Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social do Grupo Unis

A atuação das organizações com responsabilidade social é um reflexo da consciência sobre sua inserção social e as suas responsabilidades para auxiliar a comunidade e suas necessidades. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), ocorrem inúmeras discussões sobre a questão do compromisso social e da identidade acadêmica, inclusive pelo viés da importância das ações no campo do ensino, pesquisa e extensão universitária. O cenário educacional está exigindo das IES o compromisso de contribuir de forma decisiva para a inclusão social, desenvolvimento econômico e social, defesa do meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural.

Relacionar-se com a comunidade proporcionando condições para o desenvolvimento é uma das propostas do Grupo Educacional Unis. A Instituição tem como missão “formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da região em que atua” e para que isso aconteça, faz-se necessário oferecer mais do que Educação de qualidade. É preciso criar oportunidades para que todos, e não apenas os alunos do Grupo Unis, tenham acesso à cultura e ao conhecimento, possibilitando o desenvolvimento social, econômico, cultural e humano da população, munícipios e regiões.

O Caminho

Ao longo de 50 anos de história, o Grupo Unis destaca-se ao se relacionar com a sociedade, pautando-se em valores como prestabilidade, inovação e excelência. A Instituição hoje é referência pelo modo como trabalha a Educação e tem a Responsabilidade Social como um importante instrumento para promover as mudanças necessárias na realidade em que suas mantidas estão inseridas.

A Responsabilidade Social é trabalhada no Grupo Unis em conformidade com a Lei nº 10.861, que descreve como esta deverá ser observada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): “A Responsabilidade Social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural”. A fim de alcançar este objetivo, o Grupo Unis desenvolve atividades, projetos, programas, campanhas e ações, envolvendo alunos, professores, colaboradores e comunidade, propiciando meios para que o desenvolvimento aconteça de forma integral.

Nossos Compromissos

Inclusão Social

Incluir é bem mais que aumentar números de beneficiados. Trata-se de permitir que o outro faça parte, sem nenhuma distinção. Através de ações e projetos de intervenção na comunidade, o Grupo Unis cria meios para que todos possam ter acesso ao conhecimento e a serviços considerados essenciais para a promoção da dignidade humana. O objetivo principal deste eixo é o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que visam à integração ou crescimento do individuo na sociedade.

Desenvolvimento Econômico e Social

Este eixo tem como intuito principal fomentar a transformação do indivíduo e de uma comunidade nos aspectos econômicos e sociais. Para que isso aconteça, o Grupo Unis investe em programas de educação continuada e de capacitação, além da oferta de Educação Técnica, Superior e de Pós-graduação pautados em demandas reais do mercado de trabalho.

Meio Ambiente

A Consciência Social e a Sustentabilidade Ambiental são os principais objetivos deste eixo, obedecendo a Lei nº 9.795, de 27/04/1999 e o Decreto Nº 4.281, de 25/6/2002, ratificados pela Resolução CNE/CES nº 2, 15/06/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Desenvolver uma postura crítica perante os desafios que abrangem as questões ambientais, propondo soluções sustentáveis, faz parte dos compromissos do Grupo Unis junto à comunidade.

Cultura

O desenvolvimento cultural também passa pela Educação e é um dos eixos trabalhados pela Responsabilidade Social. Faz parte do compromisso do Grupo Unis promover ações de defesa da memória, do patrimônio cultural e da produção artística, além da disseminação do lazer e entretenimento.

Direitos Humanos

Todos tem uma história e são iguais em direitos e deveres. A partir dessas premissas é possível resgatar a dignidade humana, valorizando a origem das pessoas e respeitando-as como seres humanos. Este eixo tem como proposta trabalha a Educação das Relações Étnico-raciais, o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, baseando-se na Resolução CNE/CES nº 1, 30/05/2012.

Caroline Nery Filgueiras
Assessora de Responsabilidade Social
Grupo Educacional Unis

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets

Galeria de Fotos