CTA-01-3

whatsapp

 

A Engenharia Civil foi criada para resolver os problemas e melhorar o uso dos espaços disponíveis. Devido a isso, o engenheiro civil deve, antes de mais nada, ser um solucionador de problemas. No entanto, muito se engana quem acha que ele só mexe com cálculos matemáticos. Conheça mais sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho em nosso texto!

Baixe o e-book de Engenharia Civil do Grupo UNIS.

 

O que é Engenharia Civil?

Área que mais gera empregos em nosso país, a Construção Civil até hoje é reconhecida por movimentar a economia do Brasil. Por contratar não só engenheiros, mas pedreiros, ajudante de obras e, algumas vezes, até mesmo arquitetos, é uma área em constante expansão. Afinal, ela não só constrói e projeta, mas também reforma e restaura edifícios e construções. Edificações históricas, como as pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China, são exemplos de construções que atravessaram séculos, isso em uma época em que não existia a Engenharia Civil como a conhecemos hoje.

Muitas outras Engenharias utilizam como base a Engenharia Civil. A Aeronáutica, por exemplo, constrói aviões e outros tipos de veículos aeromotores estudando materiais, estruturas e fazendo cálculos como acontece na Construção Civil.

Em que áreas o engenheiro civil pode trabalhar?

Além da área de Construção Civil, o Engenheiro também pode trabalhar em planejamento urbano, saneamento básico, infraestrutura e transportes. Ele também pode fazer orçamentos de obras e materiais, por estarem na área de construção. Inclusive, você sabia que cada tipo de construção é uma área de atuação diferente? Para planejar e construir barragens, por exemplo, o profissional de Engenharia Civil deve se especializar em recursos hídricos.

E muito se engana quem pensa que ele só trabalha em obras. O engenheiro civil também pode trabalhar em escritórios, com gestão de projetos e estabelecendo recursos prediais, observando a ocupação e uso do espaço, além de fazer seus cálculos matemáticos e desenhos de projetos. 

Todos os dias o engenheiro civil trabalha com cálculos e planilhas, além de executar e visitar obras externas. Indicador da economia do país, este setor demonstra, de acordo com o número de empregos gerados, se a gestão pública está investindo ou não na construção civil. Desta forma, fica mais simples de observar se projetos particulares estão sendo feitos ou se os tributos pagos pela população estão sendo direcionados a obras básicas, como saneamento e infra estruturas urbanas, por exemplo.

Como saber se posso ser um engenheiro civil?

Se você gosta de fazer contas complexas e estar sempre com pessoas, esta é a sua área! O engenheiro civil sempre está fazendo cálculos e planilhas, por isso deve ser bastante organizado. Além disso, seja em um canteiro de obras ou em escritório, ele sempre estará cercado por sua equipe, razão pela qual deve saber como conversar e se comunicar com todas as pessoas. Ter empatia e gentileza com todos, independentemente de quem seja, é fundamental na área de Engenharia Civil.

CTA-01

Em quais áreas posso me desenvolver na Engenharia Civil?

Como já falamos, o mercado de trabalho da construção civil é bastante amplo. No entanto, o que muitos não sabem é que o engenheiro nunca pode deixar de estudar e sempre deve estar atualizado com as tecnologias que surgem na área. Abaixo, listamos algumas delas:

Transportes

Nesta área, o engenheiro civil não só se preocupa em construir, mas também em manter o que já está feito. Ferrovias, estradas e tudo o que é ligado a estruturas de transportes entram nesta especialização, inclusive aerovias.

Recursos hídricos

Fornecimento de água, prevenção de enchentes, redes de irrigação e sistemas de barragens são construídos pelo profissional especializado nesta área. Ele também executa e desenvolve obras de canais e reservatórios, muitas vezes com a ajuda de um engenheiro ambiental, para reduzir os impactos destas obras no meio ambiente.

Geotecnia

Estudo do solo e seus componentes é essencial para a parte estrutural da construção civil. Nesta especialidade, o engenheiro vai conhecer profundamente todos os tipos de solos e rochas, bem como as possíveis alterações ao longo do tempo. Desta forma, ele vai saber qual a área mais segura para colocar as fundações de sua futuras obras, evitando, assim, danos e desmoronamentos com o passar do tempo.

Estruturas

Nesta especialidade, o engenheiro civil conhece os tipos de materiais e ferramentas de computação para criar e desenvolver as estruturas dos edifícios e obras que irá construir. Nela, vai projetar estruturas de madeira, concreto ou aço que darão sustentação e apoio ao que será construído.

Recursos energéticos

Outra área onde o engenheiro civil tem o apoio do engenheiro ambiental, pois ambos  projetam e constroem juntos fontes de energia tradicionais, alternativas e renováveis, dependendo da demanda. Eles também desenvolvem métodos de conversão e conservação de energia, além de prever os impactos energéticos ambientais.

Por que estudar Engenharia Civil no Grupo Unis?

A Revista Exame, no início de 2019, colocou o Grupo Unis como uma das melhores instituições de ensino de Engenharia Civil do Brasil, em um ranking contendo diversas instituições privadas com ou sem fins lucrativos. 

Além disso, o curso oferece as possibilidades de estudar pela manhã ou à noite, permitindo que o estudante possa trabalhar e estudar. Laboratórios com tecnologia de ponta auxiliam os alunos em suas pesquisas científicas, afinal, lembra-se de que o engenheiro civil nunca deve deixar de estudar?

Entre as disciplinas estudadas estão Administração, Álgebra Linear, Cálculo Numérico, Desenho, Estatística, Engenharia de Transportes, Fundações, Geologia e Mineralogia, Geometria Analítica, Hidrologia, Hidráulica, Instalações Elétricas, Mecânica dos Fluidos e dos Solos, Planejamento de Obras e Orçamento, Projeto de Edificações e muito mais. Desta forma, o aluno sai preparado para seguir a especialização de que mais gostar, sem prejuízos para a sua carreira, afinal, ele vai ver todas as matérias e seus desdobramentos durante o curso.

Diferenciais

O curso do Grupo Unis oferece ao aluno dupla titulação em Portugal, com a possibilidade de estudar no exterior e voltar com dois diplomas. Essa vantagem aumenta bastante as suas oportunidades de carreira, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, as aulas diferenciadas, ministradas por professores experientes, preparam o egresso para o mercado de trabalho, começando sua carreira com sucesso e competência. As parcerias com as empresas e o desenvolvimento de projetos para a comunidade local faz os alunos deixarem a faculdade com uma experiência de mercado bastante relevante.

Trabalhar em equipe e desenvolver a comunicação é essencial para o profissional de Engenharia Civil. Portanto, ele, durante o curso do Grupo Unis, vai desenvolver bastante essas habilidades sociais e comunicativas.

Baixe o e-book de Engenharia Civil do Grupo UNIS.

 

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8