NOTA 3 NO ENADE!
SANEAMENTO BÁSICO PARA CIDADES
SUSTENTÁVEIS, E DEMANDA NAS ESTRADAS BRASILEIRAS SÃO GRANDES HORIZONTES PARA A ENGENHARIA CIVIL.
CONCLUSÃO EM 5 ANOS!
A Engenharia Civil foi criada para resolver os problemas e melhorar o uso dos espaços disponíveis. Devido a isso, o engenheiro civil deve, antes de mais nada, ser um solucionador de problemas. No entanto, muito se engana quem acha que ele só mexe com cálculos matemáticos. Conheça mais sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho em nosso texto!
Área que mais gera empregos em nosso país, a Construção Civil até hoje é reconhecida por movimentar a economia do Brasil. Por contratar não só engenheiros, mas pedreiros, ajudante de obras e, algumas vezes, até mesmo arquitetos, é uma área em constante expansão. Afinal, ela não só constrói e projeta, mas também reforma e restaura edifícios e construções. Edificações históricas, como as pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China, são exemplos de construções que atravessaram séculos, isso em uma época em que não existia a Engenharia Civil como a conhecemos hoje.
Muitas outras Engenharias utilizam como base a Engenharia Civil. A Aeronáutica, por exemplo, constrói aviões e outros tipos de veículos aeromotores estudando materiais, estruturas e fazendo cálculos como acontece na Construção Civil.
Além da área de Construção Civil, o Engenheiro também pode trabalhar em planejamento urbano, saneamento básico, infraestrutura e transportes. Ele também pode fazer orçamentos de obras e materiais, por estarem na área de construção. Inclusive, você sabia que cada tipo de construção é uma área de atuação diferente? Para planejar e construir barragens, por exemplo, o profissional de Engenharia Civil deve se especializar em recursos hídricos.
E muito se engana quem pensa que ele só trabalha em obras. O engenheiro civil também pode trabalhar em escritórios, com gestão de projetos e estabelecendo recursos prediais, observando a ocupação e uso do espaço, além de fazer seus cálculos matemáticos e desenhos de projetos.
Todos os dias o engenheiro civil trabalha com cálculos e planilhas, além de executar e visitar obras externas. Indicador da economia do país, este setor demonstra, de acordo com o número de empregos gerados, se a gestão pública está investindo ou não na construção civil. Desta forma, fica mais simples de observar se projetos particulares estão sendo feitos ou se os tributos pagos pela população estão sendo direcionados a obras básicas, como saneamento e infra estruturas urbanas, por exemplo.
Se você gosta de fazer contas complexas e estar sempre com pessoas, esta é a sua área! O engenheiro civil sempre está fazendo cálculos e planilhas, por isso deve ser bastante organizado. Além disso, seja em um canteiro de obras ou em escritório, ele sempre estará cercado por sua equipe, razão pela qual deve saber como conversar e se comunicar com todas as pessoas. Ter empatia e gentileza com todos, independentemente de quem seja, é fundamental na área de Engenharia Civil.
Como já falamos, o mercado de trabalho da construção civil é bastante amplo. No entanto, o que muitos não sabem é que o engenheiro nunca pode deixar de estudar e sempre deve estar atualizado com as tecnologias que surgem na área. Abaixo, listamos algumas delas:
Nesta área, o engenheiro civil não só se preocupa em construir, mas também em manter o que já está feito. Ferrovias, estradas e tudo o que é ligado a estruturas de transportes entram nesta especialização, inclusive aerovias.
Fornecimento de água, prevenção de enchentes, redes de irrigação e sistemas de barragens são construídos pelo profissional especializado nesta área. Ele também executa e desenvolve obras de canais e reservatórios, muitas vezes com a ajuda de um engenheiro ambiental, para reduzir os impactos destas obras no meio ambiente.
Estudo do solo e seus componentes é essencial para a parte estrutural da construção civil. Nesta especialidade, o engenheiro vai conhecer profundamente todos os tipos de solos e rochas, bem como as possíveis alterações ao longo do tempo. Desta forma, ele vai saber qual a área mais segura para colocar as fundações de sua futuras obras, evitando, assim, danos e desmoronamentos com o passar do tempo.
Nesta especialidade, o engenheiro civil conhece os tipos de materiais e ferramentas de computação para criar e desenvolver as estruturas dos edifícios e obras que irá construir. Nela, vai projetar estruturas de madeira, concreto ou aço que darão sustentação e apoio ao que será construído.
Outra área onde o engenheiro civil tem o apoio do engenheiro ambiental, pois ambos projetam e constroem juntos fontes de energia tradicionais, alternativas e renováveis, dependendo da demanda. Eles também desenvolvem métodos de conversão e conservação de energia, além de prever os impactos energéticos ambientais.
A Revista Exame, no início de 2019, colocou o Grupo Unis como uma das melhores instituições de ensino de Engenharia Civil do Brasil, em um ranking contendo diversas instituições privadas com ou sem fins lucrativos.
Além disso, o curso oferece as possibilidades de estudar pela manhã ou à noite, permitindo que o estudante possa trabalhar e estudar. Laboratórios com tecnologia de ponta auxiliam os alunos em suas pesquisas científicas, afinal, lembra-se de que o engenheiro civil nunca deve deixar de estudar?
Entre as disciplinas estudadas estão Administração, Álgebra Linear, Cálculo Numérico, Desenho, Estatística, Engenharia de Transportes, Fundações, Geologia e Mineralogia, Geometria Analítica, Hidrologia, Hidráulica, Instalações Elétricas, Mecânica dos Fluidos e dos Solos, Planejamento de Obras e Orçamento, Projeto de Edificações e muito mais. Desta forma, o aluno sai preparado para seguir a especialização de que mais gostar, sem prejuízos para a sua carreira, afinal, ele vai ver todas as matérias e seus desdobramentos durante o curso.
O curso do Grupo Unis oferece ao aluno dupla titulação em Portugal, com a possibilidade de estudar no exterior e voltar com dois diplomas. Essa vantagem aumenta bastante as suas oportunidades de carreira, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além disso, as aulas diferenciadas, ministradas por professores experientes, preparam o egresso para o mercado de trabalho, começando sua carreira com sucesso e competência. As parcerias com as empresas e o desenvolvimento de projetos para a comunidade local faz os alunos deixarem a faculdade com uma experiência de mercado bastante relevante.
Trabalhar em equipe e desenvolver a comunicação é essencial para o profissional de Engenharia Civil. Portanto, ele, durante o curso do Grupo Unis, vai desenvolver bastante essas habilidades sociais e comunicativas.
A formação de Engenheiro Civil permite a ele uma ampla atuação no mercado de trabalho. O curso de Engenharia Civil do Unis permite, dentre outras, as seguintes atuações profissionais:
1. Desenvolver projetos de: fundações, estruturas, coberturas, vedações, instalações hidro sanitárias, orçamentos, especificações de materiais;
2. Propor sistemas construtivos com vistas às necessidades, exigências e possibilidades dos usuários das edificações, da força de trabalho, do poder público, dos produtores, dos proprietários de terras, etc, aliado à percepção dos fatores ambiental envolvidos no processo da contrução;
3. Exercer atividades de manutenção, operação, obsolescência das edificações e do ambiente construído;
4. Lidar com diferentes tipos de participação de agentes da comunidade na obras e projetos, com exigências funcionais, de segurança, conforto, higiene, etc;
5. Planejar e gerenciar os processos de aquisição de produtos, custos de gestão e operações das construções;
6. Exercer atividades que requeiram o conhecimento de tipos de solos, de terrenos, geologia, topografia, ecologia e sua interface com os variados tipos de equipamentos relacionados à construção de obras, como canteiro, terraplenagem, etc;
7. Participar do processo de produção das cidades, através de elaboração e execução de projetos de seu parcelamento, uso e ocupação do solo, redes de infraestrutura e saneamento, drenagem, serviços públicos como coleta do lixo e transportes.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
O profissional a ser formado pelo curso de Engenharia Civil do Unis deve ser capaz de propor, implementar e avaluar soluções eficientes e eficazes para os problemas urbanos e de edificações, que enfoquem a minimização dos problemas ambientais gerados por estes processos, tendo em vista a racionalização do processo de produção do ambiente construído, do controle de qualidade, da conservação de energia e do meio ambiente, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida da comunidade loco-regional de Varginha. O egresso deve, ainda ter uma visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade, indo ao encontro com a Missão, Valores e Visão do Unis.
Competências e Habilidades
Diante do perfil proposto para o profissional a ser formado pelo Unis, o Engenheiro Civil deverá ter as seguintes competências e habilidades:
1. Aplicar conhecimentos matemáticos, tecnológicos, científicos e instrumentais na solução dos problemas de engenharia;
2. Lidar com as características construtivas existentes em relação às fundações, às estruturas, às coberturas, aos forros, às vedações, às instalações hidrossanitárias, e elétricas;
3. Propor sistemas construtivos com vistas às necessidades, exigências e possibilidades dos usuários das edificações, da força de trabalho, do poder público, dos produtores, dos proprietários de terras, etc, aliado à percepção dos fatores ambiental envolvidos no processo da construção;
4. Exercer atividades de manutenção, operação, obsolescência das edificações e do ambiente contruído;
5. Lidar com diferentes tipos de participação de agentes da comunidade nas obras e projetos, com exigências funcionais, de segurança, conforto, higiene, etc;
6. Planejar e gerenciar os processos de aquisição de produtos, custos de gestão e operação das contruções;
7. Exercer atividades que requeiram o conhecimento de tipos de solos, de terrenos, geologia, topografia, ecologia e sua interface com os variados tipos de equipamentos relacionados à construção de obras, como canteiro, terraplanagem, etc;
8. Deverá conhecer o processo de produção das cidades, para solucionar as questões relacionadas às redes de infraestrutura e saneamento, serviços públicos como coleta do lixo e transportes;
9. Participar da elaboração de projetos ambientais na área de engenharia civil, em equipes multidisciplinares.
Turno de funcionamento: Diurno e Noturno
Modalidade: Bacharelado - Presencial
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres e Máximo: 20 semestres
Carga horárioa total: 4.432 horas
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
A coordenação do curso fica a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que, de acordo com a Resolução CONAES nº 01 de 17 de 2010, é constituído por docentes do curso com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico. Atualmente, no curso, o NDE é composto pelos seguintes professores:
- Ivan Francklin Júnior - lattes:
http://lattes.cnpq.br/9608866466544026
- Luana Ferreira Mendes - lattes:
http://lattes.cnpq.br/0408556144651441
- Luiz Carlos Vieira Guedes - lattes:
http://lattes.cnpq.br/8364814324205994
- Thiago Luiz Nogueira Silva - lattes:
http://lattes.cnpq.br/6468652777956930
- Alessandro Ferreira Alves - lattes:
http://lattes.cnpq.br/7860986142316472
Em busca da autonomia pedagógica, o Centro Universitário do Sul de Minas – Unis-MG – foi credenciado em novembro de 2001, resultado da fusão de duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Engenharia de Varginha (Fenva) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (Fafi), ambas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG).
Ao longo de nossa jornada fomos reconhecidos pela sociedade nacional e internacional como uma instituição de grande relevância para o desenvolvimento sul mineiro, entre alguns cita-se os seguintes prêmios e conquistas:
1. O Bacharelado em Biomedicina foi classificado como o segundo melhor curso do Brasil (IDD – Enade 2006).
2. A Licenciatura em Educação Física posicionou-se entre os 40 melhores cursos do Brasil (Enade 2005) e, dois anos depois (Enade 2007), como o primeiro do país entre as instituições privadas
3. A Licenciatura em Pedagogia (Enade 2005), que conquistou classificação dentre os 60 melhores avaliados do país.
4. No Sul de Minas, os bacharelados em Ciência da Computação (Enade 2005) e Serviço Social (Enade 2004) tornaram-se referência pelas melhores avaliações.
5. O curso de Administração (Comércio Exterior), além de mais conceituado na região (Enade 2006), conquistou recomendação do Conselho Regional de Administração (CRA-MG).
6. Em revista de circulação nacional, o Guia do Estudante Melhores Universidades, uma das publicações mais importantes sobre Ensino Superior no país, os cursos de Administração (Comércio Exterior), Publicidade e Propaganda e Pedagogia figuram entre os melhores do Brasil, este por dois anos consecutivos (2007-2008).
7. O Unis-MG recebeu o Prêmio Qualidade Latino Ibero Americano Excelência na Educação (São Paulo), pela Associação Brasileira de Qualidade, Prêmio Iberoamericano à Excelência Educativa (Panamá), concedido pelo Conselho Iberoamericano em Honra à Qualidade Educativa, Prêmio Excelência Educativa (Argentina), Prêmio Máster Qualidade América do Sul (Rio de Janeiro), Prêmio Latino Americano da Qualidade (Chile). O Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, outra honraria de grande importância, foi outorgado ao Unis-MG em reconhecimento a projeto de extensão universitária.
Nos últimos anos, a conexão do universitário ao mercado de trabalho através de uma ampla rede de convênios fez-se de maneira intensa, reforçando o papel do Unis-MG de oportunizar a inserção do estudante no meio profissional desde os primeiros períodos da vida acadêmica. Esse diferencial da Instituição é evidenciado com o alto índice de empregabilidade dos alunos, crescimento e reconhecimento profissional.
A internacionalização das relações também é diferencial percebido pela comunidade acadêmica. Os parceiros institucionais estão na Argentina, Chile, Espanha, Canadá, EUA, Alemanha e França, com alianças estratégicas que beneficiam estudantes, professores e colaboradores.