NOTA 4 NO ENADE!
O FUTURO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS
E O URBANISMO CONSCIENTE SÃO TENDÊNCIA PARA AS CIDADES
PÓS-PANDEMIA
CONCLUSÃO EM 5 ANOS!
O curso de Arquitetura e Urbanismo deve assegurar a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidades. O profissional deve ser capaz de desenvolver a parte criativa, mas também a técnica, na concepção de espaços físicos, entre outros. Saiba mais sobre o mercado de trabalho, perfil profissional e outras curiosidades deste curso!
O termo Arquitetura origina-se do grego antigo «arkhé» e «tékhton», cujo significado é «construção primordial». Porém, a Arquitetura nasce muito antes da Grécia Antiga, ainda na Pré-História, a partir da necessidade humana de fixar-se num lugar e proteger-se do frio e da chuva. À medida que as civilizações foram crescendo e evoluindo, a Arquitetura também evoluiu e assumiu as mais variadas formas, influenciadas pelas condições sociais, culturais, ambientais e técnicas que cada lugar apresentava.
No séc. I a.C., o arquiteto romano Vitrúvio definiu a Arquitetura a partir de três qualidades fundamentais: a estética, a funcionalidade e a materialidade. Em outras palavras, a Arquitetura deve ser bela e agradável, deve atender as necessidades das pessoas que a usarão e deve ter a estabilidade material e estrutural para ser segura e durável. Embora distante no tempo, a lição de Vitrúvio permanece viva e até os dias de hoje obras de Arquitetura tão variadas como casas, escolas, museus, hospitais e mercados têm nesses três pontos suas principais bases.
O arquiteto e urbanista também pensa, planeja, projeta e transforma as cidades. A partir do final do séc. XVIII, com o advento da Revolução Industrial, surge o Urbanismo como forma de compreender as cidades e auxiliar na criação de espaços urbanos pensados e criados em sintonia com as necessidades da sociedade. O modo como uma cidade nasce e se desenvolve, o modo como as pessoas moram, trabalham e circulam na cidade, a infraestrutura que proporciona o bem-estar à população — estes e outros elementos são objetos de estudo do futuro urbanista desde o início do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A Arquitetura e Urbanismo é uma área muito ampla que oferece muitas opções de atuação para o profissional. Além do projeto e construção de edifícios e do estudo e planejamento do espaço das cidades, destacam-se também as seguintes atividades:
Arquitetura Paisagística
Trata do estudo, planejamento e projeto de espaços livres tais como áreas de lazer residenciais, jardins e praças, parques urbanos, parques ecológicos, orlas costeiras, fluviais e lacustres. A praça no centro da cidade em que você vive, com aquela sombra agradável de ipês floridos, foi criada por um arquiteto paisagista. Obras como o Parque do Ibirapuera e os jardins ao redor da Lagoa da Pampulha também são exemplos de obras de arquitetura paisagística. Para chegar lá, além de dominar os conhecimentos específicos da Arquitetura e do Urbanismo, o profissional precisa ter conhecimentos de meio ambiente, em especial ecologia e botânica.
Conservação e restauro de patrimônios
Edifícios históricos como os da cidade de Ouro Preto foram projetados e construídos por arquitetos, mestres construtores e artesãos séculos atrás e hoje são objeto de estudo e de intervenção de arquitetos especializados nas questões patrimoniais, profissionais que atuam no sentido de restaurar e manter as condições originais dessas construções. Trata-se de uma área fundamental para a preservação da memória e do patrimônio histórico.
Arquitetura de interiores
A organização dos espaços internos de uma edificação é a principal atribuição do arquiteto de interiores. Este profissional planeja a escolha e a disposição de móveis, bem como define acabamentos, cores, iluminação e outros elementos que serão decisivos para a composição de ambientes internos de moradias, lojas, escritórios, escolas, hotéis etc., interferindo decisivamente na qualidade desses ambientes e no bem-estar das pessoas que se utilizarão deles.
À medida que surgem novas tecnologias de construção e de criação e elaboração de projetos, a profissão do arquiteto e urbanista também conquista novos campos de atuação. Hoje há arquitetos e urbanistas que se especializam em design gráfico, design de jogos, modelagem 3D, luminotecnia, fotografia, cenografia para teatro, cinema e TV, ensino e pesquisa, entre outros.
Criatividade e bom gosto é fundamental para ter sucesso nesta área. Além disso, o arquiteto deve ter um perfil matemático e lógico, ser bom em cálculos complexos e não ter medo de inovar. Ser paciente e estar sempre atualizado também são características fundamentais de quem quer ter sucesso nesta profissão. Muitas vezes, quando você começa o curso, percebe detalhes em prédios e casas que nunca tinha visto antes! Logo, além de estudar muito, você também deve estar atento às obras de outros arquitetos, a fim de aprimorar seu senso de observação.
Como o arquiteto sempre deve estar atualizado e nunca parar de estudar, as especializações são inúmeras! Confira a seguir algumas delas:
Luminotécnica
Engloba projetos de iluminação dos mais diversos tipos de espaços, internos e externos. Pensando na funcionalidade, na estética, na plasticidade, o estudo desta área permite que o arquiteto conheça e desenvolva tipos de iluminação e materiais para proporcionar maior conforto ambiental.
Arquitetura promocional
O Brasil é responsável por sediar o principal congresso de inovação da América Latina e está sempre promovendo muitos outros eventos. Por isso, nesse segmento em crescente expansão você poderá atuar em feiras, congressos e outros e, ainda, poderá atuar com a arquitetura cenográfica, que projeta cenários para shows e peças teatrais.
Em muitos eventos de negócios e empreendimentos, o design de estandes e de outros locais auxiliam na experiência do consumidor e na exposição das empresas e produtos. Desta forma, o consumidor não só se lembra do produto exibido, mas da sensação ao entrar no local de demonstração e de seus sentimentos em relação a isso. Desta forma, mais do que uma experiência estética, ela também é sensorial.
Planejamento Urbano
Devido ao constante crescimento populacional e com isso o surgimento de vários problemas nas cidades, é cada vez mais necessário pensar a organização e o crescimento do espaço urbano. O profissional que atua nesta área, trabalha diretamente voltado para o bem-estar, conforto e qualidade de vida da população e do espaço físico.
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unis é o melhor curso de Minas Gerais e está entre os cinco melhores do Brasil (ranking MEC/Revista Exame 2018). Oferecemos uma formação ampla, atual e consistente, com disciplinas que mesclam aulas teóricas e práticas e metodologias ativas de ensino. Além disso, o curso inclui aulas de história da arte e da arquitetura, tecnologia de estruturas e de materiais, ciências ambientais, desenho urbano, projetos urbanos, arquitetônico e de paisagismo e muitas outras que preparam o futuro arquiteto e urbanista para posições de destaque no mercado de trabalho. Embora seja um curso relativamente novo, criado há menos de uma década, os arquitetos e urbanistas formados pelo Unis já têm se destacado como profissionais criativos e dinâmicos. Os profissionais que se formam pelo UNIS não seguem tendências, eles as criam.
Além de ser o melhor curso de Minas Gerais, nota 4 no ENADE, e ter aulas diversificadas, o Unis oferece aos seus alunos mobilidade acadêmica em diversos países, como Portugal, Chile, Espanha, México, Argentina, Peru, Índia e Turquia. O curso possui um corpo docente altamente qualificado e possibilidade cada vez mais a aproximação do aluno com o mercado de trabalho.
Os profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo são responsáveis por projetar e edificar os ambientes habitados pelos seres humanos, de forma que este local seja projetado com o melhor aproveitamento do espaço pensando no bem estar do usuário.
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unis-MG, apresenta como principal missão a formação de profissionais aptos a atuar em diversas áreas; podendo atuar como autônomo, em escritórios de arquitetura, construtoras e ainda em órgãos públicos ou privados, elaborando projetos para diversos usos como arquitetura de interiores, paisagismo, urbanismo dentre outros.
A formação de Arquiteto e Urbanista se dá através do conhecimento entre a concepção e organização do espaço, ao urbanismo, à construção de edifícios, bem como à conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e à utilização racional dos recursos disponíveis.
O Grupo Unis dispõe de uma estrutura de laboratórios próprios, proporcionando para o aluno diversas experiências unindo assim a teoria vista dentro de sala de aula e a prática desenvolvida em laboratório. Tudo acontece em ambientes controlados com monitores e professores orientando as práticas.
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Perfil do Egresso
Segundo Resolução Nº2/2010 do CNE/CES, Art. 4º o curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo Visa formar o futuro egresso com o seguinte perfil:
1. Sólida formação de profissional generalista;
2. Aptodão de compreender a traduzir as necessidade de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
3. Conservação e valorização do patrimônio construído;
4. Proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.
1.1.1. Competências e Habilidades
O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo possibilitará a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades (Resolução Nº 2/2010 so CNE/CES, Art. 5º):
1. O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;
2. A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;
3. As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamento legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários;
4. O conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo;
5. Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, politico e econômico e tendo como objetivo a reflexão critica e a pesquisa;
6. O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional;
7. Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;
8. A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações;
9. O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas, energéticas e do domínio das técnicas apropriadas a elas associadas;
10. As práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades;
11. As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos, imagens virtuais;
12. O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;
13. A habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamento topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação, sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.
Andreia Heloise de Souza
http://lattes.cnpq.br/9569537004580289
Christian Deni Rocha e Silva
http://lattes.cnpq.br/9166169758705952
Eduardo Augusto Machado Campos
http://lattes.cnpq.br/0582734037023457
Eduardo Henrique Ferroni
http://lattes.cnpq.br/7860391767389143
José Edwalto de Lima Júnior
http://lattes.cnpq.br/9380843273648212
Luana Ferreira Mendes
http://lattes.cnpq.br/0408556144651441
Lucas Rosa Paiva
http://lattes.cnpq.br/7560579130730003
Maycon Paulo de Souza Firmino
http://lattes.cnpq.br/7253336940818795
Lucas Prado
http://lattes.cnpq.br/9213229924351233
Valmir Ortega
http://lattes.cnpq.br/9156377752836258
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A coordenação do curso fica a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que, de acordo com a Resolução CONAES nº 01 de 17 de 2010, é constituído por docentes do curso com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico. Atualmente, no curso, o NDE é composto pelos seguintes professores:
Ivan Francklin Júnior http://lattes.cnpq.br/9608866466544026
Andreia Heloise de Souza http://lattes.cnpq.br/9569537004580289
Valmir Ortega http://lattes.cnpq.br/9156377752836258
Christian Deni Rocha e Silva
http://lattes.cnpq.br/9166169758705952
Alessandro Ferreira Alves
http://lattes.cnpq.br/7860986142316472
Em busca da autonomia pedagógica, o Centro Universitário do Sul de Minas – Unis-MG – foi credenciado em novembro de 2001, resultado da fusão de duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Engenharia de Varginha (Fenva) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (Fafi), ambas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG).
Ao longo de nossa jornada fomos reconhecidos pela sociedade nacional e internacional como uma instituição de grande relevância para o desenvolvimento sul mineiro, entre alguns cita-se os seguintes prêmios e conquistas:
1. O Bacharelado em Biomedicina foi classificado como o segundo melhor curso do Brasil (IDD – Enade 2006).
2. A Licenciatura em Educação Física posicionou-se entre os 40 melhores cursos do Brasil (Enade 2005) e, dois anos depois (Enade 2007), como o primeiro do país entre as instituições privadas
3. A Licenciatura em Pedagogia (Enade 2005), que conquistou classificação dentre os 60 melhores avaliados do país.
4. No Sul de Minas, os bacharelados em Ciência da Computação (Enade 2005) e Serviço Social (Enade 2004) tornaram-se referência pelas melhores avaliações.
5. O curso de Administração (Comércio Exterior), além de mais conceituado na região (Enade 2006), conquistou recomendação do Conselho Regional de Administração (CRA-MG).
6. Em revista de circulação nacional, o Guia do Estudante Melhores Universidades, uma das publicações mais importantes sobre Ensino Superior no país, os cursos de Administração (Comércio Exterior), Publicidade e Propaganda e Pedagogia figuram entre os melhores do Brasil, este por dois anos consecutivos (2007-2008).
7. O Unis-MG recebeu o Prêmio Qualidade Latino Ibero Americano Excelência na Educação (São Paulo), pela Associação Brasileira de Qualidade, Prêmio Iberoamericano à Excelência Educativa (Panamá), concedido pelo Conselho Iberoamericano em Honra à Qualidade Educativa, Prêmio Excelência Educativa (Argentina), Prêmio Máster Qualidade América do Sul (Rio de Janeiro), Prêmio Latino Americano da Qualidade (Chile). O Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, outra honraria de grande importância, foi outorgado ao Unis-MG em reconhecimento a projeto de extensão universitária.
Nos últimos anos, a conexão do universitário ao mercado de trabalho através de uma ampla rede de convênios fez-se de maneira intensa, reforçando o papel do Unis-MG de oportunizar a inserção do estudante no meio profissional desde os primeiros períodos da vida acadêmica. Esse diferencial da Instituição é evidenciado com o alto índice de empregabilidade dos alunos, crescimento e reconhecimento profissional.
A internacionalização das relações também é diferencial percebido pela comunidade acadêmica. Os parceiros institucionais estão na Argentina, Chile, Espanha, Canadá, EUA, Alemanha e França, com alianças estratégicas que beneficiam estudantes, professores e colaboradores.