Reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação N° 134, de 01 de março de 2018.
NOTA 4 NO ENADE!
EM 10 ANOS A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS AUMENTARÁ 35% E A SAFRA DE CAFÉ ATÉ 39%.
CONCLUSÃO EM 5 ANOS!
Descubra o que é preciso para garantir uma carreira de sucesso em Engenharia Agronômica. Aprenda o que é, as principais responsabilidades e o salário médio dessa carreira. Além das habilidades e formação necessária para assegurar uma posição de destaque neste campo.
A Engenharia Agronômica aplica princípios de Engenharia a qualquer processo associado à produção de bens agrícolas e à gestão de recursos naturais. É também responsável por elaborar estratégias de controle de pragas e doenças, incremento de produtividade com responsabilidade econômica, ambiental e social. Aplicar tecnologias, projetando máquinas agrícolas, equipamentos, sensores e estruturas, que otimizem e resolvam problemas relacionados à agricultura.
A principal responsabilidade dos engenheiros agrônomos é trazer melhorias necessárias para a toda cadeia do agronegócio. Eles trabalham para aumentar a produção, seja criando ou aprimorando máquinas para plantações e instalações para animais.
Ou seja, precisam garantir que as operações funcionem sem problemas, verificando regularmente os equipamentos, supervisionando o armazenamento adequado de mercadorias, otimizando o uso de fertilizantes, uso responsável de defensivos agrícola, com a preocupação da segurança alimentar e proteção do meio ambiente.
Outras tarefas relacionadas ao processo produtivo, envolvendo vários segmentos da cadeia do agronegócio. Eles também examinam e trabalham para resolver os problemas ambientais, que podem vir a afetar as operações.
Os engenheiros agrônomos normalmente fazem o seguinte:
Estes profissionais trabalham em diversos cultivos, incluindo a floricultura, silvicultura e processamento de alimentos. E atendem uma ampla variedade de projetos, como por exemplo, desenvolver sistemas para o controle do clima e estratégias para redução de estresse vegetal e animal.
Os engenheiros agrônomos com habilidades de programação de computadores têm atuado para integrar inteligência artificial e sistemas de informação geográfica aplicados na agricultura. Tudo isso para aprimorar a eficiência na aplicação de fertilizantes ou para automatizar os sistemas de colheita.
Empregos de nível de entrada em Engenharia Agronômica exigem um diploma de bacharel. Estes programas incluem componentes práticos significativos em áreas como ciência, matemática e princípios de Engenharia. A faculdade incentiva os alunos a ganharem experiência prática, participando de estágios e competições, onde equipes de alunos planejam equipamentos e tentam resolver problemas reais.
É fundamental possuir certificação reconhecida pelo MEC, para que você possa participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área. Também é muito recomendado o curso de graduação para aqueles que desejam se especializar em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, para seguir a carreira acadêmica e atuar como educador em faculdades ou universidades.
Durante os semestres de graduação em Engenharia Agronômica, os alunos adquirem conhecimento profissional em áreas multidisciplinares de produção agrícola, com ênfase na produção agrícola e tecnológica. Assim como as principais agriculturas, olericultura, fruticultura e floricultura.
O estudo abrange também a área de produção vegetal e hortícola, além de equipamentos e maquinários, o planejamento de superfícies de produção e manutenção de sistemas de melhoria, irrigação e drenagem.
Além disso, oferece aos estudantes a oportunidade de adquirir competências no campo da tecnologia de acabamento e processamento, armazenamento, resfriamento de produtos agrícolas.
Os engenheiros agronômos atuam em vários setores, como agricultura, silvicultura e processamento de alimentos, etc.
O estado de Minas Gerais possui uma produção bastante diversificada de grãos, produzindo, principalmente, milho, feijão, soja, algodão, trigo, sorgo, amendoim, girassol e mamona (6,0% da produção nacional). A área colhida, em 2017, foi de 3,4 milhões de hectares, produzindo 14,3 milhões de toneladas, concentradas em sua maior parte nas regiões Noroeste e Triângulo mineiro.
Como você deve ter percebido, as oportunidades no mercado de Engenharia Agronômica são muitas, por isso, a faixa salarial pode variar dependendo da função e região de atuação. Em média, os profissionais ganham R$ 4.385,00, e o teto salarial é de R$ 8.756,52, levando em conta os dados do site especializado Salario.com.br, que analisou o perfil de profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT a nível nacional.
O curso de Engenharia Agronômica do Unis possui na matriz curricular disciplinas como Administração, Anatomia vegetal, Biologia celular, Construções rurais, e uma variedade de aulas práticas em campo. Você poderá estudar em fazendas conveniadas, que trabalham com tecnologias de última geração. O corpo docente da instituição é formado por professores com doutorado e mestrado com alta qualificação e experiência técnico-profissional.
A instituição possui uma estrutura de laboratórios próprios, que proporcionam ao aluno experiências que unem a teoria da sala de aula com experiências reais em campo. Tudo acontece em ambientes monitorados por professores que orientam as práticas.
A estrutura conta com laboratório de física, solos e materiais da construção civil, maquetes, informática, microbiologia, entomologia, sementes e propagação vegetal. Além de convênios com a Fundação Procafé e Fazenda Experimental, que possuem laboratórios complementares: biotecnologia vegetal, análise química de solos e folhas.
Com estas parcerias, já foram oferecidos dezenas de estágios aos nossos alunos, programas e bolsas de pesquisas. Vale ressaltar que, o curso atingiu a maior nota (4 de 5) no MEC, em comparação com outras instituições privadas da região.
Engenheiros agrônomos investem boa parte do tempo trabalhando para identificar e resolver desafios na indústria agrícola. Por isso, habilidades de comunicação são importantes para transmitir informações sobre as descobertas das investigações, de forma eficaz, bem como interagir com outros colaboradores envolvidos no projeto e clientes.
Uma boa base de matemática também é necessária, particularmente quando se usa software para projetar equipamentos. Eles devem ter um forte entendimento e curiosidade de aspectos do cultivo, e serem capazes de analisar efetivamente os desafios à frente, para usar suas melhores habilidades de resolução de problemas para fornecer resultados impactantes.
Além das habilidades técnicas que você deverá adquirir, certas competências sociais são exigidas para ter sucesso como engenheiro agrônomo.
Reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação N° 134, de 01 de março de 2018.
No contexto de mudanças globais, a Região Sul de Minas Gerais apresenta um enorme mercado em transformação, sobretudo na sua agropecuária, onde as “fazendas” tradicionais transformam-se em “empresas agropecuárias”, onde a “monocultura” ou “cultivos tradicionais” cedem lugar à diversificação e às novas tecnologias, onde a “cultura da empresa familiar” dá lugar ao “cooperativismo”, onde as técnicas rudimentares são superadas pela tecnologia da informática e da conservação do meio ambiente, e, por conseqüência, a figura do Agrônomo se torna imprescindível e indispensável.
O Grupo Unis dispõe de uma estrutura de laboratórios próprios, proporcionando para o aluno diversas experiências unindo assim a teoria vista dentro de sala de aula e a prática desenvolvida em laboratório. Tudo acontece em ambientes controlados com monitores e professores orientando as práticas.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
O profissional formado pelo curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Unis/MG estará hábil a atuar no campo do trabalho, em diversos segmentos produtivos ou em órgãos públicos governamentais e não governamentais a fim de consolidar os diversos sistemas produtivos rurais atentando-se para a sustentabilidade.
De acordo com a Resolução Nº 1, de 2 de fevereiro de 2006; Art. 5º O curso de Engenharia Agronômica deve ensejar como perfil:
1. Sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia, observando a abordagem sistêmica do ambiente competitivo;
2. Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, como visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
3. Compreensão e tradução das necessidade de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
4. Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.
Segundo as DCNs no Art. 6º O curso de Engenharia Agronômica ou Agronomia deve possibilitar a formação de profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
a) Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
b) Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
c) Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
d) Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
e) Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
f) Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;
g) Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.
Polyana Placedino Andrade
http://lattes.cnpq.br/9593649021353047
Paula Rachel Rabelo Correa
http://lattes.cnpq.br/5614620832568848
Nelson Delu Filho
http://lattes.cnpq.br/4783763747882936
André Moraes Reis
http://lattes.cnpq.br/3417377607159095
Valentim Calenzani
http://lattes.cnpq.br/6384980498506172
Eduardo Augusto Machado Campos
http://lattes.cnpq.br/0582734037023457
Luiz Carlos Vieira Guedes
http://lattes.cnpq.br/8364814324205994
Cleidson Soares Ferreira
http://lattes.cnpq.br/2295764769557365
Leandro Gomes Ribeiro Costa
http://lattes.cnpq.br/8653550336200404
Lucio Garcia Caldeira
http://lattes.cnpq.br/4335697695739387
Maycon Paulo de Souza Firmino
http://lattes.cnpq.br/7253336940818795
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
And here's where you make it all happen. Add a few lines of text here and change it as your needs evolve. Customize the icon up top using one of the 300+ icons in your HubSpot COS images library, or upload your own. You can change as much or as little as you like. Everything should be so easy.
O Grupo Unis dispõe de uma estrutura de laboratórios próprios, proporcionando para o aluno diversas experiências, unindo a teoria vista dentro de sala de aula e a prática desenvolvida em laboratório. Tudo acontece em ambientes controlados com monitores e professores orientando as práticas.
Corpo docente: formado por mestres e doutores o Unis possui o melhor corpo docente das Instituições de ensino do Sul de Minas.
Projeto interdisciplinar: Semestralmente, o trabalho é desenvolvido integrando as disciplinas estudadas no período, permitindo, assim, a prática dos conteúdos e contato direto com a realidade do mercado de trabalho.
Empregabilidade: O Unis possui parceria com as principais empresas do Sul de Minas e também internacionais.
Convênios: Parceria com 1500 empresas conveniadas para oferecer ao aluno descontos e benefícios exclusivos.
Internacionalização: O Grupo Unis proporciona experiências acadêmicas internacionais para seus alunos e professores. São convênios com instituições de mais de 20 países localizados na América. Ásia e Europa.
Metodologias Ativas: os professores utilizam as novas metodologias de ensino em vista do contexto tecnológico e o protagonismo do estudante.
Entretenimento: No Campus II o aluno pode realizar práticas esportivas sem custo e usar o local para lazer nos finais de semana (Campo, quadra, piscina, academia e churrasqueira).