processos da empresa.
Tudo o que se refere às operações essenciais de uma empresa faz parte das atribuições típicas do Engenheiro de Produção, como: planejar e programar a produção e a distribuição, supervisionar a qualidade e a eficiência dos produtos e processos, além de avaliar os impactos sócio-ambientais das atividades. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar em praticamente qualquer tipo de organização. A ABEPRO lista dez sub-áreas de atuação do Engenheiro de Produção:
1. Gestão da produção.
2. Gestão da qualidade.
3. Gestão econômica.
4. Ergonomia e segurança do trabalho.
5. Gestão do produto.
6. Pesquisa operacional.
7. Gestão estratégica e organizacional.
8. Gestão do conhecimento organizacional.
9. Gestão ambiental.
10. Educação em engenharia de produção e outras áreas.
A demanda social crescente pela Engenharia de Produção decorre fundamentalmente de seu papel estratégico para o aumento da competitividade industrial, fornecendo meios para inovar a produção com modelos de gestão e organizacionais que buscam melhorias contínuas, qualidade, desenvolvimento integrado de produtos, redução permanente de custos, integração de funções, sistemas de informação vinculados ao chão-de-fábrica, organização do trabalho através de implementação de equipes de trabalho, requalificação da mão-de-obra, participação e mobilização da inteligência dos trabalhadores diretos e outros.
A estrutura física do curso de Engenharia de Produção conta com os seguintes laboratórios:
– Engenharia de Materiais (Preparação metalográfica/tratamento térmico e ensaio de materiais/microscopia
– Processos de fabricação por usinagem
– Hidráulica e mecânica dos fluídos
– Física
– Química
– Informática ( 2 laboratórios fixos, 1 laboratório móvel e as máquinas da biblioteca)
– Está sendo formulado o Laboratório de Manufatura onde poderão ser aplicadas e estudadas ferramentas como SMED, 5S e Cronoan.
Além disso existe um escritório de Engenharia Social onde são desenvolvidos projetos da empresa júnior do curso. Os alunos têm a oportunidade de promover discussões em grupos, debater e tomar decisões dentro de um ambiente adequado que simula um escritório real.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
O curso de graduação em Engenharia de Produção do Unis MG tem como perfil do egresso o Engenheiro de Produção com formação científica e profissional, capacitado a identificar, formular e resolver problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção. Considerando seus aspectos econômicos, humanos e ambientai, com visão ética e empreendedora.
O Perfil do Egresso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES 11, DE 11 de março de 2002). Atendendo, também, às competências e habilidades exigidas pelo CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e as diretrizes estabelecidas pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção)
Turno de funcionamento: Noturno
Modalidade: Bacharelado - Presencial(ex)
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres e Máximo: 20 semestres
Carga horária total: 4.432 horas
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
Prof. Me. Eduardo Emanuel Vieira Guedes
Olá! Possuo graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1995) e Mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2007). Tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia de Produção. Atuo como Professor no curso de Engenharia de Produção da UNIRP de São José do Rio Preto. Atualmente é docente do Centro Universitário do Sul de Minas.
E-mail: eduardo.guedes@unis.edu.br
Pode entrar em contato comigo também pelo telefone (35) 3219-5101.
O Engenheiro de Produção formado pelo Unis-MG é um profissional que consegue enxergar os problemas de forma global, tendo conhecimento das tecnologias que são necessárias para resolvê-los.
O Engenheiro de Produção pode atuar na maioria das empresas, sejam estas de grande, médio e pequeno porte, de forma que muitas delas possuem problemas tecnológicos de baixa complexidade perfeitamente resolvíveis por um Engenheiro de Produção.
A região do Sul de Minas – na qual a cidade de Varginha se destaca como pólo econômico-industrial – vem constantemente recebendo novas indústrias e sediando diversas filiais de empresas privadas nacionais e multinacionais, além de regionais dos governos estadual e federal. Nesse ambiente, a formação proporcionada ao Engenheiro de Produção formado pelo Unis MG vem de encontro as necessidades deste mercado, que exige um profissional flexível, capaz de atuar em diversas áreas, tanto do setor industrial quanto do setor de serviços.