CTA-01-3

whatsapp

 

Uma das profissões com o maior índice de empregabilidade, a Enfermagem, ao contrário de outras áreas, não precisa necessariamente de um local próprio para ser exercida. No texto abaixo, falamos sobre o profissional, as possibilidades de especialização e o curso do Grupo Unis, uma das maiores referências em qualidade de ensino.

Baixe o e-book de Enfermagem do Grupo UNIS.

 

Enfermagem: o que é?

Curso da área de saúde, a Enfermagem une matérias de humanas e biológicas em uma mesma profissão. O profissional de Medicina é responsável por examinar o paciente e prescrever a medicação e o tratamento, em clínicas e hospitais. O enfermeiro é quem vai acompanhar o paciente e administrar os medicamentos. Por isso, ele deve ser um profissional que gosta de cuidar de outras pessoas, sem julgamentos ou preconceitos.

Como é o mercado de trabalho em Enfermagem?

Em todas as regiões do Brasil a demanda por profissionais de Enfermagem é bastante alta, e sempre há vagas para egressos do curso. Uma pesquisa inédita, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 2015, traçou o perfil da Enfermagem no Brasil. Nela, percebeu-se que, de todos os 1,6 milhão de profissionais pesquisados, o que engloba desde os enfermeiros em início de carreira, aos 18 anos, até os aposentados na profissão, com mais de 80 anos. Nesta pesquisa, viu-se que, 59, 3% dos enfermeiros atuavam no setor público, enquanto 31,8% das equipes de enfermagem trabalhavam no setor privado, 14,6% no filantrópico e 8,2% nas áreas de ensino. 

De acordo com o Cofen, existem três grandes áreas de atuação do profissional de enfermagem, são elas, Área I: Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto (Saúde da Mulher e Saúde do Homem); Saúde do Idoso e Urgência e Emergência, Área II: Gestão e Área III: Ensino e Pesquisa. Na primeira área, o enfermeiro trabalha em hospitais, unidades de pronto atendimento (upas), clínicas, home care, entre outros locais. 

Na área de gestão, o profissional pode assumir cargos de coordenação em unidades de saúde, além de órgãos do governo. Para prepará-lo nestes cargos, que aumentam cada vez mais, as universidades vêm aumentando o número de disciplinas de gestão em seus cursos, como acontece no Grupo Unis

Cada vez mais egressos dos cursos superiores de Enfermagem buscam especializações na área, se tornando mestres e doutores. Diante deste cenário, muitos deles voltam às universidades para lecionarem a alunos de nível superior e técnico. Além disso, as pesquisas científicas aumentam cada vez mais, o que permite aos enfermeiros já formados continuarem a estudar na área de saúde.

Atualmente, grande parte dos alunos formados entram no mercado de trabalho por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que funciona com a Atenção Básica, organização voltada aos enfermeiros para trabalharem em unidades básicas de saúde em vários municípios do estado. Eles atuam na primeira área descrita no texto.

Como deve ser o profissional de Enfermagem?

Ele deve gostar de cuidar das pessoas, saber trabalhar em equipe, ter empatia e, acima de tudo, ter muita paciência. A capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental para quem quer seguir na carreira. Afinal, estar doente não é fácil e, para muitas pessoas, estar dependente de alguém é bastante penoso e, é papel do profissional de Enfermagem amenizar o quanto puder esta situação. Nesses casos, o enfermeiro deve entender o lado do paciente e fazer com que seu restabelecimento seja o melhor possível.

CTA-01

O que mais o enfermeiro pode estudar?

As especializações para este profissional são bem extensas, por isso, listamos algumas para você se motivar a começar seus estudos no Grupo Unis. Acompanhe abaixo em que você pode se especializar:

Enfermagem em Urgência e Emergência

Responsável pelos primeiros socorros, é quem presta atendimento imediato às vítimas de incêndios e desastres. O profissional que trabalha com esta especialidade deve tomar decisões rápidas e concisas, além de ter conhecimentos práticos e técnicos. Cada vez mais requisitada no Brasil, tem muitas vagas para quem está ingressando no mercado de trabalho.

Enfermagem em Saúde da Mulher

Cuida da saúde da mulher durante a gravidez, o parto e o puerpério. Devido ao grande aumento de cesáreas no Brasil, o número de profissionais especialistas na obstetrícia também aumentou, bem como a sua demanda. Cada vez mais equipes completas são requisitadas durante este período, para um melhor atendimento e nascimentos bem sucedidos.

Enfermagem em Saúde do Idoso

Especializada em idosos, a área também aumenta em nosso país. Por ter um grande número de idosos, o Brasil requer cada vez mais profissionais neste campo. Enfermeiros com esta especialidade podem trabalhar em clínicas de repouso, hospitais e até mesmo em domicílios, como home care.

Enfermagem em Saúde do Adulto

Necessária em todas as etapas da cirurgia, na pré-operatória, é responsável por auxiliar e preparar o paciente e seus familiares, fazendo a assepsia e observando se os remédios e jejuns necessários estão sendo efetuados. Durante a cirurgia, o enfermeiro cuida da limpeza e segurança da sala e dos instrumentos que serão usados no procedimento. Muitas vezes, auxilia na instrumentação durante a cirurgia. No pós-operatório, o profissional de enfermagem ajuda o paciente em seu restabelecimento, ministrando os medicamentos e alimentos adequados à sua recuperação.

Por que estudar Enfermagem no Grupo Unis?

O curso do Unis ensina ao futuro enfermeiro conceitos de gestão, assistência ao paciente e interdisciplinaridade, permitindo ao aluno também escolher entre as áreas de pesquisa ou docência. Além disso, o estudante também tem noções de empreendedorismo, podendo até mesmo abrir sua própria empresa. Aulas práticas em laboratórios e instituições de saúde desde o primeiro ano também fazem parte da grade curricular do Grupo Unis.

Em sua matriz curricular, o aluno aprende sobre Anatomia Humana, Atenção a Saúde do Adulto e Idoso, Bioestatística, Bioquímica, Biossegurança e Primeiros Socorros, Bioética, Ética e Responsabilidade Social, Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Emergência, Enfermagem em Saúde da Família, Farmacologia, Gestão de Qualidade, Imunologia, Microbiologia Geral, Parasitologia Humana, Psicologia e Relações Humanas, Saúde do Trabalhador e muito mais disciplinas. Esta grande oferta de estudo vai muito além da exigida pelo MEC, justamente para deixar o profissional de enfermagem apto para os desafios do mercado de trabalho.

Diferenciais

Entre seus diferenciais, a estrutura curricular flexível com atualização permanente e o incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e extensão são alguns deles. No Grupo Unis, o aluno também tem acesso a metodologias modernas e inovadoras, além das possibilidades de intercâmbio e dupla titulação. Professores qualificados e interação teórica e prática também fazem parte do curso do Unis.

Baixe o e-book de Enfermagem do Grupo UNIS.

 

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulário que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8