Unis telefone

 

Unis whats

 

Programa de Mobilidade Acadêmica (Out going)

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Unis foi criado para oferecer oportunidades de qualificação para seus alunos e professores através da realização de experiências acadêmicas e profissionais no exterior.

O Grupo Unis, através dos acordos assinados com as instituições de ensino superior estrangeiras, oferece a realização do programa de mobilidade, assim como recebe estudantes estrangeiros de diversas nacionalidades. Esta é uma forma de assegurar a qualificação, a internacionalização e a inserção do Grupo Unis no panorama das instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Este programa oferece, em especial aos seus alunos, a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas no exterior em diferentes modalidades. O estudante pode optar por realizar parte de seus estudos de graduação em uma instituição participante do Programa. Esse período pode variar de um semestre a até um ano, sendo que no retorno o estudante poderá ter os créditos reaproveitados pela sua instituição de origem.

O importante é que o estudante pode desfrutar de uma experiência acadêmica internacional, unindo a experiência pessoal com as habilidades profissionais desenvolvidas em outro país. A inserção em uma nova cultura, o convívio com pessoas de outras nacionalidades, a imersão numa língua estrangeira garantem que a experiência de sair do Brasil pode ser inesquecível e marcará a trajetória dos acadêmicos, tornando-os mais competitivos e mais preparados para os desafios do mercado global.

Ofertas

As universidades ofertam vagas de mobilidade acadêmica internacional para os alunos do Grupo Unis no início de cada semestre letivo referente ao semestre subsequente.

Nos meses de Fevereiro/Março e Agosto/Setembro, as vagas ofertadas pelas universidades parcerias são divulgadas a todos os alunos através do site do Grupo Unis, Redes Sociais (Facebook Unis relações internacionais) e também nas salas de aula.

Como participar

O aluno deve acessar os Editais disponíveis no portal do Grupo Unis e fazer sua inscrição no processo seletivo, que ocorrerá de acordo com as informações dispostas.

Locais de desenvolvimento

O estudante que se candidatar ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Unis poderá optar entre as instituições conveniadas. Deverá, também, observar se ela oferece o mesmo curso de graduação da instituição de origem ou pelo menos que o curso escolhido para a realização do intercâmbio seja de áreas afins de conhecimento.

As instituições conveniadas possibilitam a mobilidade acadêmica com posterior aproveitamento dos estudos cursados no exterior.

Duração do Programa

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional autoriza os estudantes a permanecerem de um semestre até um ano, desenvolvendo atividades no exterior. Essas atividades deverão

estar aprovadas mediante análise e equiparação dos calendários acadêmicos, observando as diferenças nas datas de início e término dos períodos letivos das instituições conveniadas. Isso deverá ser observado para que o intercâmbio não interfira de maneira prejudicial na organização da vida acadêmica dos estudante quando retornarem ao Brasil.

Calendário das Universidades da Europa

Início em Término em janeiro
Início em fevereiro Término em junho

Calendário das Universidades da América do Sul

Início em março Término em julho
Início em agosto Término em

Calendário das Universidades da América do Norte

Início em agosto Término em dezembro
Início em janeiro Término em maio

Atribuições do aluno

O aluno de intercâmbio deve estar ciente de que ele é o principal responsável pela decisão de participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional e, portanto, deve observar com muita atenção todos os procedimentos para sua concretização, desde a escolha do país, entrega de documentos, até o seu retorno ao Brasil.

A principal atribuição do aluno é compreender que, por ser um processo absolutamente individual, cada estudante deve acompanhar pessoalmente todo o processo, desde a apresentação correta dos documentos para inscrição nos intercâmbios, até a conclusão do programa e da apresentação dos relatórios finais, seja para o aproveitamento de estudos com transferência de créditos ou não.

Durante todo o período de intercâmbio o estudante é responsável pelas decisões que forem tomadas, em especial àquelas que disserem respeito à sua vida acadêmica na instituição de destino.

O roteiro de etapas que deve ser observado pelo estudante é:

  1. Assim que o edital de Seleção do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional é aberto, o aluno interessado deve fazer uma leitura minuciosa e ficar atento ao prazo de inscrição e data de prova.
  2. Caso o aluno seja selecionado, este deve entrar em contato imediatamente com o Departamento de Relações Internacionais a fim de receber orientações sobre as documentações necessárias, como: passaporte, visto, preenchimento de Formulário de Inscrição e Termo de Compromisso do Unis e preenchimento da documentação da instituição estrangeira. Vale ressaltar que cada instituição pode solicitar procedimentos diferenciados.
  3. Uma vez que a documentação estiver pronta, o aluno deverá obter o parecer final do coordenador do curso, indicando a possibilidade do aproveitamento dos créditos cursados no exterior na ocasião do retorno ao Brasil. A documentação deverá ser entregue ao Departamento de Relações Internacionais, observando sempre os prazos de entrega de documentos.
  4. Quando o intercâmbio for autorizado pela instituição de destino, o aluno deverá organizar-se para sua realização, sendo fundamental a participação na reunião de orientação.
  5. O aluno deverá entregar o Formulário de Inscrição e o Termo de Compromisso devidamente preenchidos e assinados ao Departamento de Relações Internacionais.
  6. Ao chegar à instituição de destino, o estudante deverá comparecer no escritório de relações internacionais a fim de oficializar o seu intercâmbio e proceder a regularização de matrícula.

É de responsabilidade do aluno, também, reunir toda a documentação relativa às disciplinas cursadas no exterior e que serão aproveitadas pela instituição de origem. Basicamente o aluno deverá solicitar à instituição anfitriã que lhe forneça os seguintes documentos, originais, em papéis timbrados e devidamente assinados:

  • Relação das disciplinas cursadas na instituição de destino
  • Conteúdo programático de cada disciplina – Avaliação obtida
  • Número de créditos
  • Carga-horária

7. Durante o intercâmbio, o aluno tem a responsabilidade de manter contato permanente com a sua instituição de origem, a fim de manter a informação atualizada sobre o estágio em que se encontra, em especial, se alguma alteração na proposta inicial for feita. A comunicação deverá ser feita com o Departamento de Relações Internacionais.

8. Ao retornar ao país de origem, o aluno deverá entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais e posteriormente comparecer ao Sua Vez para solicitar seu retorno ao curso e o aproveitamento das disciplinas cursadas no Exterior, munido dos documentos elencados no item anterior.

Requisitos Gerais para Participar do Programa

Todo aluno do Grupo Unis poderá participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. Basta estar regularmente matriculado em algum curso da instituição e participar dos processos seletivos. No entanto, o Grupo Unis, com o objetivo de priorizar a excelência acadêmica dos programas de intercâmbio, observará se o aluno cumpre os seguintes pré-requisitos:

  1. Estar regularmente matriculado em algum curso oferecido pelo Grupo Unis.
  2. Participar do processo seletivo.
  3. Ter domínio da língua do país de destino (se solicitado pela instituição anfitriã)
  4. Apresentar perfil acadêmico adequado com as exigências para representar a instituição no exterior.
  5. Atender aos requisitos específicos eventualmente solicitados por diferentes instituições de ensino superior estrangeiras, como por exemplo, exames de conhecimento de áreas específicas.
  6. Estar em dia com a sua situação financeira junto ao Grupo Unis.

Documentos

O estudante é totalmente responsável pela organização dos documentos que deverá apresentar tanto no Grupo Unis, como na instituição de ensino superior estrangeira. A validade, a legalidade e a pontualidade na entrega dos documentos são de inteira responsabilidade dos alunos, tendo em vista tratarem-se de documentos pessoais e intransferíveis.

A documentação básica que deve ser apresentada para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional observa a seguinte relação:

a. Histórico escolar da graduação atualizado;

b. Termo de compromisso;

c. Cópia do passaporte;

d. Comprovante de proficiência em língua estrangeira (quando solicitado);

e. Formulário de inscrição para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional;

f. Plano de estudos a ser realizado na instituição de ensino superior estrangeira.

Proficiência em Línguas Estrangeiras

A comprovação da proficiência em língua estrangeira pode ser uma exigência da instituição estrangeira, portanto, quando for este o caso, o aluno deverá apresentà-la juntamente com os demais documentos ao Departamento de Relações Internacionais, que encaminhará à instituição de destino.

Termo de compromisso

Todo estudante candidato a participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional deve ter certeza dos compromissos que estará assumindo consigo mesmo, mas acima de tudo, com a sua instituição e com o seu país. Ele estará constantemente representando o Grupo Unis enquanto estiver participando do Programa. Para tanto, o aluno é convidado a assinar um Termo de Compromisso, definindo as obrigações e as responsabilidades que ele assume de agir corretamente na instituição anfitriã, acima de tudo aproveitando as oportunidades que lhe forem oferecidas e multiplicando os resultados, com vistas ao fortalecimento dos intercâmbios. O aluno estará ciente dos prejuízos que terá caso tenha que abandonar o programa, bem como os danos institucionais que uma conduta inadequada poderá gerar.

Ainda tem
dúvidas?

Preencha o formulârio que logo entraremos
em contato para tirarmos todas as suas dúvidas.