CTA-01-3

whatsapp

 

Não é surpresa para ninguém que a preocupação das pessoas com uma vida saudável está cada vez maior. Com isso, a oferta e procura por academias e personal trainers também têm aumentado. No texto a seguir, você vai saber mais sobre a profissão, o mercado de trabalho e o curso do Grupo Unis. Boa leitura!

Baixe o e-book de Educação Física do Grupo UNIS.

 

Educação Física: o que é?

É um curso que oferece a promoção da saúde e, ainda, consegue reabilitar a condição física das pessoas. A Educação Física é oferecida em duas modalidades, sendo uma delas a Licenciatura, que é voltada para aqueles que desejam dar aulas em escolas e instituições de ensino, nos níveis Infantil, Fundamental e Médio. A segunda modalidade é o Bacharelado, foco deste texto, onde o profissional pode atuar em academias, clubes, centros de treinamento, empresas e muitos outros locais.

Como é o mercado de trabalho em Educação Física?

Por ter cada vez mais pessoas preocupadas com sua saúde e bem-estar, o mercado de Educação Física está muito mais promissor. De acordo com uma pesquisa recente da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), em 2017, o Brasil contava com cerca de 34.509 academias, ficando atrás apenas do Estados Unidos no ranking mundial. Assim, os bons profissionais de Educação Física possuem amplo mercado para angariar clientes e deixá-los satisfeitos. 

Com a criação do Conselho Federal de Educação Física (Confef), em 1998, os profissionais de Educação Física só podem exercer a profissão com o registro neste órgão. Além de academias, eles também podem ministrar treinamentos esportivos em clubes, centros de treinamento e empresas. 

Alguns profissionais mais empreendedores trabalham também com assessoria e consultoria ou, algumas vezes, montam seu próprio negócio.

Qual o perfil do profissional de Educação Física?

O profissional deve gostar de esportes e de pessoas, afinal, este é o seu campo de atuação. Além disso,  deve ter bastante empatia. 

Quando se fala em exercícios físicos é importante ter em mente que cada um tem seu limite. Muitas vezes, o Profissional de Educação Física trabalhará com pessoas idosas, crianças, pessoas com deficiência ou em reabilitação. Deste modo, ele deve ter paciência, respeito, e, acima de tudo, gentileza para perceber até onde cada aluno pode chegar. Mesmo que não dê aulas em escolas, o profissional de Educação Física graduado em Bacharelado deve ver a todos como alunos ou, conforme o caso, como clientes.

CTA-01

O que mais o profissional de Educação Física pode estudar?

Muitas universidades, como é o caso do Grupo Unis, oferecem dupla titulação a seus alunos, de forma que eles possam cursar disciplinas de Licenciatura e de Bacharelado, estando aptos a trabalhar em todo lugar.

No entanto, os que optam pelo Bacharelado também têm variadas possibilidades de expandir seus conhecimentos. Conheça algumas especializações:

Atividades físicas para grupos especiais

Nesta especialização, o aluno estuda sobre diversas doenças e aprende a prescrever os exercícios físicos específicos para grupos especiais, como gestantes, cardiopatas, hipertensos, diabéticos e pessoas com obesidade. Além disso, se ele também optar por estudar atividade física adaptada, conhecerá as mudanças ocorridas nesta área e como prescrever atividades para pessoas com deficiências motoras, auditivas, visuais e cognitivas.

Esportes e Treinamento Desportivo

O aluno que se especializa nesta área, aprende muito sobre seus fundamentos e conhecimentos, para estar apto a treinar alunos e atletas nos variados esportes. Dependendo da quantidade de alunos que ele consiga treinar pode até, futuramente, criar a sua própria equipe de esportes específicos, como futebol e basquetebol, e participar de competições esportivas. 

Fisiologia do Exercício

Neste curso, o aluno estuda o esporte e o exercício físico sob a visão científica, considerando o corpo humano e suas estruturas. Ele analisa o consumo de alimentos e nutrientes e como isso irá influenciar na liberação de energia durante a prática de diferentes modalidades esportivas, além de todo o processo de recuperação do organismo após o treino. Para isso, ele deve entender bem de biologia e bioquímica. 

Atletismo

Corrida, corrida com obstáculos, saltos, arremessos e lançamentos são algumas das modalidades de atletismo que o aluno desta pós-graduação aprenderá para treinar atletas. Não só para isso, mas o estudante também conhecerá melhor este esporte e poderá ensinar pessoas das mais diferentes faixas etárias.

Avaliação e Prescrição de Exercício Físico

Neste curso, o profissional se conscientiza de sua profissão para atuar com mais segurança e padrão profissional, independentemente do seu local de trabalho. Nesta pós, ele sai apto tanto para ensinar melhor em instituições de ensino quanto para atender diretamente o cliente ou ingressar na área de pesquisa.

Exercício e Nutrição Esportiva

Nesta área o profissional de educação física auxilia a pessoa que deseja e precisa emagrecer ou até aqueles que possuem dificuldades para ganhar massa muscular e ter um corpo saudável. Ao prescrever exercícios físicos tendo em vista o emagrecimento ou tônus muscular, o profissional de Educação Física respeita os limites do corpo do aluno e propõe um programa de que auxiliam na perda ou ganho de peso de forma lenta, gradual e saudável.

Por que estudar Educação Física no Grupo Unis?

Além da dupla titulação já citada, o Grupo Unis oferece uma estrutura completa a seus alunos para as aulas práticas do Bacharelado em Educação Física. Quadra coberta, piscina, campo de futebol e academia são algumas das estruturas disponíveis para que o aluno possa estudar e praticar para ser um futuro profissional preparado para o mercado de trabalho.

Na grade curricular, o aluno de Educação Física também aprende disciplinas essenciais para a sua carreira, como: Anatomia Humana, Atividades Físicas com Públicos Especiais, Atividades Aquáticas e Motoras em Academias. Ele também aprende sobre Atletismo em Campo e em Pista, Basquetebol, Biomecânica do Movimento Humano, Cinesiologia, Comunicação e Expressão, Dança, Educação Física Adaptada, Estatística Aplicada à Educação Física, Fundamentos do Lazer e Gestão Empreendedora.

Para atuar como treinador no mercado de trabalho, o estudante também tem disciplinas específicas, como Ginástica Artística e Rítmica, Lutas, Handebol e Futebol. Ele aprende ainda Nutrição Aplicada à Educação Física e Esportes, Pedagogia da Educação Física e dos Esportes, Primeiros Socorros, Psicologia da Atividade Física e dos Esportes, Ritmo e Movimento e muitas outras disciplinas essenciais para ser um bacharel de Educação Física de sucesso.

Diferenciais

Único curso presencial matutino da região do sul de Minas, composto por um corpo docente altamente qualificado. Com grande empregabilidade, o Unis possui convênios com diversas empresas e academias. Além disso, também oferece mobilidade acadêmica e a excelência de um curso com experiência de 22 anos no mercado.

Como você viu, o profissional de Educação Física tem disciplinas relacionadas com Matemática, Física e Química, além da Biologia. Ele também deve saber se expressar bem e, é claro, ter empatia com cada aluno e cliente que ele irá atender, conhecendo os limites de cada um.

Venha fazer Bacharelado em Educação Física no Grupo Unis e se tornar um Profissional de Sucesso! Porque aqui...realizamos sonhos!!

Baixe o e-book de Educação Física do Grupo UNIS.

info cursos_artboard copy
info cursos_artboard copy 2
info cursos_artboard copy 4
info cursos_artboard copy 5
info cursos_artboard copy 6
info cursos_artboard copy 7
info cursos_artboard copy 10
cta-ead_artboard copy 9

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulârio que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.

https://docs.google.com/presentation/d/1YCiUTMNNQaGiX1NL7-q4F8PrV7_hm3l9ULlaSs5xLe0/edit?ts=5de94118#slide=id.g63ea2749ad_0_8