Objetivos
- Propiciar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórico-prática e que estimule a inquietação intelectual dos alunos;
- Criar um espaço de transição entre a vida estudantil e a vida profissional, atenuando o impacto dessa transformação, base de emancipação e autonomia;
- Desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais;
- Incentivar o interesse pela pesquisa e pelo ensino;
Diretrizes
- Os planejamentos curriculares devem estimular e assimilar os estágios, sejam eles obrigatórios ou não, prevendo formas de supervisão, orientação e avaliação da atividade;
- O produto das atividades de estágio será objeto do debate acadêmico amplo das unidades, extrapolando os limites das disciplinas de supervisão;
- A escolha de campos de estágio levará em conta as possibilidades de vivências profissionais enriquecedoras, por meio da pluralidade de experiência profissionalizante. Programas de estágio que exponham os alunos a tarefas repetitivas e que signifiquem a simples substituição de mão de obra profissional colocam em risco o processo ensino – aprendizagem;
- Os estágios carregam, em si, a possibilidade de articulação ensino, pesquisa e extensão, no estreitamento das relações com a sociedade, aprofundando a inserção crítica da Universidade na realidade social que constitui objeto de intervenção das diversas áreas profissionais;
- As atividades de estágio trazem contribuições concretas para as unidades concedentes, cabendo à Universidade a sistematização desse produto e sua disponibilização;
Contato
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