Chamada geral

 

Telefone Geral

 

TopoVoltaAsAulas

Comunicado de Volta às Aulas

As nossas atividades acadêmicas para o ano de 2021 já estão para começar! Neste primeiro momento queremos compartilhar algumas novidades e informações importantes:

Volta às Aulas

As aulas no Grupo Unis iniciam no dia 08/02 para os calouros, e no dia 09/02 para os veteranos, seguindo o modelo remoto de ensino através da plataforma Google For Education.



Aulas Remotas

Infelizmente ainda não podemos retornar com as aulas teóricas presencialmente em sala de aula, em respeito aos decretos municipais que não permitem o retorno de aulas presenciais durante o mês de fevereiro. Permanecemos remotos por uma questão de decreto municipal, mas também em respeito ao nosso pilar da Segurança, através do qual reforçamos nossa preocupação e nos colocamos alinhados às normas de segurança e prezando pela saúde e bem-estar dos nossos novos alunos e dos nossos veteranos nesse momento de aumento de casos em todo o território nacional.



Aulas Práticas

Em relação às aulas práticas, as atividades em laboratório, estúdios, quadras, para todas as áreas estão garantidas pelos decretos municipais e seguem sendo realizadas mediante agendamento e seguindo rigorosamente todas as normas de saúde e segurança. Na primeira semana de aula os alunos serão orientados sobre a dinâmica dos agendamentos.

Matrículas por disciplina

Pensando no nosso pilar da Liberdade, oferecemos aos alunos a oportunidade de escolher as disciplinas que serão cursadas em cada período do seu curso, dentre uma gama de opções criando uma estrutura curricular flexível. No ato da matrícula, o aluno pode adiantar uma disciplina de períodos mais avançados, cursar uma disciplina relacionada à sua área oferecida em outro curso, além de poder cursar disciplinas pendentes, em casos de reprovação ou transferência.

Dessa forma abrimos horizontes e possibilidades para os alunos vivenciarem novas experiências e realidades, trabalhando os pilares da Mobilidade e da Empatia, aumentando o repertório dos alunos que estarão em contato com estudantes de diferentes cursos e períodos em uma dinâmica flexível e interdisciplinar.

 

Agência de Carreira UORK


Em 2021 os alunos passam a ter uma Agência de Carreira com projetos crescentes a cada período e mentoria profissional, um grande diferencial para os alunos que buscam o desenvolvimento de carreira, a empregabilidade, e o crescimento profissional.

Algumas turmas vão cursar a partir de 2021 dentro da UORK, uma disciplina para desenvolver a tomada de decisões baseada em dados. Na parte prática, os alunos vão levantar dados de perfil e oportunidades a respeito da carreira deles no mercado do Sul de Minas.

Essa é a revolução que estamos fazendo, diante de todas as dificuldades estamos criando soluções criativas e inovadoras, promovendo e potencializando a liberdade para que o aluno desenvolva a sua trilha de conhecimento, a sua jornada, a sua carreira.

Google For Education

Neste início de 2021 seguimos com o modelo remoto de ensino, em respeito ao decreto municipal, e em preocupação com a saúde e o bem-estar dos nossos calouros e veteranos. Com as ferramentas do Google For Education nós garantimos a continuidade dos cursos, e a segurança para a formação dos nossos alunos. Para os calouros, esse modelo vai ser o primeiro contato com o ensino superior, então vamos fazer um passo a passo aqui, para não deixar vocês com nenhuma dúvida.

O Google For Education não é só um nome chique, também é inovação. Agora com essa ferramenta suas aulas vão ficar mais interativas, intuitivas e descomplicadas. Os alunos têm acesso ilimitado ao Google Drive, além todas as ferramentas Google de armazenamento, conteúdo e e-mail durante a sua graduação, que incluem, por exemplo, o Google Docs que é parecido com o Word, mas permite que você trabalhe de forma colaborativa e compartilhada; o Sheets para as tabelas; o Slides para as apresentações; o Forms para suas pesquisas e sem contar com o clássico Gmail e a adição do Google Classroom, a sua sala de aula virtual, onde estão os seus professores, colegas e todas as informações de aulas e atividades do seu período.

Para utilizar todos esses benefícios, o primeiro passo é acessar o painelacademico.unis.edu.br. Lá temos duas opções: “Entre com seu e-mail Google do Unis” e “não tenho e-mail Unis”. Para o seu primeiro acesso é só clicar em “não tenho e-mail Unis”, digitar o seu RA, seu número de matrícula, como login e a sua data de aniversário completa como senha.

E pronto, seu e-mail do Unis foi gerado com uma senha temporária. Agora é só fazer o primeiro login em “Entre com o seu e-mail Unis” utilizando as informações geradas. A partir desse momento de criação do seu acesso, você usa APENAS o seu e-mail novo para utilizar as ferramentas Google e também para todos os serviços do Unis, além das suas atividades acadêmicas, notas, boletos, protocolos, materiais de disciplinas, e muito mais.

Dúvidas Frequentes

Quando as aulas começam?

  • Varginha e Faculdades: As aulas começam no dia 08/02 para os calouros e no dia 09/02 para os veteranos.

 

As aulas práticas serão iguais ao ano passado?

  • Varginha:  o atual decreto do município de Varginha possibilita aulas práticas, desde que respeitadas as normas sanitárias vigentes. Portanto, as aulas acontecerão com agendamento e mediante inscrição prévia dos alunos.
  • Faculdades: As Faculdades do Grupo Unis em Cataguases, Pouso Alegre, São Lourenço e Três Pontas retomarão as atividades práticas, presencialmente, a partir da terceira semana letiva de fevereiro, programação que poderá ser alterada em razão das orientações das autoridades Municipais. A participação nessas atividades se dará com observância às regras sanitárias e seguirá agendamento prévio.

 

O que faremos com alunos que necessitam de transporte público? E as pessoas que utilizam van, como deverão fazer devido ao espaço pequeno com muitas pessoas?

  • Estamos trabalhando para que as aulas que ocorrerem de forma presencial sejam transmitidas pelo Google Meet, possibilitando àqueles que não se sentem seguros, permanecerem em suas casas. Com isso vivemos o pilar da Segurança.

 

As aulas serão apenas online ou terá aula presencial?

  • Varginha: No mês de fevereiro, cumprindo o que dispõe o decreto municipal, as aulas serão remotas. A partir de março, a depender do cenário epidemiológico e das normas expedidas pela prefeitura, teremos atividades presenciais. Elas serão previamente comunicadas aos alunos e obedecerão ao rodízio estabelecido no decreto municipal, bem como às demais regras sanitárias estabelecidas.
  • Faculdades: A partir da terceira semana letiva, as Faculdades do Grupo Unis em Cataguases, Pouso Alegre, São Lourenço e Três Pontas iniciam a retomada gradual das aulas presenciais, permanecendo digitais algumas disciplinas teóricas. As aulas presenciais serão transmitidas pelo Google Meet aos alunos que optarem pelo modo remoto, ou que não puderem estar presentes às aulas que, pelo planejamento do curso, ocorrem presencialmente.

 

Como ficarão os estágios e se não pudermos realizar os mesmos, qual será a conduta da faculdade e a orientação conosco?

  • Os estágios das licenciaturas podem ocorrer em escolas que tenham retomado as atividades presenciais e, ainda, nas escolas que permanecem no modo remoto. A documentação para a realização do estágio foi adaptada para esse momento, em razão da dificuldade de obtenção de assinaturas. O setor de Atendimento ao Aluno tem as orientações necessárias.
  • Para as outras áreas (Saúde, Gestão, Engenharia e Tecnologia) o estágio ocorrerá de acordo com o local onde a atividade é realizada. O setor de estágio do Grupo Unis está à disposição para auxiliar indicando vagas disponíveis. O aluno impossibilitado de realizar o estágio deve manter contato com a coordenação do curso ou Direção da respectiva Faculdade para receber orientações de acordo com sua particularidade.

 

Quais medidas serão tomadas caso algum aluno, colaborador ou professor esteja contaminado?

  • Varginha e Faculdades: o aluno, professor ou colaborador contaminado é imediatamente afastado de todas as atividades presenciais. Não haverá qualquer prejuízo acadêmico para os alunos, que receberão todo suporte neste período. Assim colocamos em prática o pilar da Segurança.

 

Caso continue online, teremos aulas práticas no laboratório da Cidade Universitária para conhecermos os conceitos e realizar prática dos procedimentos aprendidos em sala de aula?

  • Varginha: Sim! O decreto municipal de Varginha possibilita a realização de aulas práticas, desde que respeitadas as regras sanitárias estabelecidas.
  • Faculdades: Sim. As Faculdades do Grupo Unis em Cataguases, Pouso Alegre, São Lourenço e Três Pontas retomarão as atividades práticas, presencialmente, a partir da terceira semana letiva de fevereiro, programação que poderá ser alterada em razão das orientações das autoridades Municipais. A participação nessas atividades se dará com observância às regras sanitárias e seguirá agendamento prévio.

 

Quando serão as reposições de aulas práticas que não foram dadas no semestre passado?

  • Varginha: Envidaremos todos os esforços para repor o mais breve possível as aulas práticas não ministradas no ano passado. Sabemos da importância desses momentos para a formação dos alunos. Tendo em vista os decretos sanitários vigentes, a reposição obedecerá aos limites estabelecidos e observará as regras de distanciamento. A programação de reposição será divulgada pelas coordenações. A segurança dos nossos alunos e colaboradores é prioridade!

 

Em relação ao distanciamento social necessário, a faculdade tem estrutura para organizar todos os alunos?

  • Varginha e Faculdades: Todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades serão cumpridos pelo Unis: distanciamento social, rodízio de turmas, álcool em gel à disposição, limpeza constante dos ambientes, dentre outras ações.

 

Caso a pandemia continue, a instituição aceitará que os alunos façam o estágio no Centro Médico Veterinário?

  • Varginha: Tendo em vista que a legislação municipal permite o funcionamento de clínicas veterinárias e a realização de aulas práticas, os estágios no Centro Médico Veterinário poderão ser realizados.

 

Se continuarmos online, teremos algum evento para participar e ajudar nas horas complementares? Como congressos, minicursos, etc.?

  • Varginha e Faculdades: Sim! Inclusive o nosso Congresso Internacional acontecerá em maio e a programação já está sendo preparada.